Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um recém-nato, sexo masculino, com 32 semanas de vida, nasceu por parto vaginal espontâneo. No pós-natal imediato estava em boas condições e não houve necessidade de ressuscitação, mas apresentou uma frequência respiratória de 60 irpm, discreta retração intercostal, leve batimento de asas do nariz e produzia um grunhido expiratório audível quando manipulado. Foi admitido no centro de cuidados intensivos neonatais, sendo colhidos os exames laboratoriais pertinentes, além de culturas, iniciado antibióticos e glicose a 10% a 65 mL/kg/dia. Permaneceu mantendo saturações de oxigênio de 84% com concentração de oxigênio inspirado em torno de 70%. O próximo passo seria colocá-lo em:
A respeito da obesidade e dos fatores de risco envolvidos nessa patologia, julgue os itens subsecutivos. A obesidade correlaciona-se diretamente com a genética e a epigenética, em que o ambiente possibilita o despertar dos genes familiares, de modo a se considerar que a criança cujos pais sejam obesos possui 80% de chances de desenvolver a obesidade, patamar esse que cai para 40%, se apenas um dos pais for obeso, e para 7%, se nenhum dos pais for obeso.
Em relação às possibilidades de uso de outras drogas, ainda durante a gestação, na tentativa de evitar o uso de Surfactante Pulmonar exógeno, assinale a alternativa correta.
A percepção errônea de leite fraco pode ocorrer no excesso de leite ou hiperlactação. Nesses casos, como a criança ingere grande quantidade de leite anterior, pouco calórico, pode voltar a sentir fome em intervalos muito curtos. Além disso, como o leite anterior é rico em lactose, o bebê pode apresentar sinais e sintomas que mimetizam intolerância à lactose. Podese pensar em hiperlactação quando ocorrem os seguintes sinais e sintomas na criança:
A respeito da obesidade e dos fatores de risco envolvidos nessa patologia, julgue os itens subsecutivos. A obesidade dos pais e o sedentarismo são, frequentemente, relacionados como fatores de risco para a obesidade infantil, o sobrepeso ao nascer é um fator preditivo de risco e o aleitamento materno é um fator de proteção contra essa patologia na infância.
Os RN apresentam níveis de hematócrito e características das hemácias/ hemoglobina diferenciados em relação aos lactentes. As alterações esperadas nos RN são:
A fibrose cística (FC), também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, é uma doença genética, ainda sem cura, mas que, se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites.Na maioria das vezes, a FC é diagnosticada já na infância, embora também possa ser diagnosticada na adolescência ou na fase adulta. O gene defeituoso, transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença), é responsável pela alteração do transporte de íons através das membranas das células. Chamado de CFTR (regulador de condutância transmembrana da fibrose cística), esse gene intervém na produção de suor, dos sucos digestivos e dos mucos. Isso compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco secreção pulmonar, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação (unidospelavida.org.br). Dentre os exames laboratoriais utilizados para a detecção da doença, pode-se citar a:
A respeito da obesidade e dos fatores de risco envolvidos nessa patologia, julgue os itens subsecutivos. Segundo a International Obesity Task Force, o diagnóstico de obesidade em crianças e adolescentes é de um índice situado na curva de percentil de índice de massa corpórea com valores superiores a 95% para a faixa etária.
Um RN, fruto de uma gestação sem acompanhamento pré-natal, é muito choroso ao exame físico, principalmente ao manuseio dos membros superiores. Além disso, observam-se lesões pustulosas nas mãos e secreção nasal esbranquiçada, o que sugere o diagnóstico de
Na forma aguda do kernicterus neonatal, na fase 3, após a primeira semana do nascimento, uma alteração clínica característica é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...