Lista completa de Questões sobre Transplante para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 28 anos de idade, sexo feminino, vai ao ambulatório do PSF para consulta pré-natal e entrega exames de rotina. Durante a avaliação dos exames, observa-se urocultura positiva para Escherichia coli, com 106 organismos/mL. Indagada quanto a sintomas urinários, a paciente nega qualquer alteração no trato urinário. Segundo ela, sente apenas náuseas leves ocasionais.
Acerca da bacteriúria assintomática na gravidez, julgue os itens a seguir.
Estima-se que o risco de infecção seja maior no período da 20ª à 35ª semanaPaciente, 28 anos de idade, sexo feminino, vai ao ambulatório do PSF para consulta pré-natal e entrega exames de rotina. Durante a avaliação dos exames, observa-se urocultura positiva para Escherichia coli, com 106 organismos/mL. Indagada quanto a sintomas urinários, a paciente nega qualquer alteração no trato urinário. Segundo ela, sente apenas náuseas leves ocasionais.
Acerca da bacteriúria assintomática na gravidez, julgue os itens a seguir.
Acomete cerca de 2% a 10% de todas as mulheres em gestação, sendo mais comum em mulheres com anormalidades do trato urinário e diabetes.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Distúrbios do movimento em pacientes com DRC devem ser tratados, uma vez que estão associados a insônia, a sonolência diurna e a redução na qualidade de vida.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Alterações no metabolismo (deficiência ou no transporte) do ferro não devem ser investigadas nesse paciente.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
A provável causa da inquietude nos membros inferiores seria o distúrbio do movimento periódico das pernas.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Como possível etiologia para a polineuropatia apresentada pelo paciente, deve-se considerar a intoxicação por chumbo.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
A presença de prurido pode indicar uma forma de neuropatia sensitiva.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
As polineuropatias ocorrem em apenas cerca de 25% dos pacientes com DRC.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Após o início da hemodiálise, pode haver melhora do quadro cognitivo do paciente.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Uma hipótese diagnóstica para a alteração cognitiva apresentada pelo paciente seria doença de Alzheimer; contudo, a DRC pode apresentar comprometimento da função neurocognitiva.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...