Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Hipócrates, o homem tem de ser visto como parte integrante do ambiente em que vive. Para ele, todo o contexto em que o indivíduo se encontra deve ser analisado, pois são diversos os elementos que podem influenciar a saúde e a doença dos indivíduos, de modo que o bom médico deve conhecer o ambiente, os hábitos e os determinantes de saúde de seus pacientes. Com base nessas informações e nos múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os próximos itens.
Homens com comportamento sedentário, que passam muito tempo assistindo TV, independentemente do nível de atividade física que realizem, têm maior mortalidade em decorrência de doenças cardiovasculares.
Uma senhora com 50 anos de idade, no primeiro dia pósoperatório de uma lobectomia tireoidiana esquerda e istmectomia, relatou não estar tendo apetite e ter apresentado vômitos nas últimas horas. A cirurgia deveu-se ao fato de que a paciente apresentava um nódulo tireoidiano de 5 cm de diâmetro, com crescimento progressivo.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
Caso se tratasse de um neoplasma do tipo papilar, o diâmetro do nódulo em questão significaria aumento do risco de mortalidade.
Considerando os conceitos da fisiopatologia cardiorrespiratória, julgue os itens subsequentes.
Para pacientes com índice de massa corporal (IMC) superior a 40 kg/m2, o risco de ocorrência de apneia obstrutiva do sono (AOS) é maior que para os que apresentam IMC abaixo desse índice. A macroglossia e a retrognatia também são fatores que aumentam esse risco.
Um homem de 25 anos de idade foi encaminhado para atendimento cardiológico por ter apresentado palpitações taquicárdicas frequentes (mais intensas à noite) e um episódio de síncope sem relação com esforço. O exame físico não mostrou alterações. Foi realizado um eletrocardiograma (ECG) convencional (velocidade do papel = 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1mV), mostrado abaixo.
Considerando as informações clínicas e o ECG acima apresentados, julgue os itens que se subseguem.
O paciente em questão tem alto risco de desencadear a arritmia ventricular grave denominada taquicardia ventricular helicoidal (torsade de pointes), que ocorre frequentemente durante o sono.
Considerando os recursos terapêuticos e cuidados psicossociais empregados no tratamento das doenças mentais, julgue os itens que se seguem.
O primeiro passo no tratamento da demência é a imediata introdução de medicamentos inibidores da colinesterase, os quais permitem tanto interromper a progressão da sintomatologia quanto recuperar a perda cognitiva inicial.
A respeito das desordens da circulação pulmonar, julgue os itens seguintes.
Na avaliação clínica de pacientes com embolia pulmonar, encontram-se, em mais de 50% dos casos, dispneia, dor torácica, palpitações e sibilância localizada.
Tendo em vista que a distrofia muscular é uma das alterações genéticas mais comuns em todo o mundo e que, de cada 2.000 nascidos vivos, um é portador de algum tipo de distrofia muscular (Internet:
Pacientes com distrofia muscular de Duchenne apresentam nível elevado de creatina fosfoquinase no soro.
Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, há mais de 30 milhões de brasileiros com diagnóstico de algum tipo de doença reumática, que se manifesta clinicamente por várias formas, como artrite reumatoide, espondiloartropatias e colagenoses, entre outras. A respeito dessas moléstias, julgue os itens seguintes.
Embora o uso de corticoides sistêmicos ainda represente o tratamento farmacológico de primeira linha para pacientes com diagnóstico de espondilite anquilosante, medicamentos antifator de necrose tumoral (anti-TNF), como, por exemplo, o infliximab, têm sido recomendados para o tratamento inicial desses pacientes, especialmente dos que também apresentem artrite periférica (em membros inferiores).
Julgue os itens que se seguem, referentes a auditoria de procedimentos médicos.
A conceituação de uma cirurgia como laparotomia exploradora só deve ser feita quando, após incisão ampla e exploração abdominal completa, não for possível estabelecer um diagnóstico preciso.
Um paciente com quarenta e cinco anos de idade, dono de uma microempresa, procurou um posto de saúde, onde relatou ser tabagista de vinte maços/ano e solicitou ajuda e orientação para deixar de fumar. Ele negou a existência de sintomas respiratórios e de comorbidades, e o seu exame físico encontra-se sem alterações.
Considerando o caso clínico acima, julgue os próximos itens.
Na avaliação do grau de dependência ao cigarro, será considerada sinal de gravidade a informação de que o primeiro cigarro do dia é consumido cinco minutos após o paciente acordar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...