Lista completa de Questões de Medicina da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diagnóstico definitivo de sinusite fúngica é estabelecido por cultura da secreção do seio paranasal acometido. Utiliza-se como meio de cultura para fungos:
Hematoxilina eosina.
Sabouraud glicose Agar.
Grocot.
Meio de cultura para anaeróbios.
PAS.
Um paciente, com sessenta anos de idade apresenta baixa da acuidade visual, dor ocular, periorbitária unilateral e tempo prolongado de recuperação da visão, após exposição à luz intensa. A fundoscopia revelou veias dilatadas com calibre irregular e não tortuosas, hemorragias retinianas na média periferia, neovasos de íris e papila. Assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável para esse caso:
Oclusão de veia central de retina.
Síndrome ocular isquêmica.
Retinopatia diabética.
Síndrome de Takayasu (do arco aórtico).
Retinopatia hipertensiva.
Em relação ao tratamento de um pseudocisto de Pâncreas de 8 cm em seu maior diâmetro e 8 semanas de evolução, em paciente assintomático, dá-se preferência a:
Drenagem externa.
Plicatura da parede.
Drenagem interna.
Marsupialização.
Pancreatectomia.
Um paciente com Doença de Menière, provavelmente, chegará a seu consultório queixando-se de:
Palidez, sudorese e hipoacusia.
Vômitos, cefaléia e otalgia.
Hipoacusia, cefaléia e otalgia.
Hipoacusia, otorréia e otalgia
Uma paciente diabética apresenta hemorragias retinianas, exsudatos duros, micro-aneurismas e neovascularização em 1/3 da área discal. Nesse caso, o tratamento primário indicado é a:
Crioablação retiniana.
Vitrectomia
Laser terapia focal.
Panfotocoagulação.
Hipofisectomia.
Um homem de 68 anos com história clínica de vários episódios leves de diverticulite de sigmóide apresentase com quadro de dor abdominal progressivamente maior e febre por 4 dias. O exame físico revela um abdômen difusamente doloroso, pior no quadrante inferior esquerdo. A tomografia computadorizada de abdômen revela um abscesso na goteira parietocólica esquerda, moderada quantidade de líquido livre intraabdominal e pneumoperitôneo. Além do tratamento antibiótico, a estratégia mais indicada é:
Drenagem percutânea do abscesso.
Drenagem do abscesso em 36 horas se não houver melhora até lá.
Ressecção do cólon sigmóide, drenagem do abscesso e colostomia terminal no ângulo esplênico, com fechamento do coto retal distal.
Ressecção do cólon sigmóide com anastomose primária.
Manutenção do tratamento conservador.
Na otite média aguda, a paracentese está formalmente indicada quando há:
Paralisia facial periférica e abaulamento da membrana timpânica.
Febre alta.
Otalgia intensa.
Otorréia.
Astenia.
Um paciente com HIV+ (CD4 =200células/mm3) apresentou placas branco-acinzentadas na média periferia da retina, medindo de 2 mm a 3 mm de diâmetro, coalescendo para formar áreas extensas de necrose com nítida demarcação entre a retina sadia e a afetada, com envolvimento vítreo e, posteriormente, do segmento anterior. Esse quadro clínico sugere o diagnóstico de:
Necrose retiniana externa progressiva (PORN).
Necrose retiniana aguda (ARN).
Retinocoroidite toxoplásmica.
Coroidite tuberculosa.
Coroidite criptocócica.
Paciente do sexo feminino, 58 anos, sem comorbidades, submetida a hemicolectomia direita por adenocarcinoma do ceco, sem intercorrências, evolui no 2º dia de pós-operatório com sinais de disfunção neurológica e desorientação. O diagnóstico mais provável e a conduta terapêutica recomendada são respectivamente:
Embolia pulmonar e heparinização plena.
Infarto do miocárdio e nitroglicerina.
Hipocalcemia e gluconato de cálcio.
Hiponatremia e soro fisiológico.
Analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e indique a alternativa correta:
Em relação às laringites na infância, observe as afirmativas a seguir:
I- A epiglotite é uma infecção aguda, de etiologia bacteriana, com quadro de angústia respiratória aguda e rapidamente evolutiva.
II- A laringite estridulosa é uma das formas mais freqüentes de laringite em crianças e na nasofaringolaringoscopia observa-se o edema subglótico.
III- A papilomatose juvenil tem maior incidência entre 1 e 3 anos de vida, com sintomas progressivos como: rouquidão, disfonia e estridor. Apresenta-se com lesões múltiplas confluentes em pregas vocais e comissura anterior.
I: verdadeira, II: falsa e III: falsa.
I: falsa: II: verdadeira e III: falsa
I: verdadeira, II: verdadeira e III: verdadeira.
I: verdadeira, II: falsa e III: verdadeira.
I: falsa, II: verdadeira e III: verdadeira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...