Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à depressão, é correto afirmar:
Acomete homens e mulheres nas mesmas proporções.
A existência de comorbidade entre depressão e uma doença clínica é bastante frequente e, muitas vezes, determinante para um pior prognóstico e falha terapêutica.
Para o diagnóstico de depressão é necessário que não exista um fato estressor determinante identificado (por exemplo, rompimento de um relacionamento); caso contrário, pode-se fazer o diagnóstico de reação aguda a estresse.
O tratamento farmacológico não deve ser instituído para os casos de depressão leve, apenas para os casos moderados e graves, tendo em vista o grande espectro de efeitos colaterais dos antidepressivos atuais.
Segundo Piaget, o desenvolvimento mental da criança divide-se em etapas sucessivas que se integram progressivamente. Com referência a essas etapas, é correto afirmar:
A fase sensório-motora, que se inicia a partir dos 2 anos, constitui um período de ganhos progressivos relacionados à independência motora e exploração do ambiente.
No pensamento operatório que se inicia a partir dos 7 anos, a criança passa a procurar explicações lógicas na realidade. É o período em que se inicia atitude crítica e operações mentais independentes.
O pensamento operatório concreto que se inicia na adolescência é marcado pelo pensamento mágico e visão particularizada da realidade.
A transição entre a fase sensório-motora e a fase pré-operatória apresenta poucas alterações significativas, pois a capacidade de abstração é ausente em ambas as situações.
A fase pré-operatória se inicia ao nascimento, onde as funções reflexas primitivas ainda estão presentes, vindo a desaparecer em fases posteriores.
As doenças vasculares podem atingir diversos órgãos e sistemas. O transtorno psiquiátrico mais frequentemente associado à Acidente Vascular Cerebral é
cada uma das correntes de pensamento na Psiquiatria pressupõe uma teoria de origem dos sintomas, um método diagnóstico ou maneira de olhar ou escutar os sintomas.
A psicopatologia pertence à corrente de pensamento:
biológica.
interpessoal.
familiar sistêmica.
descritiva fenomenológica.
Considere os diagnósticos:
I. Frotteurismo.
II. Voyerismo.
III. Transexualismo.
IV. Pedofilia.
V. Travestismo de duplo papel.
Conforme a CID-10, são consideradas Parafilias aqueles que constam APENAS em
I, III e V.
I, II, IV e V.
III, IV e V.
I, II e IV.
II, III e IV.
O que torna os antipsicóticos de segunda-geração, também chamados de atípicos, com menor potencial para efeitos de liberação extrapiramidal é:
maior predominância da afinidade serotoninérgica sobre a dopaminérgica (expressa na razão 5HT2/D2) e a dissociação rápida (ocupação/desocupação) de receptores D2.
maior associação entre um efeito agonista dopaminérgico, associado a efeito noradrenérgico seletivo.
rápida ação no processo de metabolização dopaminérgica em locais de alta concentração de dopamina.
efeito agonista parcial sobre receptores serotoninérgico em córtex pré-frontal e estriado.
efeito seletivo sobre receptores D4 e D5 nas vias tuberoinfundibular, reduzindo o aumento de prolactina.
Diversos quadros infantis geram transtornos de desenvolvimento. A síndrome caracterizada por comprometimento global da interação social, com prejuízo qualitativo da comunicação e comportamento, com interesses e atividades restritas, e que acomete mais crianças do sexo masculino é denominada
São causas de disfunção sexual não causados por transtorno ou doença orgânica:
transexualismo, dispaurenia e priapismo.
sadomasoquismo, vaginismo e feitichismo.
priaspismo, ejaculação precoce e dispaurenia.
disfunção orgasmática, vaginismo e priapismo.
perda do desejo sexual, ejaculação precoce e disfunção orgasmática.
No que concerne ao TOC, é correto concluir:
Pela CID-10, para que se estabeleça o diagnóstico de TOC é obrigatória a presença tanto de sintomas obsessivos (pensamentos e ruminações) quanto de sintomas compulsivos (rituais).
Por tratar-se de uma doença grave, de difícil controle e com altas taxas de recorrência, atualmente preconiza- se que tratamento farmacológico seja mantido ininterruptamente já no primeiro episódio.
A olanzapina pode induzir o surgimento de sintomas obsessivos-compulsivos e por isso é contra-indicada sua associação com os IRSS no tratamento do TOC.
Atualmente é bem estabelecida a relação entre infecção por estafilococos na infância e o desenvolvimento de alguns quadros de TOC precoces.
Em casos refratários à terapia medicamentosa e psicoterápica, o tratamento cirúrgico através da cingulotomia e capsulotomia anterior pode ser uma opção.
O tratamento psicofarmacológico na infância e adolescência apresenta restrições e cuidados no seu uso devido ao perfil de segurança e tolerabilidade que, em alguns casos, não está adequadamente estabelecido. Sendo assim, é correto afirmar:
A risperidona, olanzapina, quetiapina e aripiprazol estão aprovados para uso no tratamento da esquizofrenia e da mania/hipomania no transtorno afetivo bipolar.
Os antidepressivos são amplamente utilizados em diferentes condições psicopatológicas como depressão, ansiedade e no controle da impulsividade, não havendo muitos cuidados a serem observados.
O carbonato de lítio, a carbamazepina e o divalproato de sódio estão aprovados como estabilizadores de humor em adolescentes a partir dos 13 anos, à semelhança do que ocorre com adultos.
O metilfenidato é utilizado em crianças e adolescentes com o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade a partir dos 10 anos de idade.
O uso de psicofármacos em crianças e adolescentes deve ser evitado pelo baixo nível de evidência científica e poucas publicações relacionadas ao tema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...