Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a vacina anti-pneumococo 23 valente, assinale a alternativa INCORRETA:
Pode ser administrada a partir de 2 meses.
Protege contra infecções invasivas graves (menigite, bacteremia) causadas pelo Streptoccocus pneumoniae.
Está indicada em crianças com cardiopatia congênita cianótica.
Pode ser aplicada ao mesmo tempo com outras vacinas, em locais diferentes.
Protege contra 85 a 90% dos pneumococos.
Leia o quadro abaixo e responda às questões 32 e 33.
Na situação acima, a MELHOR CONDUTA é:
recomendar LV integral diluído (10%), acrescido de carboidrato (5 a 8 g/100 ml), oferecido a cada 3 horas.
recomendar LV integral, acrescido de carboidrato (5 g/100 ml), oferecido a cada 3 horas.
recomendar LV integral diluído (7,5%), acrescido de carboidrato (10 g/100 ml) oferecido a cada 3 horas.
evitar a prescrição do LV in natura, justificando que não é uma boa forma de alimentar a lactente, e orientar para oferecer fórmula láctea infantil nos momentos de ausência.
evitar a prescrição do LV, justificando que não é uma boa forma de alimentar a lactente, pois pode determinar problemas para a saúde da criança a curto e a longo prazo; e orientar para que seja oferecido o leite materno ordenhado nos momentos de ausência.
Uma criança queimou-se no fogão e apresenta bolhas no local da queimadura. Para esse caso, a conduta que deve ser adotada é:
Perfurar as bolhas, debridar o tecido necrótico e lavar cuidadosamente o local com esguichos de soro fisiológico ou água corrente e sabão.
Não perfurar as bolhas e realizar curativo compressivo com pomada à base de corticoide.
Não perfurar as bolhas e lavar cuidadosamente o local com esguichos de soro fisiológico ou água corrente e sabão.
Perfurar as bolhas, lavar cuidadosamente o local com esguichos de soro fisiológico ou água corrente e sabão e fazer curativo não compressível com pomada de sulfodiazina de prata.
Não fazer nada e deixar que as lesões cicatrizem sozinhas.
Assinale a alternativa CORRETA. A mãe de um lactente de 19 meses vem à consulta pediátrica preocupada com o seu filho, pois ele ainda não avisa que evacuou, quando comparado a sua prima de 17 meses. Na avaliação dos marcos neuropsicomotores deste menino, podemos considerar que são esperados para a faixa etária:
nomear objetos e obedecer ordens.
controlar o esfíncter anal e formar frases gramaticais.
andar e subir escadas sem apoio.
controlar o esfíncter vesical e descer escadas.
empregar palavras com sentido e correr.
Paciente de 1 ano e 3 meses foi trazido ao hospital porque apresentou uma crise convulsiva e, logo após, perdeu a consciência. No exame físico, foi encontrado hematoma em hemitórax esquerdo, hematoma em couro cabeludo em região temporoparietal esquerda, hemorragia retiniana e índice de Glasgow 4. Os pais não souberam responder se o menor havia sofrido algum trauma. A tomografia cerebral computadorizada mostrou áreas extensas de hemorragia intracraniana. Após uma hora do internamento, a criança apresentou uma parada cardiorrespiratória não responsiva às manobras manuais e medicamentosas de reanimação. Esse caso apresenta evidências de traumatismo craneoencefálico cuja classificação corresponde a:
Moderado para grave.
Moderado.
Leve para moderado.
Grave
Leve.
Sobre o desenvolvimento físico, é CORRETO afirmar que:
um lactente de 20 meses com peso entre z <-1 e>-2 tem baixo peso.
um menino de 18 meses de idade com estatura no z escore -1 encontra-se em um canal de risco nutricional.
crescer com velocidade ascendente, entre z escore -2 a +2 é considerado adequado.
todas as avaliações do estado nutricional tomam como referência as medidas constantes no z escore 0 das curvas e tabelas, e os cálculos de desvios são feitos sempre a partir do z escore 1.
uma menina com 10 anos de idade com peso entre z >+2 e <+3 tem sobrepeso.
Qual a complicação mais comum do diabete melito tipo 1 em crianças?
Retinopatia.
Nefropatia.
Vasculopatia.
Neuropatia.
Cetoacidose metabólica.
Assinale a alternativa CORRETA. Paciente de 4 anos de idade, sexo feminino, vem à consulta para controle de saúde. Tem história de sedentarismo e erro alimentar. Ao exame físico apresenta peso de 20 kg e estatura de 105 cm. Os pais estão preocupados com seu desenvolvimento físico. O diagnóstico nutricional, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é de:
sobrepeso.
obesidade.
peso normal para idade e sexo.
risco de sobrepeso.
peso muito elevado para idade.
Um menino de 9 anos começou a apresentar tosse produtiva com expectoração amarelo-esverdeada, acompanhada de dor torácica inspiratória dependente e dificuldade para respirar. No exame físico, pesava 28 Kg, a temperatura axilar era de 39,8ºC, havia tiragem intercostal e supraesternal importantes, bem como estertores crepitantes em base direita. A radiografia de tórax mostrava uma condensação em base direita. Foi colhido escarro para bacterioscopia e cultura cujos resultados ainda não foram acessados. A etiologia mais provável para essa infecção pulmonar é:
Bacteriana, provavelmente estafilocócica.
Viral, provavelmente influenza.
Fúngica, provavelmente criptocócica.
Parasitológica, provavelmente ascaridíase.
Bacteriana, provavelmente pneumocócica.
Segundo o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, com relação à tuberculose na criança, é CORRETO afirmar que:
em crianças vacinadas há menos de cinco anos considera-se sugestivo de infecção prova tuberculínica igual ou superior a 10 mm.
a prova tuberculínica pode ser interpretada como sugestiva de infecção quando igual ou superior a cinco mm em crianças não vacinadas com BCG, vacinadas há mais de dois anos ou com qualquer condição imunodepressora.
cerca de 10% dos casos de TB em crianças têm apresentação extrapulmonar. As formas mais frequentes são: intestinal, renal e meningoencefálica.
na TB congênita o parto prematuro ocorre em cerca de 20% dos casos e a letalidade é inferior a 10%, desde que seja feito o tratamento adequado.
o lavado gástrico é indicado em todos os casos e o exame de escarro (baciloscopia e cultura) tem alta sensibilidade na tuberculose da criança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...