Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aos 12 dias de vida, um RN apresenta pele amarelada, inclusive conjuntivas. A mãe relata que, no final da primeira semana, estava mais amarelo, incluindo o tórax e abdome e um pouco nos braços. A tipagem da mãe e do RN é O positiva. A causa mais provável da icterícia é
São medidas preventivas para a hemorragia periintraventricular no recém-nascido de muito baixo peso ao nascer:
Em relação ao desenvolvimento da criança, os fatores genéticos destacam-se entre os fatores de risco nos transtornos do espectro do autismo (TEA). A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes. Os fatores de risco preditores dos transtornos do neurodesenvolvimento de criança prematura, no estágio atual dos estudos médicos acerca do tema, não podem ser identificados isoladamente, pois dependem da interação de fatores biológicos e ambientais.
O pediatra solicita ao neonatologista uma avaliação para um RN com uma deformidade cervical com contratura unilateral do músculo lateral, provavelmente esternocleidomastóideo, a cabeça fica inclinada para o lado do músculo afetado e rodada para o lado oposto. Não há relato de outros fatores de risco. Qual é o diagnóstico mais provável?
Recém-nascido a termo, de parto vaginal, com tempo de bolsa rota de 18 horas, é submetido a coleta de exames para rastreamento infeccioso e encontra-se clinicamente bem, em alojamento conjunto. Os resultados de dois hemogramas e PCR foram normais. Após 4 dias, o resultado da hemocultura foi positivo para Staphylococcus coagulase negativo. A conduta mais adequada, nesse caso, é:
Em relação ao desenvolvimento da criança, os fatores genéticos destacam-se entre os fatores de risco nos transtornos do espectro do autismo (TEA). A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes. O TEA envolve apresentações fenotípicas diversas e independentes, em uma gradação que vai da mais leve à mais grave.
Um Recém-nascido Pré-Termo (RNPT) é considerado pequeno para a idade gestacional. Entre os fatores de risco relacionados à insuficiência placentária, é de causa infecciosa
Gestante com 6 semanas colhe sorologias no pré-natal que revelam IgG e IgM positivos para toxoplasmose. O teste de avidez de IgG é alto. Entra em trabalho de parto com 39 semanas e nasce um bebê com peso 3500 g e exame físico normal. Quanto à avaliação e a conduta adequada, nesse caso, pode-se afirmar que:
Em relação ao desenvolvimento da criança, os fatores genéticos destacam-se entre os fatores de risco nos transtornos do espectro do autismo (TEA). A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes. Assim como ocorre na esquizofrenia, o fenótipo autístico permite explicar como o gene determinante do autismo mantém-se na população, haja vista que as pessoas diagnosticadas com TEA raramente se reproduzem.
Um Recém-nascido (RN), de 39 semanas de gestação, fruto de parto normal, prolongado, com apresentação de nádegas, com ausência de movimentos ao Reflexo de Moro, e inchaço supraclavicular. A causa mais frequente desse quadro é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...