Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente com seis meses de vida foi com a mãe ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento. Revendo a história, o pediatra observou que o bebê nasceu de parto vaginal após uma gestação de baixo risco, chorou forte ao nascer e permaneceu o tempo todo com a mãe no alojamento conjunto. Recebeu alta com 48 horas de vida, sendo amamentado exclusivamente ao seio materno e sem intercorrência clínica. O cartão de vacinação estava atrasado e ele tomou apenas a primeira dose da vacina contra a hepatite B, ainda no hospital. A mãe referiu que a criança era amamentada exclusivamente ao seio até o momento da consulta.
Com base nessa situação clínica, julgue os seguintes itens.
I O fato de a criança ter permanecido em alojamento conjunto contínuo por 48 horas contribuiu para a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.
II Considerando que a criança tenha pesado 3.000 g ao nascer, seria correto esperar que, no momento da consulta, ele pesasse aproximadamente 7.000 g.
III Segundo o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil, a criança em questão deveria ser imunizada com as seguintes vacinas: BCG intradérmico, segunda dose da vacina contra hepatite B, primeira dose da vacina tetra, antipoliomielite e contra o rotavírus.
IV O pediatra deve recomendar a introdução de alimentos sólidos complementares, começando com uma fruta pela manhã ou tarde e papa de legumes no horário do futuro almoço.
V A próxima visita de controle deve ser feita aos nove meses de vida da criança.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Assinale a opção correta a respeito das meningites em crianças.
Os agentes etiológicos mais frequentes da meningite bacteriana no período neonatal são os Stafilococus aureus e Klebsiella pneumoniae.
Sinais neurológicos focais, como hemiparesia ou paraparesia estão associados a abscesso cerebral ou coleção subdural.
Exame do líquor mostrando 500 células, com predomínio de mononucleares, e glicorraquia de 80 mg/dL é característico de meningite bacteriana.
Na meningite bacteriana, a hemocultura é positiva para o mesmo agente em 80% dos casos.
Para contactantes íntimos que tenham convivido pelo menos 20 horas nos últimos 7 e dias com pacientes portadores de meningite por pneumococo, é indicada a quimioprofilaxia com rifampicina.
Não é causa de exantema de origem viral o(a)
eritema infeccioso.
rubéola.
varicela.
exantema súbito.
febre maculosa brasileira.
Entende-se refluxo gastroesofágico (RGE) como o retorno passivo do conteúdo gástrico para o esôfago, geralmente sem consequências clínicas e com resolução espontânea na maioria dos casos. Se ocorrer de forma crônica e provocar complicações clínicas, o RGE se transforma em condição anormal denominada doença do refluxo gastroesofágico (DRGRE). Assumindo que essas duas situações clínicas ocorrem em crianças, julgue os itens a seguir.
I São fatores que aumentam a frequência do RGE: incompetência do esfíncter inferior do esôfago, relaxamento induzido pela distensão gástrica, imaturidade de fatores periesfincterianos e aumento da pressão intra-abdominal.
II No RGE fisiológico o estado nutricional geralmente encontrase comprometido.
III Um lactente com história de pneumonia e de otite média aguda reiteradas deve ser investigado para se verificar se ele não tem refluxo gastroesofágico.
IV O tratamento postural em posição prona e cabeça elevada a 30º é o recomendado para a redução dos episódios de refluxo gastroesofágico.
V Drogas que reduzem a acidez gástrica só devem ser usadas na presença de esofagite diagnosticada por endoscopia.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Um escolar com 10 anos de idade dá entrada na emergência com quadro de febre há dois dias e dor no baixo ventre. Ao exame físico, a temperatura é de 37,5º C, a frequência respiratória é de 28 irm, a frequência cardíaca é de 90 bpm, a pressão arterial é normal para a idade, a mucosa oral é saburrosa, os olhos são brilhantes e a ausculta cardiopulmonar é normal. O abdome apresenta dor e rigidez da parede abdominal em fossa ilíaca direita.
Nessa situação, o diagnóstico clínico menos provável é de
pancreatite aguda.
apendicite aguda.
pielonefrite aguda.
inflamação íleocecal.
colecistite aguda com vesícula baixa.
Julgue os itens seguintes, relativos aos casos de diabetes melito que ocorrem durante a infância ou a adolescência.
I O diabetes melito do tipo I costuma ser causado por lesão autoimune das células beta do pâncreas.
II O quadro clínico clássico do diabetes melito do tipo I cursa com polidipsia, poliúria, polifagia e obesidade.
III Valores de glicemia de jejum acima de 100 mg/dL confirmam o diagnóstico de diabete melito.
IV Na cetoacidose diabética, coexistem hiperglicemia, cetonemia ou cetonúria, acidose com gasometria mostrando pH < 7, 3 e bicarbonato sanguíneo < 15 mEq/L.
V Na terapêutica da cetoacidose diabética, paralelamente à reposição volêmica e à correção da acidose, deve-se administrar insulina regular na dose de 0, 5 U/kg/hora, por via endovenosa contínua ou intramuscular, monitorizando-se a glicemia a cada hora, durante 6 horas, até que a glicemia esteja abaixo de 200 mg/dL.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e V.
IV e V.
A mãe de uma menina com 24 meses de idade vem percebendo aumento das mamas da criança há seis meses. No exame físico, a estatura era compatível com a idade cronológica e as mamas estavam no estágio M3 de Tanner, sem outros sinais puberais. Uma radiografia do punho mostrava idade óssea de 2 anos.
Assinale a opção que expressa causa improvável para explicar o distúrbio observado nesse caso clínico.
fisiológica
hiperplasia congênita de suprarrenal
ingestão de carne e laticínios contaminados com estrógenos
ativação parcial transitória do eixo hipotálamo-hipófisegônada
cistos foliculares de ovário
Julgue os itens seguintes, relativos a lesões de pele em crianças.
I Manchas mongólicas são lesões maculares de cor cinza ou azul-escuro, situadas mais frequentemente em região lombossacra e nas nádegas, podendo atingir todo o corpo da criança e estão mais presentes em bebês com ascendência negra.
II O agente quase universal do impetigo bolhoso é o Stafilococcus aureus.
III Uma criança com 4 anos de idade apresenta uma lesão no couro cabeludo de forma circular, com tonsura dos cabelos próximos à raiz. O diagnóstico para esse caso é de tinha do couro cabeludo e o agente é um fungo do grupo dos dermatófitos.
IV A verruga vulgar caracteriza-se por pápulas ceratósicas únicas ou múltiplas, mais frequentemente nas extremidades, e é causada por um papilomavirus humano (HPV).
V No tratamento do herpes-zoster, devem-se fazer compressas com antissépticos na lesão e adminstrar aciclovir via oral por 5 dias.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Uma criança com 3 anos de idade apresentou há 2 semanas quadro febril com hiperemia orofaríngea e exantema de curta duração, que se resolveram espontaneamente. Nos últimos 2 dias ela recusou alimentação, apresentando taquipneia e taquicardia. O exame do aparelho cardiovascular mostrou pressão arterial tendendo a percentil mais inferior da curva, frequência cardíaca de 150 bpm e pulsos finos. A ausculta respiratória estava normal, exceto pela taquipnéia (frequência respiratória de 50 irm). O precórdio era agitado, o íctus era visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo, o ritmo cardíaco mostrava galope e não se ouviam sopros. O exame abdominal mostrou fígado doloroso à palpação, a 4 cm do rebordo costal direito.
Com relação ao diagnóstico ou à atuação médica nesse caso clínico, assinale a opção incorreta.
O diagnóstico sindrômico é de insuficiência cardíaca congestiva.
O diagnóstico etiológico mais provável é endocardite bacteriana.
Um ecocardiograma deve mostrar comprometimento do desempenho sistólico ventricular.
Deve-se recomendar ao paciente uma pausa alimentar curta (realimentando a criança gradativamente), a elevação do seu tórax e a manutenção da sua temperatura entre 36 ºC e 37 ºC.
Na terapêutica medicamentosa, deve-se administrar furosemida na dose de 1 mg/kg/dia a 4 mg/kg/dia, em 3 ou 4 doses na fase aguda.
Um recém-nascido apresentou cianose logo após o nascimento. Um teste de hiperóxia (administração de O2 a 100% por 10 minutos) resultou numa PaO2 de 50 mm Hg. A ausculta da área cardíaca mostrou sopro contínuo pancardíaco. A radiografia do tórax mostrou hipofluxo pulmonar e o eletrocardiograma, sobrecarga de ventrículo esquerdo.
Nessa situação clínica, o diagnóstico mais provável é de
tetralogia de Fallot.
atresia tricúspide.
transposição das grandes artérias.
atresia pulmonar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...