Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, relativos à adolescência.
Considere a seguinte situação clínica. Um casal e seus dois filhos, sendo um do sexo masculino, com doze anos de idade, ainda sem sinais clínicos de puberdade, e outro do sexo feminino, com oito anos de idade, já apresentando sinais de puberdade, foram a consulta pediátrica para esclarecimento da sintomatologia. As crianças nasceram com peso abaixo do normal para a idade gestacional. Nessa situação, o pediatra deve informar aos pais que as meninas que nascem com peso abaixo do normal para a idade gestacional tendem a ter uma puberdade mais cedo, o que não acontece com os meninos nascidos nas mesmas condições.
Considere que um paciente com 15 meses de idade apresenta broncomalácea e está sob VPM.
Na monitorização respiratória, observou-se a curva a seguir.Nesse caso, a conduta correta seria sedação e
aumento da PEEP.
aumento da frequência respiratória.
aumento do tempo inspiratório.
redução da pressão inspiratória máxima.
redução da FiO2.
Através de um exame físico minucioso, associado a manobras simples e viáveis em qualquer maternidade, é possível estabelecer a suspeita ou a confirmação diagnóstica de malformações congênitas. Com relação aos sinais de alerta em um recém-nascido, marque a alternativa INCORRETA.
Taquicardia, taquipneia, dispneia e cianose: hérnia diafragmática.
Resíduo gástrico > 20 ml, vômitos biliosos, distensão abdominal, RX com distensão de alças e níveis hidroaéreos: obstrução intestinal.
História de oligohidrâmnio, massa abdominal palpável: malformação do trato urinário.
Massa abdominal palpável: tumores abdominais.
Ausência de evacuações, distensão abdominal: megacólon congênito, síndrome do colo esquerdo pequeno, síndrome do mecônio espesso.
Desde a década de 80 do século passado, observou-se um aumento mundial da incidência de sífilis em mulheres em idade fértil e nos casos de sífilis congênita. Acerca desse assunto, o exame complementar que fornece o diagnóstico definitivo da sífilis é o
exame histológico da placenta.
fluorescent treponemal antibody absortion (FTA-Abs).
rapid plasma reagin (RPR).
venereal disease research laboratory (VDRL).
Treponema pallidum hemaglutination (TPHA).
Julgue os itens que se seguem, relativos à adolescência.
Para um adolescente que chegue ao centro de saúde, portando seu cartão de vacinas, no qual conste vacinação para a hepatite B com uma dose e a dTpa (difteria, tétano, e coqueluche acelular) com uma dose, a conduta correta a adotar será completar o esquema da dTpa e iniciar o esquema da hepatite B.
Uma criança com 3 anos de idade foi admitida na UTI pediátrica com quadro de choque séptico sem foco definido. Recebeu SF 0,9% 80 mL/kg, está em uso de dopamina 10 mcg/kg/min e norepinefrina 0,9 mcg/kg/min. Apresenta PA de 45 mmHg × 25 mmHg, extremidades quentes e tempo de enchimento capilar > 3 segundos. Para esse paciente, é indicado iniciar
milrinona.
vasopressina.
levosimedan
dobutamina.
sildenafil.
Com relação à nutrição do lactente, julgue os itens a seguir.
Para a nutrição enteral de prematuros com extremo baixo peso que não apresentem sucção, a melhor via de acesso é a sonda orogástrica.
Uma criança com 10 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico e traumatismo cranioencefálico. Foi admitida na UTIP e está sob ventilação mecânica e monitorização de pressão intracraniana (PIC), com cateter intraventricular. Na monitorização, foi verificado que a PIC era de 19 mmHg e a pressão arterial média (PAM) de 48 mmHg. Qual seria a conduta para o caso descrito?
Manitol 20% em bolus na dose de 0,25 g/kg
Hiperventilação agressiva com PaCO2 < 30 mmHg
Expansão com SF 0,9% 20 mL/kg
Tiopental 10 mg/kg
Tiopental 10 mg/kg
Sobre as doenças diarréicas agudas, é CORRETO afirmar:
A maior prevalência, independente da faixa etária, é de doenças diarreicas de origem bacteriana, com resolução espontânea.
As causas virais têm manifestação em surtos, com certa sazonalidade.
Atualmente a doença diarreica secundária à parasitose intestinal é pouco comum dado melhoria das condições sanitárias.
A doença diarréica aguda bacteriana, deve obrigatoriamente ser tratada em nível hospitalar.
Nenhuma das anteriores.
Com relação à nutrição do lactente, julgue os itens a seguir.
O leite materno das mães de recém-nascidos prematuros tem composição diferente do de mães de recém-nascidos a termo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...