Lista completa de Questões de Medicina da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quinhentos empregados com idade variando entre 33 e 65 anos, trabalham em um mesmo ambiente, com riscos à saúde comuns a todos. O principal agente de risco é o nível de pressão sonora, e a dosimetria deste GHE sempre foi aferida em 88 dB para uma jornada de trabalho de 8 horas. Dos 68 empregados que apresentam problemas auditivos, só apresentam no audiograma perda compatível com aquelas atribuídas à exposição a sons intensos que, ou foram desencadeadas ou vêm piorando nos últimos 10 anos; 29 são diabéticos; 40 têm dislipidemia e 15 apresentam doença vascular. Todos usam protetores auditivos com NRR-sf igual a 21dB e foram treinados e fiscalizados quanto ao uso de proteção, desde a sua admissão na empresa. Os protetores possuem CA e a empresa possui um PCA organizado. Analisando esse caso, à luz dos cuidados quanto a riscos em ambiente de trabalho, conclui-se que:
I - as perdas auditivas devem ser caracterizadas como ocupacionais, pois os protetores, embora usados corretamente, não protegeram a audição dos empregados do risco NPSE;
II - o nível de pressão sonora obtido na dosimetria do GHE mostra que o dimensionamento do EPI não foi adequado para a sua neutralização;
III - diabetes, dislipidemias e doença vascular são fatores determinantes de perdas auditivas independente do nível de pressão sonora elevado (NPSE);
IV - o uso adequado de EPI, corretamente dimensionado ao risco NPSE, o neutralizou;
V - os empregados não ficaram expostos ao risco, mas tão somente em risco de exposição.
São corretas as conclusões
I e II
II e IV
I, II e III
I, III e V
III, IV e V
A NR 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e de implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). De acordo com esse programa, o(s)
médico coordenador do PCMSO é responsável por sua efetiva implementação e zelo pela sua eficácia.
coordenador do PCMSO deverá ser somente um médico do trabalho.
empregador deverá custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, exceto no caso de exame admissional para as empresas de grau de risco 1 e 2.
PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores.
prontuários clínicos individuais dos empregados são responsabilidade da empresa; seu preenchimento é delegado ao médico coordenador do PCMSO e deverão ser mantidos, por período mínimo de 20 anos, após o desligamento do trabalhador.
A NR1 dispõe que NÃO cabe ao empregado
cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador.
usar o EPI fornecido pelo empregador.
submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras - NR.
colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras - NR.
adquirir, às suas expensas, o EPI adequado se a empresa não dispõe, para sua atividade específica.
Considerando-se a NR6, quanto ao EPI, NÃO cabe ao empregador
exigir seu uso.
adquirir o equipamento adequado ao risco de cada atividade.
substituir, tão logo seja possível, quando danificado ou extraviado.
orientar e treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado, guarda e conservação.
registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
Durante o exame clínico, o médico do trabalho deve estar atento não só às doenças, ocupacionais ou não, mas também a práticas que podem apontar para fatores que determinam acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que impactam na sinistralidade da empresa, tanto pelo aspecto trabalhista como pelo previdenciário.Nessa linha, Dejours postula que
Segundo esta abordagem, qual procedimento está em DESACORDO com o comportamento esperado daqueles que se enquadram na ideologia defensiva profissional?
Não utilização deliberada dos EPI indicados.
Negação de existência do risco.
Convivência com o risco negando suas causas.
Simulação de uso dos EPI, com emprego incorreto e inadequado.
Práticas de batismo de fogo ou rituais de iniciação de trabalhadores novatos.
Considere as assertivas abaixo, referentes à substância química "etilenoglicol".
I - É encontrada em líquidos de arrefecimento de motores, em xampus e tintas, entre outros compostos.
II - Dentre os seus metabólitos, a acumulação de ácido glicólico é a maior determinante da acidose metabólica.
III - O eletrocardiograma, em casos de intoxicação pelo etilenoglicol, pode mostrar alterações ST-T e do intervalo QT, causadas por hipocalcemia e/ou hipercalemia.
IV - A morte pode pode advir por colapso cardiorrespiratório ou por uremia.
Estão corretos os itens:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Com relação à utilização de telefones celulares e às antenas de telefonia celular, é correto afirmar que:
as microondas da telefonia celular podem causar cânceres em inúmeros órgãos, além de catarata.
o uso contínuo de telefones celulares que utilizam radiações do tipo microondas "UHF" pode lesar órgãos abdominais.
existe grande risco de que o transporte do telefone celular ligado nas proximidades das gônadas masculinas e femininas seja causa de infertilidade.
existe risco de acúmulo de eletricidade estática em residências próximas às torres de telefonia celular.
é arriscado o funcionamento simultâneo de vários aparelhos celulares em aviões em movimento devido à geração de muitos campos elétricos a pequena distância (20 ou 30 metros), que podem influir no funcionamento de outros aparelhos eletrônicos.
Assinale a afirmação INCORRETA referente a aspectos ergonômicos do trabalho com terminais de vídeo.
As LER/DORT são atribuídas a características individuais, além de mobiliário mal planejado, tarefas repetitivas, pausas inexistentes ou inadequadas, ritmo intenso e stress, entre outros.
Em casos de dores na coluna o trabalhador deve imediatamente utilizar tranqüilizantes, relaxantes musculares, vitaminas B12, analgésicos e antiinflamatórios.
Freqüentemente, a tensão muscular é apenas uma manifestação dos vários agentes estressores existentes no ambiente de trabalho.
Os problemas visuais, em geral, se relacionam ao tempo de trabalho, às posturas com ângulos visuais impróprios, à iluminação inadequada e à falta de nitidez dos caracteres, entre outros.
Para impedir lesões, deve-se ajustar a altura da cadeira, mantendo 90o entre seus braços e antebraços, as mãos alinhadas em relação a estes e os dedos pousados sobre a fileira do meio do teclado.
Inúmeros fatores ambientais bem como determinadas doenças podem agredir o órgão auditivo diretamente ou através da interação com os níveis de pressão sonora, influenciando o desenvolvimento da perda auditiva induzida pelo ruído. Qual dos grupos de condições abaixo NÃO influencia o desenvolvimento de PAIR?
Distúrbios do metabolismo do cálcio e do fósforo.
Dissulfeto de carbono e monóxido de carbono.
Disfunções tireoideanas e Síndrome de Alport.
Poeiras ambientais de berílio e cobalto.
Vibrações, radiações e calor.
Na fixação do nexo técnico-causal doença X trabalho, em casos de LER/DORT, devem ser considerados os grupos de fatores de risco abaixo, com EXCEÇÃO de um. Indique-o.
Carga estática e monotonia fisiológica e/ou psicológica.
Existência de frio e vibrações.
Idade e sexo do trabalhador.
Posturas inadequadas e sobrecarga mecânica osteomuscular.
Grau de adequação do posto de trabalho à zona de atenção e à visão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...