Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com 34 anos de idade, taquígrafa de órgão da administração pública federal, cujo ritmo de trabalho intenso compreende apanhamento taquigráfico e revisão de textos no computador, havia 6 meses, apresentava dor e parestesia em mãos, que se agravaram, nos últimos 2 meses, na mão direita, apresentando piora, principalmente, no período da noite. No último mês, houve mutirão em seu trabalho, e ela computou 20 horas de serviços extraordinários por semana. A partir de então, notou o surgimento de parestesia também na face lateral das coxas. Na última semana, apresentou dificuldade para a execução de tarefas simples, tais como abrir latas, escovar os dentes e pentear os cabelos. Grávida de 26 semanas, a paciente foi submetida a teste de tolerância oral à glicose (TTOG) com sobrecarga de 75 g de glicose, que foi realizado na 1.ª hora e na 2.ª hora, com resultados de 180 mg% e 160 mg%, respectivamente.
Com base no quadro clínico hipotético acima, julgue os itens subsequentes.
Em face desse quadro clínico, é correto concluir que a paciente sofre de diabetes gestacional e que seu quadro osteomuscular pode agravar-se por essa condição clínica.
Considerando que uma vítima de acidente automobilístico tenha sido rapidamente transportada para um centro de traumatologia, julgue os itens subsecutivos.
A intubação nasotraqueal, por ser simples, é considerada uma modalidade primária para controle emergencial das vias aéreas no paciente em apreço.
Paciente com cinquenta e oito anos de idade, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), deu entrada na UTI com diagnóstico de insuficiência respiratória aguda, cursando com febre e calafrios. No exame físico, o médico percebeu a gravidade do caso e solicitou raio X de tórax e gasometria arterial. Após os resultados dos exames, o médico solicitou a intervenção do fisioterapeuta respiratório. Antes de intervir, e para traçar sua conduta, o fisioterapeuta verificou a gasometria arterial do paciente, cujos resultados foram os seguintes: pH de 7,18, PaO2 de 70 mmHg; PaCO2 de 65 mmHg; HCO3 de 25 mEq/L; BE 3; SpO2 de 94%, para uma FiO2 de 50%.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
O paciente em questão apresenta insuficiência respiratória do tipo II, condizente com o quadro de DPOC.
Julgue os itens a seguir, a respeito de hipertensão arterial sistêmica (HAS).
A presença de HAS associada a calculose renal recidivante, osteopenia, poliúria e gastrite sugere como etiologia secundária o hipoparatireoidismo.
Acerca dos efeitos neuropsiquiátricos dos medicamentos utilizados no tratamento da infecção pelo HIV, julgue os itens que se seguem.
Alucinações e agitação são possíveis reações provocadas pela isoniazida.
Com referência aos tumores pulmonares, julgue os itens seguintes.
Um nódulo pulmonar solitário é referido como uma lesão em moeda, ou opacidade arredondada, isolada, com mais de 3 cm, sem associação com infiltrado, atelectasia ou adenopatia.
Câncer é um conjunto de doenças de herança complexa. Seu correto diagnóstico pode permitir um tratamento mais adequado e auxiliar no estabelecimento do prognóstico. A avaliação morfológica é de grande ajuda, porém reflete apenas uma pequena porção das modificações pelas quais o genoma de uma célula cancerígena passa. Avanços no estabelecimento do papel dos diversos genes e do ambiente na etiologia do câncer devem, em breve, possibilitar uma melhoria no diagnóstico precoce dessa doença.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, relativos à genética do câncer.
As alterações cromossômicas e genômicas dos tumores sólidos são comumente mais complexas do que em linfomas e leucemias.
Uma mulher de quarenta e nove anos de idade, com irregularidade menstrual há mais de seis meses, levemente hipertensa, mas compensada, magra, com boa atividade física semanal, não apresenta queixas quanto ao sono e ao apetite, alteração do peso ou dores. Ela se submeteu a densitometria óssea e a mamografia ambas há dois anos , cujos resultados foram normais, e videocolonoscopia há quatro anos , que identificou doença diverticular dos cólons.
Considerando que a paciente em questão procurou o ambulatório para realizar um checkup, julgue os itens a seguir.
Novas mamografia e densitometria óssea devem ser realizadas.
Em relação a perícia e auditoria médicas, julgue os itens a seguir.
Caso haja identificação de indícios de irregularidade no atendimento do paciente, cuja comprovação necessite de análise do prontuário médico, será permitida a retirada de cópias deste prontuário exclusivamente para fins de instrução da auditoria.
Um estudante de dezesseis anos de idade, em consulta no posto de saúde, informou que, há três dias, passou a apresentar febre de até 39 ºC, cefaleia retro-orbitária, astenia e mialgia intensa, que o impediam de realizar suas atividades rotineiras.
Considerando o caso clínico acima, e supondo que esse paciente esteja com dengue, julgue os itens subsecutivos.
Plaquetopenia menor que 100.000/mm3 e prova do laço positiva são critérios clínicos para o diagnóstico de febre hemorrágica da dengue.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...