Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 44 anos de idade foi atendida em serviço de pronto atendimento, queixando-se de vertigem rotatória, mal-estar, sudorese fria e náusea iniciada havia um dia, com períodos fugazes de exacerbação dos sintomas. Referiu várias crises de labirintite nos três últimos anos, sem melhora com o uso de medicações antivertiginosas habituais. Havia cinco meses, vivenciou situações estressantes tanto no trabalho quanto em sua vida pessoal, o que lhe causou hipoacusia progressiva à esquerda. No exame clínico, observou-se nistagmo horizontal e o teste de Romberg não foi conclusivo, embora tenha apresentado certo grau de desequilíbrio.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
Nessa situação, não se pode descartar o diagnóstico de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), muito embora essa afecção curse habitualmente sem alterações auditivas. Na história clínica clássica de VPPB, apresentam-se episódios de vertigem desencadeados quando o paciente assume determinada posição da cabeça, em que a melhora espontânea pode ser observada em alguns casos. Na ausência de melhora espontânea, o tratamento baseia-se em manobras de reposição canalicular.
Uma senhora com 50 anos de idade, no primeiro dia pósoperatório de uma lobectomia tireoidiana esquerda e istmectomia, relatou não estar tendo apetite e ter apresentado vômitos nas últimas horas. A cirurgia deveu-se ao fato de que a paciente apresentava um nódulo tireoidiano de 5 cm de diâmetro, com crescimento progressivo.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
Durante avaliação inicial no pré-operatório da paciente, o exame mais útil é a cintilografia tireoidiana.
Com base no conceito fisiopatológico da SDRA, julgue os itens a seguir.
O edema pulmonar decorrente da SDRA é considerado hidrostático, pois a pressão arterial pulmonar (PAP) se eleva devido à inflamação pulmonar grave.
Um homem de 25 anos de idade foi encaminhado para atendimento cardiológico por ter apresentado palpitações taquicárdicas frequentes (mais intensas à noite) e um episódio de síncope sem relação com esforço. O exame físico não mostrou alterações. Foi realizado um eletrocardiograma (ECG) convencional (velocidade do papel = 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1mV), mostrado abaixo.
Considerando as informações clínicas e o ECG acima apresentados, julgue os itens que se subseguem.
No caso clínico descrito, a principal hipótese diagnóstica é a síndrome de Brugada.
Considerando os recursos terapêuticos e cuidados psicossociais empregados no tratamento das doenças mentais, julgue os itens que se seguem.
Entre os principais sintomas do delirium, decorrentes de várias patologias orgânicas, a insônia e os quadros psicóticos são os principais sintomas que podem exigir tratamento farmacológico com neurolípticos típicos ou atípicos.
A respeito das desordens da circulação pulmonar, julgue os itens seguintes.
Embora a embolia pulmonar seja relativamente comum e potencialmente fatal, apenas cerca de 30% dos casos fatais receberam o diagnóstico antes do óbito.
Com relação às neuropatias periféricas, que afetam de 2% a 4% da população e se caracterizam pela presença de sintomas motores, julgue os itens a seguir.
As neuropatias de Charcot-Marie-Tooth provocam degeneração rápida dos nervos periféricos, levando à atrofia e à fraqueza dos músculos proximais dos membros.
A respeito das doenças respiratórias, julgue os itens que se seguem.
Com relação aos exames complementares utilizados na avaliação de pacientes com suspeita de embolia pulmonar (EP), é correto afirmar que: a tomografia computadorizada helicoidal do tórax tem substituído a cintilografia de ventilação-perfusão com vistas ao diagnóstico de EP, em muitos centros médicos; no radiograma de tórax, o sinal de Westermark representado pela presença de uma área de consolidação com formato aproximadamente triangular, cuja base está voltada para a pleura , embora raro, é sugestivo do diagnóstico de EP; as anormalidades eletrocardiográficas encontradas na grande maioria dos pacientes com diagnóstico de EP são desvio do eixo do complexo QRS para a direita, padrão S1-Q3-T3, bloqueio pelo ramo direito do feixe de His e onda P pulmonale.
Julgue os itens que se seguem, referentes a auditoria de procedimentos médicos.
Os portadores de implante coclear têm indicação absoluta para a realização de ressonância magnética cardiovascular.
Um paciente de trinta e um anos de idade, auxiliar de enfermagem, foi encaminhado ao setor de medicina do trabalho para avaliar quadro clínico constituído por anorexia, náuseas, vômitos e dor abdominal difusa de instalação há cerca de sete dias. O paciente preocupa-se com o fato de ter sofrido um traumatismo com agulha quando ministrou um medicamento intravenoso em portador de cirrose hepática, fato que ocorreu há três meses. Na época, o paciente não procurou assistência médica, tendo ele próprio realizado o curativo oclusivo da ferida perfurocortante no dedo indicador da mão direita, onde, na época, houve perda de razoável quantidade de sangue. O paciente informou que essa lesão cicatrizara-se em três dias, mas não soube informar sobre a própria história vacinal.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
A presença de anti-HBs reagente, com HbsAg e anti-HBc total não reagente, demonstrará que o paciente tem imunidade por resposta vacinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...