Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual das alternativas abaixo está CORRETA:
Apenas crianças abaixo do escore Z 2,5 são consideras baixas e devem ser investigadas como tal.
A aferição de estatura deve ser aproximada, evitando valores intermediários como 165,3 cm.
Meninos, em média, são 13 cm mais altos que as meninas dado sua produção maior de hormônio do crescimento.
Crianças que estão abaixo do percentil 5 para estatura, são baixas para idade e devem ser investigadas sempre, independente da altura do pais.
Com relação à nutrição do lactente, julgue os itens a seguir.
Em recém-nascidos, a gastrostomia é usada de rotina no tratamento cirúrgico da atresia de esôfago com fístula distal.
Menina, com 6 anos de idade comparece a consulta com pediatra acompanhada da mãe. Ela informa que a paciente apresentou surgimento de broto mamário identificado há 6 meses com aumento progressivo. Qual a melhor conduta nesse caso:
Acompanhamento clínico, a telarca deve ocorrer aos 6 anos de idade.
Solicitar avaliação especializada, após solicitar raiox para idade óssea e dosagem de gonadotrofinas.
Observar velocidade de crescimento por 6 meses e caso velocidade alta, encaminhar ao endocrinologista pediátrico.
A avaliar o IMC (índice de massa corporal) da paciente, pois se a mesma for obesa, nada a fazer. Meninas obesas desenvolvem puberdade precoce.
Nenhuma das anteriores.
Uma criança com quatro meses de idade cronológica e com um mês, três semanas e três dias de idade corrigida está em uso de leite materno e recebe suplemento vitamínico e mineral e chá de camomila à noite. Na avaliação do desenvolvimento, vê-se que a criança reage ao som, emite sons mas não segura os objetos que lhe são oferecidos e não abre as mãos espontaneamente.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se subseguem.
A criança em questão está em aleitamento materno parcial.
Referente ao paciente da questão anterior, sabese que a antibioticoterapia empírica precoce é fundamental para melhor resposta clínica, no caso de uma meningite bacteriana. Qual a primeira escolha em relação à antibioticoterapia empírica, para paciente de 8 anos e 10 meses com meningite bacteriana:
Ceftriaxona
Vancomicina.
Ampicilina.
Meropenem.
Ciprofloxacino.
Uma criança com quatro meses de idade cronológica e com um mês, três semanas e três dias de idade corrigida está em uso de leite materno e recebe suplemento vitamínico e mineral e chá de camomila à noite. Na avaliação do desenvolvimento, vê-se que a criança reage ao som, emite sons mas não segura os objetos que lhe são oferecidos e não abre as mãos espontaneamente.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se subseguem.
O desenvolvimento da criança em apreço está de acordo com o esperado.
Criança do sexo masculino, 8 anos e 10 meses, comparece ao serviço de emergência para avaliação clínica e o pediatra de plantão, suspeita de meningite bacteriana dado história e exame físico sugestivos. Nesta faixa etária, quais os agentes etiológicos mais frequentes:
Haemophillus influenzae e Streptococcus pneumoniae.
Neisseria meningitidis e Haemophillus influenzae.
Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis.
Streptococcus pneumoniae e Staphylococcus sp.
Nenhuma das anteriores.
Sobre a suplementação de ferro e anemia ferropriva, em crianças, é CORRETO:
Para crianças que nasceram prétermo, deve ser feita na dose de 2 mg/kg/dia até o segundo ano de vida, preferencialmente.
O ferro deve ser administrado juntamente com o leite para melhorar a aceitação do tratamento.
Alterações gastrointestinais (diarreia, por exemplo) são pouco comuns com doses acima de 5mg/kg/dia de sulfato ferroso.
A prevalência de anemia ferropriva se mantém estável, ao longo dos últimos 30 anos, apesar de medidas governamentais de redução de tal patologia.
Nenhuma das anteriores é correta.
Paciente de 12 anos, residente em Porto Alegre, viajará para o estado do Amazonas. A mãe comparece para atualização vacinal do paciente. Segundo a carteira nacional de vacinação, o paciente tem o esquema vacinal completo até os 6 anos de idade ( a última vacina foi feita com esta idade). O pediatra deve recomendar que o paciente receba quais vacinas?
Dupla tipo adulto (Dt), febre amarela e tríplice viral (SCR).
Apenas a dupla tipo adulto (Dt).
Reforço antihepatite B e dupla tipo adulto (Dt).
Dupla tipo adulto (Dt), febre amarela e tríplice viral (SCR) e reforço antihepatite B.
Nenhuma, o calendário vacinal se encerra aos 6 anos de idade.
Criança de 6 anos e 8 meses de vida comparece a sua segunda consulta, no intervalo de seis meses, no ambulatório de Pediatria. Nesta consulta foi identificado que sua velocidade de crescimento, nesse intervalo, foi de 1,0 cm. Qual a melhor conduta em relação a este caso?
Acompanhamento clínico. Nada pode ser dito a respeito da velocidade de crescimento, pois é necessário, no mínimo, um ano de acompanhamento.
A velocidade de crescimento é muito baixa, provavelmente é deficiência de hormônio do crescimento. Solicitar imediatamente avaliação hormonal específica.
Solicitar raiox para idade óssea e manter acompanhamento clínico por mais 6 meses.
Descartar causas gerais de baixa velocidade de crescimento (erro alimentar, anemia, parasitoses, alterações renais e hepáticas, por exemplo) e apenas depois considerar deficiências hormonais, caso os exames tenham resultados normais.
Velocidade de crescimento normal, retorno em 4 meses, sem exames.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...