Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após a terceira hospitalização sequencial de uma idosa de 88 anos, em função de descompensação severa de diabete melito, o médico recomendou aos familiares que ela fosse transferida para uma ILPI para receber cuidados continuados, uma vez que em casa não seguia qualquer recomendação médica. A paciente viveu por mais sete anos na instituição e neste período foi constatada a presença de depressão, hipotireoidismo, demência por múltiplos infartos cerebrais, doença coronariana e insuficiência arterial periférica, sendo hospitalizada apenas na circunstância que ocasionou a sua morte. Em relação à decisão médica de se controlar os fatores de risco relacionados à doença aterosclerótica e à microangiopatia em pessoas idosas, pode-se afirmar que dentre os principais aspectos a considerar tem-se:
Nas fraturas supracondilianas da diáfise do fêmur, de traço transverso, o fragmento distal encontra-se em hiperextensão devido à ação do músculo:
A vacinação contra a influenza sazonal é de grande importância clínico-epidemiológica para a população idosa, uma vez que reduz substancialmente o risco de hospitalização por doença cardíaca, cerebrovascular e pneumonia ou influenza, assim como, o risco de morte relacionada a todas as causas. A meta de indivíduos vacinados para a influenza pretendida pelo Ministério da Saúde não têm sido atingida. E, segundo os estudos, a não adesão dos idosos à vacinação se relaciona principalmente ao medo de efeitos colaterais. Em contrapartida, esta adesão aumenta quando o médico indica a vacina. Em relação a este tema pode-se afirmar que:
Nos pacientes com fratura-luxação de Monteggia, deve-se fazer uma avaliação neurológica para a pesquisa de uma lesão do nervo:
Idosa de 82 anos morava sozinha, bem próximo à casa dos filhos. História patológica pregressa de hipertensão arterial bem controlada com captopril (25mg 3x/dia) e alfa metildopa (500mg 2x/dia), doença diverticular do cólon com alguns episódios de sangramento, catarata bilateral, glaucoma, depressão em uso de amitriptilina (25mg 2x/dia) e gonoartrose de joelho direito para a qual se automedicava com antiinflamatório não hormonal. Recentemente, surpreendeu sua filha ao perguntar de onde vinham aqueles bichinhos coloridos que andavam na parede. A filha ficou bastante assustada com a insistência da mãe sobre aquelas visões, mesmo após inúmeras explicações quanto à inexistência daquele fato. Preocupada, leva a mãe ao posto de saúde da região. O clínico, que já a acompanhava há algum tempo, ouve o relato e faz um breve exame físico, constatando que a paciente referia parestesia em membro superior esquerdo e apresentava uma pressão arterial de 150/90 mm.hg. A seguir, solicita os exames para investigação do quadro, associa um diurético e prescreve um antipsicótico para melhorar as alucinações. Naquela mesma noite e já em uso das novas medicações, a idosa sofre uma queda ao se levantar no escuro para urinar, sofrendo uma fratura de Colles e sendo internada para resolução cirúrgica. Diante do caso clínico apresentado, pode-se concluir que
O exame de imagem que apresenta maior especificidade na detecção de uma fratura oculta do escafoide é a:
Idoso de 78 anos foi levado até um serviço de emergência hospitalar após ter sofrido uma síncope. Durante a entrevista clínica, além de informar seu endereço, contou que fazia tratamento para um probleminha de açúcar, negando qualquer sensação de tontura ou mal-estar anterior à síncope. Em seu bolso havia o número de telefone da família e o nome das medicações que usava habitualmente, constando uma biguanida de liberação prolongada, um inibidor de acetilcolinesterase e um polivitamínico. Ao exame clínico não evidenciou maiores anormalidades, a bioquímica e o exame de urina eram inexpressivos, o eletrocardiograma revelou um aumento do intervalo QT e o RX de tórax evidenciou hiperinsuflação pulmonar e uma cifose acentuada. A TC de crânio demonstrou uma atrofia cortical discreta e leucoaraiose periventricular.
Com base nas informações disponíveis durante este atendimento, a etiologia que poderia ser aventada para justificar esta síncope é:
O compartimento do retináculo extensor do punho que penetra o tendão do extensor próprio do dedo indicador é o:
A atividade física é um elemento importante para a promoção global da saúde, assim como, para a prevenção do declínio funcional, relacionado às condições crônicas. Nesse contexto, a prescrição de exercício físico deve atender a objetivos individualizados préestabelecidos, considerando as condições prévias de saúde clínica e as preferências individuais. Diante disso, pode-se afirmar que:
A raiz lombar responsável pelo movimento de dorsiflexão do tornozelo é a:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...