Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma idosa de 65 anos com diagnóstico de incontinência urinária mista relata fazer tratamento com medicamento oral e tópico há um ano, sem observar melhoras. Deseja ser submetida a procedimento cirúrgico (sling uretral). A melhor conduta para o caso é:
Na suspeita de pielonefrite crônica em um paciente assintomático que tem infecção urinária de repetição, o exame com maior acurácia para identificar áreas de fibrose renal é:
Fator chave na formação de cálculos urinários de cálcio. Deficiente em indivíduos com diarreia crônica, acidose tubular renal do tipo I e uso crônico de tiazidas. Pode ser justificativa para a diferença na incidência de cálculos entre homens e mulheres. Tal fator é conhecido como:
Um homem de 35 anos, vítima de acidente automobilístico ocorrido há 40 minutos, apresenta hematúria macroscópica e está estável clinicamente. Realizou tomografia computadorizada sem contraste, revelando hematoma retroperitoneal (38 x 69mm) e uma lesão no rim esquerdo. No parecer do caso, deve constar:
A derivação urinária por conduto intestinal é frequentemente utilizada no tratamento do câncer de bexiga avançado. Pensando em minimizar distúrbios eletrolíticos tardios, o segmento de intestino que deve ser escolhido é o de:
Um senhor de 72 anos com queixa de incontinência urinária realiza exames complementares que identificam atonia esfincteriana. Nenhum dado importante da anamnese foi omitido. Esta incontinência quanto à sua fisiopatologia é classificada como:
Na radioterapia para o adenocarcinoma de próstata uma das explicações para a recidiva local estaria na aplicação de doses inadequadas e na definição imprecisa do alvo. Dentre as opções ou tentativas para solucionar o problema desta paciente, pode-se citar:
A extrofia vesical é uma falha ventral completa do seio urogenital e do sistema esquelético sobrejacente. Frequentemente associada a esta anomalia congênita, encontra-se:
Paciente de 42 anos com estenose de uretra pós-uretrite gonocócica ocorrida na adolescência relata que apesar de dilatações uretrais (até 20F) a cada dois meses nos últimos anos, o jato urinário fica muito fino uma semana depois da dilatação. Sobre este caso pode-se afirmar que:
A absorção do dióxido de carbono (CO2) insuflado durante uma cirurgia urológica laparoscópica produziu uma hipercapnia moderada em paciente previamente saudável. Nessa situação, os efeitos cardiovasculares decorrentes desta hipercapnia contrabalançam os efeitos mecânicos do pneumoperitônio. As alterações atribuíveis somente à hipercapnia moderada neste paciente são:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...