Lista completa de Questões sobre Reumatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um rapaz de 31 anos é tabagista, com dor intensa no membro inferior esquerdo e cianose em extremidade distal de 4º e 5º dedos do pé direito. Ao exame físico, apresenta pulsos preservados nos membros inferiores, exceto por ausência de pulsos podais à esquerda. Qual a principal hipótese diagnóstica:
Síndrome de Leriche.
Síndrome do dedo azul.
Tromboangeíte obliterante.
Arterite de Takayasu.
Assinale a alternativa que contém a correta associação entre a vasculite e a respectiva lesão cutânea:
Angeíte leucocitoclástica - nódulos eritematosos, purpúricos e ulcerados, placas e púrpura.
Angiíte granulomatosa alérgica de Churg e Strauss - nódulos ulcerativos e gangrena periférica.
Doença de Takayasu - necrose cutânea no couro cabeludo.
Granulomatose de Wegener - pápulas purpúricas, bolhas hemorrágicas e infartos cutâneos.
Uma mulher de 31 anos, refere que há 2 anos sente muitas dores generalizadas pelo corpo. De início insidioso, as dores eram inicialmente na região cervical, e se estenderam para o corpo todo. Começou a apresentar insônia inicial, sono não reparador e cansaço generalizado. Nega rigidez matinal. Ao exame físico, o estado geral é bom, os sinais vitais são normais e não há sinovite ou fraqueza muscular objetiva. À palpação da musculatura, vários pontos de hipersensibilidade dolorosa. Com relação a esse casos, é correto afirmar que:
A polissonografia pode mostrar apneia do sono e síndrome de movimentos anormais em pacientes como esta.
Exames que são úteis na avaliação dessa paciente incluem TSH, VHS, PCR e FAN.
Para o diagnóstico formal de fibromialgia, é necessário a presença de 11 de 18 pontos dolorosos na musculatura e ausência de provas de atividade inflamatórias positivas.
Um dos principais erros de conduta no caso destes pacientes é o uso de doses insuficientes (<50mg) de amitriptilina em doses noturnas.
Mulher de 59 anos queixa-se de parestesia noturna na mão direita. As manobras de Phalen e Tinel são positivas. O tratamento inicial é:
AINEs.
Imobilização do punho direito.
Infiltração do punho com corticóide.
Cirurgia para descompressão do nervo mediano.
Homem de 51 anos, apresenta em check-up anual ácido úrico de 9 mg/dl como único achado alterado. É assintomático, IMC de 25 kg/m2, sem comorbidades e nega a ingestão de bebidas alcoólicas. A melhor conduta é:
Instituir dieta restrita em purina e repetir exame em 6 meses.
Iniciar colchicina, 0,5 mg 2 vezes ao dia, e alopurinol, 300 mg/dia.
iniciar alopurinol, 100 mg/dia e, na ausência de efeito colaterais, aumentar para 300 mg/dia.
Orientar quanto aos fatores que podem aumentar o risco de gota.
A gota tofácea crônica produz, em casos avançados, lesões articulares deformantes de diagnóstico diferencial difícil com outras doenças reumatológicas. Entretanto, como importante dado para a diminuição de casos duvidosos, algumas articulações são raramente acometidas nos que sofrem dessa doença do metabolismo das purinas, o que é verdadeiro para:
Ombros e quadris.
Quadris e joelhos.
Joelhos e tornozelos.
Tornozelos e ombros.
Em relação a febre reumática, é correto afirmar que:
O sopro de Austin-Flint é resultado da regurgitação aórtica.
A cardite ocorre em 30% dos casos de febre reumática.
O sopro diastólico que irradia para a axila é típico da insuficiência mitral.
os sinais clínicos mais evidentes de pancardite referem-se à pericardite.
A respeito dos critérios adaptados de Jones para o diagnóstico de febre reumática, é correto afirmar que:
A cardite reumática acomete especialmente o endocárdio, tendo, portanto, pequena expressão na morbi-mortalidade da febre reumática.
O eritema marginatum é manifestação frequente da doença, acometendo principalmente a face, sendo marcadamente pruginoso.
Os nódulos subcutâneos são muito frequentes, localizam-se na face flexora dos tendões, afastados das proeminências ósseas.
A coreia ocorre em 10 a 15% dos casos e é, em geral, manifestação isolada com movimentos incoordenados e labilidade emocional.
Escolar de 8 anos apresentou amidalite pultácea há 5 dias, em tratamento com amoxicilina. Refere dor à movimentação da coluna cervical, em uso de AINE, sem melhora significativa. O diagnóstico mais provável e a conduta mais apropriada são, respectivamente:
Artrite idiopática juvenil e metotrexate.
Artrite reativa pós-estreptocócica e penicilina.
Leucemia linfóide aguda e quimioterapia.
Doença mista do tecido conjuntivo e imunossupressão.
Mulher de 32 anos, com febre há 7 dias acompanhada de poliartralgia migratória, que se fixa mais especificamente no cotovelo esquerdo, onde ocorre tenossinovite. Apresenta também lesões cutâneas maculares e papulares à distância. O tratamento empírico mais indicado é:
Prednisona
Ceftriaxone
Vancomicina
Aciclovir
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...