Lista completa de Questões sobre Reumatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta a respeito do diagnóstico da espondilite anquilosante (EA).
O HLA-27, assim como a proteína C reativa, não é útil para o diagnóstico da EA.
O envolvimento das articulações sacroilíacas ocorre de forma simétrica em torno de 60% dos pacientes.
Em um paciente com 55 anos de idade e história de dor lombar há três semanas, deve-se realizar investigação para EA.
A ossificação observada na coluna vertebral tende a ser mais exuberante e horizontalizada na EA que na hiperostose esquelética idiopática difusa vertebral.
Nem todos os subtipos do HLA-B27 estão associados à EA.
Com referência à esclerose sistêmica, assinale a opção correta.
O ecocardiograma normal é o exame indicado para excluir suspeita de hipertensão arterial pulmonar em pacientes com esclerose sistêmica limitada.
O uso de inibidores de angiotensina em pacientes com esclerose sistêmica previne a crise renal esclerodérmica.
A presença de derrame pericárdico e de índice da capacidade vital forçada (%CVF) por difusão do monóxido de carbono (%DLCO) superior a 1.8 pode sugerir hipertensão arterial pulmonar.
A doença intersticial pulmonar é prevalente na esclerose sistêmica limitada, aparecendo precocemente nos primeiros cinco anos de doença.
As alterações capilaroscópicas como deleção e dilatação capilar significativa são fortes preditores do aparecimento de esclerose sistêmica, mas não de outras doenças do tecido conjuntivo.
Assinale a opção que apresenta um fator de mau prognóstico do lúpus eritematoso sistêmico.
serosite
anemia hemolítica autoimune
presença de um dos anticorpos antifosfolípedes
manifestação articular persistente
lúpus discoide
Acerca das miopatias inflamatórias, assinale a opção correta.
Os pacientes com dermatomiosite apresentam menor risco de desenvolver neoplasias que os pacientes com polimiosite.
A aldolase é uma enzima mais específica que a CPK.
Com os achados na ressonância nuclear magnética do músculo, não é possível diferenciar entre a polimiosite e a miosite por corpúsculos de inclusão.
A presença do anticorpo anti-p155/140, na ausência de outros autoanticorpos, está associada ao aumento do risco de neoplasia no adulto com dermatomiosite.
Os pacientes com dermatomiosite que apresentam doença muscular provavelmente recebem esse diagnóstico.
Com relação à doença mista do tecido conjuntivo, assinale a opção correta.
O prognóstico de pacientes com doença indiferenciada do tecido conjuntivo geralmente é pior do que o de pacientes com doença mista do tecido conjuntivo após seguimento de longo prazo.
Não existe correlação temporal entre o aparecimento do anticorpo anti-RNP e os sintomas da doença.
A realização periódica de provas funcionais pulmonares e de ecocardiograma ajuda a detectar hipertensão arterial pulmonar incipiente de pacientes com a doença em questão.
O fenômeno de Raynaud é um achado raro em pacientes com esse tipo de doença.
A xerostomia e xeroftalmia são raramente observadas em pacientes com doença mista do tecido conjuntivo.
Acerca dos mecanismos etiopatogênicos da dor, da inflamação e da autoimunidade, assinale a opção correta.
As terapias com antioxidantes têm apresentado resultados animadores no tratamento da artrite reumatoide.
A ação analgésica dos anti-inflamatórios deve-se à inibição das prostaglandinas, potentes neurotransmissores do estímulo doloroso.
A substância P está relacionada à transmissão da dor e encontra-se elevada no líquido sinovial de pacientes com artrite reumatoide.
Durante o processo inflamatório, os mediadores inflamatórios não influenciam na sensibilidade dos nociceptores periféricos.
Durante o processo inflamatório, a geração de espécies reativas de nitrogênio e oxigênio no espaço extracelular estimula os nociceptores, sem influenciar na resposta inflamatória.
Assinale a opção em que é apresentado um fator ambiental fortemente implicado na susceptibilidade da artrite reumatoide.
tabagismo
baixas temperaturas
dieta pobre em ômega 3
dieta pobre em selênio
exposição a sílica
Acerca dos marcadores séricos indiretos do processo inflamatório, assinale a opção correta.
Assim como a ferritina, a ferritina glicosilada também é um marcador inflamatório da doença de Still que se altera juntamente com a atividade da doença. A elevação de ambas não é observada em outras doenças reumáticas.
Nas espondiloartrites, assim como na artrite reumatoide, a velocidade de hemossedimentação e a proteína C reativa estão elevadas nas mesmas proporções.
Na artrite reumatoide, a progressão radiográfica se correlaciona melhor com a proteína C reativa do que com a velocidade de hemossedimentação.
A velocidade de hemossedimentação, apesar de inespecífica, é útil na avaliação indireta do processo inflamatório, pois só é alterada cerca de 48 horas após a mudança na inflamação tecidual.
Na febre reumática, os marcadores alfa-1-glicoproteína ácida, proteína C reativa e velocidade de hemossedimentação se elevam, no mesmo momento, acompanhando a atividade da doença, não sendo necessário o uso de mais de um deles no acompanhamento desses pacientes.
No que se refere às síndromes neurocompressivas do cotovelo, assinale a opção correta.
Os movimentos forçados e/ou repetidos de flexão do antebraço podem ser a causa da síndrome do túnel radial ou do interósseo posterior.
As referidas síndromes não são consideradas no diagnóstico diferencial das epicondilites, uma vez que os sintomas neurológicos sensitivos são característicos e de fácil detecção ao exame clínico.
Na síndrome do túnel radial, observa-se dor de 3 cm a 4 cm distalmente ao epicôndilo lateral que pode ser reproduzida com a extensão do terceiro dedo da mão contra resistência.
Na síndrome do interósseo posterior, predominam os sintomas sensitivos sobre os motores, além de leve comprometimento dos extensores radiais do punho.
A síndrome do interósseo anterior normalmente exige tratamento cirúrgico.
O ombro doloroso é uma das queixas mais frequentes na reumatologia. Normalmente é de tratamento conservador, entretanto, algumas caraterísticas clínicas podem sugerir rotura tendínea de um dos tendões do manguito rotador, sobretudo do tendão supraespinhal, requerendo correção cirúrgica. Diante dessas informações, assinale a opção que apresenta aspectos sugestivos de rotura tendínea.
teste de Jobe
teste da compressão ativa de OBrien
teste da queda do braço (drop arm sing) positivo
teste de Neer positivo
sinal da apreensão
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...