Lista completa de Questões sobre Transplante para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com paraplegia sequelar TRM por acidente de carro e antecedente de infecção urinária de repetição, evoluiu, há uma semana, com dor em região lombar direita, em cólicas sem irradiação, que a levou a buscar ajuda médica duas vezes na emergência da respectiva cidade, sendo sempre realizada analgesia EV, após a qual a paciente foi mandada para casa com alívio dos sintomas, mas com retorno da dor em poucas horas. Ela realizou, por conta própria, um US de vias urinárias, que demonstrou a presença de cálculo coraliforme em rim direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento deve incluir tanto terapia antibiótica quanto cirúrgica, dando-se, nesse caso, preferência pela nefrolitotomia percutânea como abordagem cirúrgica.Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com paraplegia sequelar TRM por acidente de carro e antecedente de infecção urinária de repetição, evoluiu, há uma semana, com dor em região lombar direita, em cólicas sem irradiação, que a levou a buscar ajuda médica duas vezes na emergência da respectiva cidade, sendo sempre realizada analgesia EV, após a qual a paciente foi mandada para casa com alívio dos sintomas, mas com retorno da dor em poucas horas. Ela realizou, por conta própria, um US de vias urinárias, que demonstrou a presença de cálculo coraliforme em rim direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Na presença de cultura negativa de urina nessa paciente, justifica-se a investigação da presença de Ureaplasma urealyticum.Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com paraplegia sequelar TRM por acidente de carro e antecedente de infecção urinária de repetição, evoluiu, há uma semana, com dor em região lombar direita, em cólicas sem irradiação, que a levou a buscar ajuda médica duas vezes na emergência da respectiva cidade, sendo sempre realizada analgesia EV, após a qual a paciente foi mandada para casa com alívio dos sintomas, mas com retorno da dor em poucas horas. Ela realizou, por conta própria, um US de vias urinárias, que demonstrou a presença de cálculo coraliforme em rim direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A presença da enzima urease produzida por algumas bactérias converte a ureia em amônio (NH4+) e um grupo carbóxilo (OH-), tornando a urina ácida, o que contribui para a formação do cálculo.Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com paraplegia sequelar TRM por acidente de carro e antecedente de infecção urinária de repetição, evoluiu, há uma semana, com dor em região lombar direita, em cólicas sem irradiação, que a levou a buscar ajuda médica duas vezes na emergência da respectiva cidade, sendo sempre realizada analgesia EV, após a qual a paciente foi mandada para casa com alívio dos sintomas, mas com retorno da dor em poucas horas. Ela realizou, por conta própria, um US de vias urinárias, que demonstrou a presença de cálculo coraliforme em rim direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Além de bactérias de espécies Proteus, a Escherichia coli também encontra-se implicada na gênese do cálculo coraliforme.Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com paraplegia sequelar TRM por acidente de carro e antecedente de infecção urinária de repetição, evoluiu, há uma semana, com dor em região lombar direita, em cólicas sem irradiação, que a levou a buscar ajuda médica duas vezes na emergência da respectiva cidade, sendo sempre realizada analgesia EV, após a qual a paciente foi mandada para casa com alívio dos sintomas, mas com retorno da dor em poucas horas. Ela realizou, por conta própria, um US de vias urinárias, que demonstrou a presença de cálculo coraliforme em rim direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A provável composição do cálculo apresentado pela paciente é de oxalato de cálcio.L. O. P., 15 anos de idade, diabético, faz uso regular de insulina e de NPH; contudo, há cerca de 10 dias, teve de reduzir a dose da insulina em razão de atraso na entrega desse medicamento pelo PSF. Chega à consulta com médico do PSF, em que relata quadro de astenia importante, sonolência e aumento na diurese. Foram realizados exames que revelaram HGT = 485 mg/dL, e o paciente foi encaminhado à emergência do hospital local. Realizados exames de urgência, verificaram-se hemoglobina = 10,6 g/dL, leucócitos = 12.000/mm3, plaquetas 180.000/mm3, TGO = 48 UI/L, TGP = 45 UI/L, creatinina = 2,0 mg/dL, ureia = 200 mg/dL, K + = 2,8 mEq/L, Na = 132 mEq/L, pH = 7,2, HCO3 = 12 mEq/L, Cl = 100 mEq/L, pCO2 = 38 mmHg.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O ânion gap encontra-se elevado nesse paciente, com valor esperado de 15.L. O. P., 15 anos de idade, diabético, faz uso regular de insulina e de NPH; contudo, há cerca de 10 dias, teve de reduzir a dose da insulina em razão de atraso na entrega desse medicamento pelo PSF. Chega à consulta com médico do PSF, em que relata quadro de astenia importante, sonolência e aumento na diurese. Foram realizados exames que revelaram HGT = 485 mg/dL, e o paciente foi encaminhado à emergência do hospital local. Realizados exames de urgência, verificaram-se hemoglobina = 10,6 g/dL, leucócitos = 12.000/mm3, plaquetas 180.000/mm3, TGO = 48 UI/L, TGP = 45 UI/L, creatinina = 2,0 mg/dL, ureia = 200 mg/dL, K + = 2,8 mEq/L, Na = 132 mEq/L, pH = 7,2, HCO3 = 12 mEq/L, Cl = 100 mEq/L, pCO2 = 38 mmHg.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A hemodiálise é indicada fortemente para esse paciente, em razão do grau de acidose.L. O. P., 15 anos de idade, diabético, faz uso regular de insulina e de NPH; contudo, há cerca de 10 dias, teve de reduzir a dose da insulina em razão de atraso na entrega desse medicamento pelo PSF. Chega à consulta com médico do PSF, em que relata quadro de astenia importante, sonolência e aumento na diurese. Foram realizados exames que revelaram HGT = 485 mg/dL, e o paciente foi encaminhado à emergência do hospital local. Realizados exames de urgência, verificaram-se hemoglobina = 10,6 g/dL, leucócitos = 12.000/mm3, plaquetas 180.000/mm3, TGO = 48 UI/L, TGP = 45 UI/L, creatinina = 2,0 mg/dL, ureia = 200 mg/dL, K + = 2,8 mEq/L, Na = 132 mEq/L, pH = 7,2, HCO3 = 12 mEq/L, Cl = 100 mEq/L, pCO2 = 38 mmHg.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Após a correção da hiperglicemia com insulina, espera-se que haja normalização da hipocalemia, não se justificando inicialmente a respectiva reposição.L. O. P., 15 anos de idade, diabético, faz uso regular de insulina e de NPH; contudo, há cerca de 10 dias, teve de reduzir a dose da insulina em razão de atraso na entrega desse medicamento pelo PSF. Chega à consulta com médico do PSF, em que relata quadro de astenia importante, sonolência e aumento na diurese. Foram realizados exames que revelaram HGT = 485 mg/dL, e o paciente foi encaminhado à emergência do hospital local. Realizados exames de urgência, verificaram-se hemoglobina = 10,6 g/dL, leucócitos = 12.000/mm3, plaquetas 180.000/mm3, TGO = 48 UI/L, TGP = 45 UI/L, creatinina = 2,0 mg/dL, ureia = 200 mg/dL, K + = 2,8 mEq/L, Na = 132 mEq/L, pH = 7,2, HCO3 = 12 mEq/L, Cl = 100 mEq/L, pCO2 = 38 mmHg.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Para esse paciente, é indicado reposição de bicarbonato de sódio para tratamento da acidose.L. O. P., 15 anos de idade, diabético, faz uso regular de insulina e de NPH; contudo, há cerca de 10 dias, teve de reduzir a dose da insulina em razão de atraso na entrega desse medicamento pelo PSF. Chega à consulta com médico do PSF, em que relata quadro de astenia importante, sonolência e aumento na diurese. Foram realizados exames que revelaram HGT = 485 mg/dL, e o paciente foi encaminhado à emergência do hospital local. Realizados exames de urgência, verificaram-se hemoglobina = 10,6 g/dL, leucócitos = 12.000/mm3, plaquetas 180.000/mm3, TGO = 48 UI/L, TGP = 45 UI/L, creatinina = 2,0 mg/dL, ureia = 200 mg/dL, K + = 2,8 mEq/L, Na = 132 mEq/L, pH = 7,2, HCO3 = 12 mEq/L, Cl = 100 mEq/L, pCO2 = 38 mmHg.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Esse paciente provavelmente está apresentando hipoventilação com retenção de CO2.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...