Lista completa de Questões de Medicina da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Hoje há cada vez mais vagas para trabalhos em turno; várias indústrias e prestadores de serviços essenciais funcionam 24h por dia. Diversas questões de saúde envolvem os trabalhadores que desempenham suas funções em turnos, principalmente os que trabalham durante a madrugada. Eles estão mais sujeitos a alterações do sono, distúrbios gastrointestinais, perturbações psiconeuróticas e doenças cardiovasculares. No Brasil, menores de 18 anos são proibidos de realizar trabalhos perigosos em turnos; portanto, o médico do trabalho deve ser criterioso na admissão do indivíduo que vai trabalhar em turnos. O trabalho em turnos é contraindicado para trabalhadores com
asma, necessitando de medicação regular, hipertensão arterial e gastrite crônica.
epilepsia, doença coronariana e depressão crônica em uso de medicação regular.
hipertensão arterial em uso de múltiplos medicamentos, gastrite crônica e diabetes.
síndrome do cólon irritável com sintomas graves, diabetes e hipertensão arterial.
transtorno de ansiedade generalizada, epilepsia e histórico de tuberculose.
Em posição agachada, um trabalhador pode, sem maiores riscos, pegar do chão uma carga, em Kg, no máximo, de
10
15
20
25
30
Por exigências laborais, um indivíduo apresenta estresse mecânico de alguma parte do sistema locomotor, alterações do fluxo sanguíneo, mudanças metabólicas pelo consumo de reservas de energia (depleção do glicogênio) além do acúmulo de metabólitos. Essas alterações podem ser resumidas, do ponto de vista fisiopatológico, como sendo o músculo o local hipersolicitado onde ocorrem modificações histológicas e bioquímicas. Nesse caso,as alterações bioquímicas são fatores determinantes para o aparecimento do seguinte sintoma
hipóxia tecidual.
hiperemia articular.
diminuição da força muscular.
encurtamento muscular.
tremores do membro.
Segundo a hipótese biomecânica, vários mecanismos têm sido considerados os causadores da fadiga, dos sintomas álgicos e das demais manifestações apresentadas por trabalhadores. O que determina e justifica a necessidade da abordagem biomecânica das reações dos tecidos moles visando à sua relação com as estruturas afetadas?
Mobiliário
Assédio moral
Gesto profissional
Duração da jornada de trabalho
Pressão sobre as metas a serem atingidas
Relacionar doenças infecciosas com o trabalho não é uma tarefa simples. Agentes biológicos são geralmente encontrados tanto no ambiente de trabalho como fora dele. Algumas atividades, como as desenvolvidas por profissionais da área de saúde, trabalhadores na agricultura, manipuladores de produtos animais, entre outras, propiciam maior risco de contato com agentes biológicos nocivos. Para se estabelecer relação entre uma doença infecciosa e o trabalho, deve(m)-se considerar
critérios estabelecidos pelo médico do trabalho da empresa de acordo com cada caso, pois é a pessoa responsável pelo PCMSO e que detém maior conhecimento dos riscos presentes nos postos de trabalho.
desenvolvimento da doença durante o período em que o empregado estava trabalhando no ambiente onde havia o agente potencialmente agressor e não utilizava EPI; neste caso a comparação com estudos epidemiológicos tem papel secundário.
inspeção no local de trabalho, história ocupacional criteriosa e confirmada, se o aparecimento da doença ocorrer durante o período em que o empregado trabalhava no ambiente onde o agente nocivo estava presente.
coleta criteriosa de história ocupacional completa; comparação com dados e estudos epidemiológicos e de literatura científica; solicitação de dados e avaliações ambientais à empresa.
coleta criteriosa de história ocupacional completa; solicitação do perfil profissiográfico do trabalhador à empresa e confirmação de presença do agente causador da doença no ambiente de trabalho.
Um indivíduo que trabalha em ambiente com materiais radioativos sofre acidente tendo sido irradiado no corpo inteiro, de forma homogênea. Apresenta, após algumas horas, diarreia sanguinolenta. Considerando-se esse quadro e sabendo-se que a síndrome aguda da radiação (SAR) é basicamente constituída de três fases evolutivas – prodrômica, período de latência e fase clínica – e que cada forma clínica está associada a uma dose de irradiação, pode-se afirmar que:
I - as formas principais de apresentação da SAR desse caso é a gastrointestinal;
II - o quadro apresentado por este indivíduo é de uma forma gastrointestinal que possui o melhor prognóstico;
III - esta forma clínica só é frequente em exposições acima de 80 Gy;
IV - o tratamento eficaz para esta forma clínica deve ser a administração de antibióticos e reposição volêmica.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
III.
I e II.
II e IV.
III e IV.
Nas plantas industriais, um dos agentes nocivos mais presentes é o do Nível de Pressão Sonora Elevado. Para evitar o desenvolvimento de perdas auditivas ocupacionais, é necessário que seja feito um bom trabalho de identificação e controle desse risco. Para tal, é necessário avaliar o Nível de Pressão Sonora do ambiente de trabalho, pelo uso de métodos adequados a cada característica de som e de atividade do trabalhador. Assim, criam-se os Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) a fim de que se possam tomar as medidas de controle, seja com o controle na fonte de emissão sonora ou com o uso de EPI bem dimensionado para o empregado. Nesse contexto, sobre a dosimetria do Nível de Pressão Sonora, foram feitas as afirmações a seguir.
I - Para indivíduos com posição de trabalho fixa e som contínuo, é sempre necessário o uso de medição direta com dosimetria estendida a pelo menos um ciclo de trabalho.
II - Para indivíduos com posição de trabalho móvel e com grandes variações no Nível de Pressão Sonora em seu ambiente de trabalho, deve sempre ser feita medição direta com dosimetria estendida à jornada de trabalho.
III - Para sons de impacto, o dosímetro deve ser ajustado com filtro de ponderação A e constante de tempo fast.
IV - Para sons contínuos, o dosímetro deve ser ajustado com filtro de ponderação A e constante de tempo fast.
É(são) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I
II
I e II
III e IV
II, III e IV
Um funcionário que trabalhava com galvanoplastia teve, acidentalmente, contato com um gás e apresentou sintomas de ansiedade, taquicardia, hiperpneia, pressão arterial elevada e palpitações. Posteriormente, sentiu também náuseas e vômitos. Ao exame inicial, encontrava-se em midríase e em taquiarritmia. Sabia-se que um dos produtos utilizados na sua atividade era o ácido cianídrico. Tendo, como principal hipótese diagnóstica, um quadro de intoxicação aguda por gás cianídrico, qual a via de absorção, o mecanismo de ação e o tratamento a ser feito?
Via respiratória e pele; gera asfixia metabólica por se ligar reversivelmente ao íon férrico no sistema citocromo oxidase mitocondrial; administrar oxigênio a 100% e, como se trata de intoxicação grave, atualmente se preconiza a administração de hidroxicobalamina.
Via respiratória e pele; atua como agonista adrenérgico, causando as alterações neurológicas e cardiovasculares e, por se tratar de intoxicação grave, administrar altas doses de atropina e tratamento de suporte.
Via respiratória e pele; é um asfixiante químico que se liga de forma reversível à hemoglobina e, por se tratar de caso leve, administrar apenas oxigênio a 100% por até uma hora, tempo de meia vida da substância.
Via respiratória; gera asfixia metabólica por se ligar irreversivelmente ao íon férrico no sistema oxidase mitocondrial; não há necessidade de O2 a 100% devido à ligação irreversível e aplicar antídotos como: nitrito de amila, nitrito de sódio e hipossulfito de sódio, que são classicamente utilizados.
Via respiratória; trata-se de um asfixiante químico por se ligar de forma irreversível à hemoglobina e, por se tratar de intoxicação leve, administrar apenas oxigênio a 100% e tratamento de suporte.
Um indivíduo que trabalha com solventes orgânicos, acidentalmente, inala grande quantidade de substância. Ele chega ao Serviço Médico com irritação de olhos e mucosas, depressão do Sistema Nervoso Central, vômitos, cefaleia e dispineia associada a sibilos. Qual solvente está relacionado ao efeito broncoconstritor e à asma ocupacional?
Xileno
Benzeno
Etil benzeno
Vinil tolueno
Tolueno (TDI)
Em Medicina do Trabalho, muitas vezes é tarefa difícil estabelecer o nexo entre determinada doença e a atividade laboral desenvolvida por um trabalhador. Para identificar essas correlações, são necessários trabalhos estatísticos com desenhos de estudo adequados a cada caso particular de interesse. Os estudos epidemiológicos estão sujeitos a vieses que, sempre que possível, devem ser identificados e eliminados. Um tipo de viés, muito comum em estudos de doenças possivelmente ocupacionais, é o que ocorre quando há uma distorção em medidas de associação ou de efeito, causada pela mistura de efeitos de outras exposições, também associadas tanto ao efeito como à exposição. Esse tipo de erro denomina-se
confundimento.
viés de agregação.
viés de seleção.
viés ecológico.
erro de mensuração do efeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...