Lista completa de Questões sobre Reumatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A investigação inicial de paciente de 50 anos, previamente hígida, com queixa de xeroftalmia e xerostomia progressivas revelou negatividade para infecções por HIV e vírus C de hepatite, testes de secreção de lágrima e de saliva diminuídos e pesquisa de anticorpos anti-Ro e anti-La positivos. Com base nestes elementos é correto afirmar:
A hipótese de Síndrome de Sjögren deve ser considerada, mas o diagnóstico só poderá ser estabelecido após biópsia de glândula salivar menor confirmatória.
O diagnóstico de síndrome de Sjögren primária pode ser estabelecido.
A hipótese de Síndrome de Sjögren primária deve ser considerada, mas caso a paciente apresente, na evolução, artrites de mãos e leucopenia, provavelmente trata-se de Síndrome de Sjögren secundária a Lúpus eritematoso sistêmico.
Antes de se estabelecer o diagnóstico de Síndrome de Sjögren primária deve-se realizar ampla investigação para descartar sarcoidose pois esta pode envolver as glândulas salivares e lacrimais.
Antes de se estabelecer o diagnóstico de Síndrome de Sjögren primária deve-se fazer ultrassonografia de glândulas salivares para que a hipótese de linfoma MALT seja descartada.
Paciente de 56 anos, diagnóstico de gota há 15 anos. Em tratamento irregular. A melhor orientação dietética que provavelmente está indicada nesse caso é a
dieta com supressão de proteínas.
dieta com supressão de carboidratos.
dieta com supressão de gorduras.
dieta voltada à hiperglicemia.
dieta voltada à resistência à insulina.
Paciente do sexo feminino, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, grávida de 6 semanas. Passado de 3 perdas fetais com menos de 10 semanas. Anticorpos antifosfolípides em altos títulos. Está indicado nesse caso
dicumarínicos.
interrupção da gestação.
corticosteroides.
apenas AAS.
heparina de baixo peso molecular.
Paciente de 45 anos, feminina, com diagnóstico de esclerose sistêmica. Retorna em consulta ambulatorial com tomografia de alta resolução de tórax mostrando alterações em vidro fosco em bases pulmonares. A sua espirometria revela um padrão restritivo moderado. A droga mais indicada nesse caso é
Azatioprina.
Ciclofosfamida.
Metotrexato.
Clorambucil.
Rituximabe.
Paciente com quadro de polimiosite, artrite, fenômeno de Raynaud, fibrose intersticial pulmonar, envolvimento cardíaco e mãos de mecânico. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o autoanticorpo mais associado a essa síndrome.
Anti-sintetase.
Anti-cardiolipina.
Anti-Scl 70.
Anti-RNP.
Anti SSA/Ro.
Paciente com 50 anos, sexo feminino, iniciou quadro de fraqueza muscular proximal, lesões máculopapulares em pálpebras e região dorsal de metacarpo-falangeanas e inter-falangianas proximais. As enzimas musculares estavam muito elevadas. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta qual autoanticorpo está mais associado ao quadro.
Anti-Jo1.
Anti-RNP.
Anti-Mi2.
Anti-SRP.
Anti SSB/La.
Paciente de 68 anos, sexo masculino, com quadro de enxaquecas de repetição. Há 1 semana, piora da enxaqueca, adormecimento em hemiface esquerda e couro cabeludo. Há 1 dia perda da visão em olho esquerdo. Acompanha o quadro dor e rigidez em cintura escapular. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável e conduta imediata a ser adotada.
Polimiosite. Avaliação oftalmológica urgente e iniciar imunossupressor.
Arterite temporal. Avaliação oftalmológica urgente e doses altas de corticosteroides.
AVC isquêmico. Avaliação oftalmológica urgente e anticoagulação.
Doença de Behçet. Avaliação oftalmológica urgente e iniciar corticosteroides.
Polimialgia reumática. Avaliação oftalmológica urgente e iniciar corticosteroides em doses baixas.
Paciente do sexo masculino, 25 anos, história de aftas orais e genitais de repetição, uveíte e eritema nodoso de repetição. Atualmente, a queixa principal são as aftas recorrentes e muito dolorosas. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável e conduta a ser adotada.
Granulomatose de Wegener. Iniciar ciclofosfamida.
Doença de Behçet. Iniciar talidomida.
Espondilite anquilosante. Iniciar metotrexato.
Doença de Crohn. Iniciar sulfasalazina.
Doença de Behçet. Iniciar cloroquina.
Paciente com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico com resultado de biópsia renal mostrando: Nefrite Lúpica Classe V (ISN/RPS 2004). Na microscopia eletrônica, predominam depósitos em
mesângio.
interstício.
compartimento sub-endotelial.
compartimento sub-epitelial.
túbulos.
Paciente com lúpus eritematoso sistêmico vem ao ambulatório com resultado de biópsia renal mostrando: Nefrite Lúpica Classe VI (ISN/RPS 2004). Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para a sua nefrite.
Ciclofosfamida endovenosa.
Azatioprina via oral.
Rituximabe endovenoso.
Pulsoterapia com metilprednisolona.
Acompanhamento conjunto com nefrologista
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...