Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As manifestações clínicas associadas à dermatite atópica não incluem
a xerodermia.
a ictiose alba.
o sinal de Nikolsky positivo.
a ceratose pilar.
as linhas de Dennie-Morgan.
Um escolar reclama de episódios de falta de ar com aperto no peito, chiado e tosse uma vez por mês. As crises ocorrem geralmente durante o dia e são controladas com broncodilatador inalatório, sem que o estudante tenha de procurar a emergência médica. Espirometria mostrou volume expiratório forçado no 1.º segundo 80% maior do que aquele previsto para a sua idade e o seu sexo.
Nessa situação, o médico deve classificar a asma como
intermitente.
persistente leve.
persistente moderada.
persistente grave.
crônica.
Assinale a opção que não expressa um sinal de alerta para a presença de imunodeficiência primária.
efeito adverso à vacinação com BCG
monilíase nas duas primeiras semanas de vida e com duração de 1 semana
um episódio de meningite aos 3 meses de idade
dois ou mais episódios de pneumonia no último ano de vida
asma grave
Julgue os itens seguintes, relativos à vacinação em situações especiais.
I Um adolescente, vacinado há mais de dez anos contra a febre amarela, ao viajar para área endêmica da doença, deve ser revacinado pelo menos 10 dias antes da viagem.
II A vacina anual contra influenza é indicada para crianças institucionalizadas ou frequentadoras de creches, a partir dos 2 anos de idade.
III Em crianças que receberam produtos sanguíneos, como plasma, sangue ou imunoglobulina, a vacinação com vacina de vírus vivos, como aquela contra sarampo, caxumba e rubéola e a contra varicela deve ser adiada por pelo menos 12 meses.
IV Vacinas de agentes vivos, tanto bactérias quanto vírus, são contraindicadas para crianças com imunodeficiências graves combinadas, pois podem causar complicações sérias, ou levar essas crianças a óbito.
V Um prematuro com menos de 2.000 g, filho de mãe com situação sorológica para hepatite B desconhecida, recebeu nas primeiras 12 horas de vida a primeira dose da vacina contra hepatite B e imunoglobulina específica contra hepatite B. Essa criança deverá receber mais três doses da vacina, a primeira com a idade cronológica de um mês.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Uma criança de 3 anos apresenta febre e tosse há 3 dias. A mãe informa que ela consegue beber líquidos sem vomitar e não tem apresentado convulsões. Ao exame, apresenta frequência respiratória de 50 incursões por minuto, sem tiragem ou estridor. As ações propostas para o tratamento são as seguintes:
I Aliviar a tosse com um remédio inócuo.
II Informar à mãe para retornar se aparecerem sinais gerais de perigo ou se a dificuldade para respirar piorar, com o aparecimento de tiragem subcostal ou estridor.
III Se a criança estiver sibilando, tratar com broncodilatador por 3 a 5 dias.
IV Dar um antibiótico por via oral durante 7 dias.
V Marcar o retorno para dali a cinco dias.
Com base nas normas do Programa de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância do Ministério da Saúde, a quantidade de ações propostas acertadas para o caso apresentado é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Anemia ferropriva é a forma mais prevalente de anemia na criança. Com relação à recomendação de suplementação profilática de ferro estabelecida pelo Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria, assinale a opção incorreta.
Para lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até o 6.º mês, não é indicada a suplementação com ferro.
Para lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, em uso exclusivo de fórmula infantil até 6 meses, não é indicada a suplementação com ferro.
Para lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, com mais de 6 meses, desde que a ingestão seja menor que 500 mL de fórmula infantil por dia, não é indicada a suplementação com ferro.
Para lactentes nascidos a termo, com peso adequado para a idade gestacional, a partir da introdução de alimentos complementares, se não houver a ingestão mínima de 500 mL de fórmula por dia, é indicada a suplementação com 1 mg de ferro elementar por quilo de peso por dia até que eles atinjam 2 anos de idade.
Prematuros e recém-nascidos de baixo peso, independentemente do tipo de alimentação, a partir do 30.º dia de vida devem receber 2 mg de ferro por quilo por dia, durante o primeiro ano de vida, e 1 mg por quilo por dia até os 2 anos de idade.
A dengue é uma arbovirose urbana epidêmica no Brasil. Acerca dessa doença, assinale a opção incorreta.
O vetor mais importante no Brasil é o Aedes aegypti.
O agente etiológico é um DNA vírus chamado flavivírus.
As formas mais graves da doença são causadas pelos sorotipos Den 2 e Den 3.
A forma hemorrágica da doença ocorre quando da reinfecção por sorotipo diferente daquele do vírus da primeira infecção.
Drogas antivirais, interferon e gamaglobulina não apresentam resultados satisfatórios contra a infecção.
As causas de hepatoesplenomegalia que cursa com quadro clínico de choque não incluem a
febre amarela.
septicemia bacteriana.
dengue hemorrágica.
leptospirose.
Uma mãe relatou ao médico que seu filho de 7 anos de idade havia apresentado uma tumoração no pescoço 3 semanas antes. O sinal apareceu concomitantemente a um quadro febril, de mal estar e de dor de garganta, que durou 3 dias. Ao exame, a criança apresentava linfonodo cervical anterior de 2 cm de diâmetro, sem sinais flogísticos, elástico e não aderente a planos; linfonodos de 0, 5 cm nas regiões axilares e linfonodos inguinais de 1 cm, com as mesmas características. As amígdalas estavam hipertrofiadas, sem outros sinais relevantes.
Julgue os itens seguintes, relativos a esse caso clínico.
I Neoplasia maligna é o diagnóstico mais provável.
II São exames iniciais obrigatórios: PPD e radiografia do tórax com incidências postero-anterior e lateral.
III Não é indicada a realização de exames de imagem de maior complexidade, como tomografia e ressonância magnética do pescoço.
IV É indicada a realização de uma biópsia ganglionar para esclarecer a etiologia.
V É indicado o uso de antibióticos.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2
3.
4.
5.
Com referência a epidemiologia, prevenção e tratamento dos acidentes mais comuns na infância, julgue os seguintes itens.
I Acidente de trânsito é a principal causa externa de morte em crianças de 1 a 5 anos no Brasil.
II Asfixia é o principal acidente que ocorre em crianças de 0 a 1 ano.
III Durante o banho, o cuidador pode deixar uma criança de 3 anos desacompanhada, porque não há risco de ela se afogar no balde ou na banheira.
IV Uma criança de 4 anos foi levada ao médico porque se queixava de muita dor no joelho. A mãe relatou que ela costumava brincar de ficar de pé sobre a cama e saltar até o chão. Em situações como essa, o risco de fratura em partes dos membros inferiores e da pelve é mínimo.
V Uma criança sofreu um grande ferimento cortante com uma lata enferrujada. Na história vacinal dela, consta que foi feito o esquema básico de vacinação antitetânica há 6 anos. O médico que a atendeu procedeu à sutura e receitou-lhe antibióticos, porém não administrou-lhe vacina antitetânica.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e V.
IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...