Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que indica a doença respiratória de início súbito que acomete crianças de 1 a 8 anos, cujo principal agente etiológico é o Haemophilus influenza. Essa doença caracteriza-se pela ausência de tosse rouca e pela presença de febre alta, voz abafada, língua protusa, sinais de toxemia e rápida evolução para obstrução grave de vias aéreas, bem como por apresentar, na radiografia do pescoço, uma imagem na topografia epiglótica semelhante a uma impressão digital.
Laringite estridulosa.
Epiglotite
Traqueíte.
Bronquite.
Bronquiolite.
Lactente de quatro meses de idade é trazido à emergência apresentando crise convulsiva generalizada. A mãe refere que a criança, após crise de choro, começou a apresentar palidez, choro fraco e hipoatividade, com início há 3 horas. Ao exame apresenta-se sonolento, pálido, respondendo mal aos estímulos e bradipneico. O exame de fundo de olho revela papiledema e hemorragia retiniana. Assinale a alternativa que contém o PROVÁVEL DIAGNÓSTICO para o quadro clínico acima descrito.
Septicemia.
Meningite aguda.
Crise de perda de fôlego do tipo pálido.
Aspiração de leite.
Síndrome do bebê sacudido.
Qual a doença respiratória fundamentalmente relacionada à falta de surfactante alveolar, mais observada em prematuros, levando a desconforto respiratório de início precoce e com padrão radiológico de imagem reticulogranular difusa?
Bronquiolite
Laringite estridulosa.
Broncopneumonia.
Síndrome da angústia respiratória aguda do RN ou doença da membrana hialina.
Crupe viral.
Escolar de 11 anos de idade é levado à consulta para avaliação do crescimento. O paciente tem sofrido bullying por ser o menor da classe. Exame físico: P: 28 kg (escore Z entre 0 e -1), E: 125 cm (escore Z entre -2 e -3), Tanner G2P1. Há um ano a estatura era de 119 cm. O pai mede 164 cm e a mãe, 152 cm. Considerando os dados apresentados, a HIPÓTESE DIAGNÓSTICA INICIAL é:
baixa estatura genética.
deficiência de hormônio do crescimento.
hipotireoidismo adquirido.
pseudopuberdade precoce.
retardo constitucional do crescimento.
Qual o distúrbio mais comum que pode ocorrer com um recém-nato a termo, filho de mãe diabética?
Hiperglicemia.
Hiponatemia.
Hipocalemis
Hipocalcemia.
Hipoglicemia.
Escolar com sete anos de idade, masculino, apresenta linfonodomegalia axilar direita com evolução de 30 dias, medindo agora 4 cm de diâmetro, com dor, calor e rubor local. Febre apenas no início do quadro, mantendo bom estado geral. Refere possuir aves e dois gatos em casa e que costuma pegá-los no colo. Assinale a alternativa que contém o agente etiológico MAIS FREQUENTEMENTE relacionado a esse quadro clínico.
Borrelia burgdorferi.
Mycobacterium abscessos.
Bartonella henselae.
Toxoplasma gondi.
Actinomyces sp.
Um recém-nascido com sangue O positivo, 2º filho de uma mulher com sangue O negativo, cujo primeiro filho também possui sangue O positivo, apresenta nas primeiras duas horas de vida icterícia de pele e mucosas 3+/IV. Desse recém-nascido foram coletados os seguintes exames:
Bilirrubina total: 16 mg/dL (valor de referência até 1,8 mg/dL)
Bilirrubina direta: 5 mg/dL (valor de referência até 0,4 mg/dL)
Bilirrubina indireta: 11 mg/dL (valor de referência até 1,4 mg/dL)
Sorologia para lues negativa Sorologia para citomegalovírus negativa
Sorologia para toxoplasmose negativa
Sorologia para rubéola negativa Sorologia para HIV negativa
Com base nesses dados, pode-se afirmar que a causa dessa icterícia é:
Doença hemolítica perinatal por incompatibilidade sanguínea por grupo sanguíneo.
Doença hemolítica perinatal por toxoplasmose congênita.
Doença hemolítica perinatal por incompatibilidade sanguínea por fator Rh.
Doença hemolítica perinatal por citomegalovirose.
Doença hemolítica perinatal por sífilis congênita.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Escolar de oito anos de idade, em tratamento de enurese noturna com DDAVP intranasal há uma semana, é trazido à emergência por apresentar, subitamente, crise tonicoclônica generalizada com perda de consciência. Qual o provável diagnóstico?
Desidratação hipertônica.
Hipocalcemia.
Hipocalcemia.
Hiponatremia.
Hipomagnesemia.
Assinale a alternativa que contenha as quatro complicações que uma criança com queimadura de 3º para 4º grau pode apresentar:
Choque hipervolêmico, perda de eletrólitos, coque séptico e alcalose respiratória.
Choque hipovolêmico, perda de eletrólitos, choque séptico e acidose metabólica.
Choque hipovolêmico, excesso de eletrólitos, choque anafilático e acidose metabólica.
Choque hipervolêmico, perda de eletrólitos, choque séptico e acidose respiratória.
Coque hipervolêmico, perda de eletrólitos, choque anafilático e acidose respiratória.
Assinale a alternativa CORRETA. Escolar de seis anos de idade, sexo feminino, é levada à consulta de rotina. Durante a anamnese, os pais referem que sua filha não consegue controlar a urina à noite, mas tem bom controle diurno desde os dois anos de idade. O exame físico é normal e o desenvolvimento pônderoestatural é adequado. Além das orientações comportamentais, devemos solicitar:
cintilografia renal.
parcial de urina.
glicemia de jejum.
urografia excretora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...