Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com 34 anos de idade, taquígrafa de órgão da administração pública federal, cujo ritmo de trabalho intenso compreende apanhamento taquigráfico e revisão de textos no computador, havia 6 meses, apresentava dor e parestesia em mãos, que se agravaram, nos últimos 2 meses, na mão direita, apresentando piora, principalmente, no período da noite. No último mês, houve mutirão em seu trabalho, e ela computou 20 horas de serviços extraordinários por semana. A partir de então, notou o surgimento de parestesia também na face lateral das coxas. Na última semana, apresentou dificuldade para a execução de tarefas simples, tais como abrir latas, escovar os dentes e pentear os cabelos. Grávida de 26 semanas, a paciente foi submetida a teste de tolerância oral à glicose (TTOG) com sobrecarga de 75 g de glicose, que foi realizado na 1.ª hora e na 2.ª hora, com resultados de 180 mg% e 160 mg%, respectivamente.
Com base no quadro clínico hipotético acima, julgue os itens subsequentes.
A presença de fibromialgia, neuropatias compressivas e doenças autoimunes podem contribuir para o desencadeamento de LER/DORT no caso da paciente em apreço.
Tendo em vista que assepsia e antissepsia são pontos importantes na prevenção de infecções em cirurgia, julgue os itens a seguir, referentes aos cuidados perioperatórios com a assepsia e antissepsia.
Antissepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.
Paciente com cinquenta e oito anos de idade, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), deu entrada na UTI com diagnóstico de insuficiência respiratória aguda, cursando com febre e calafrios. No exame físico, o médico percebeu a gravidade do caso e solicitou raio X de tórax e gasometria arterial. Após os resultados dos exames, o médico solicitou a intervenção do fisioterapeuta respiratório. Antes de intervir, e para traçar sua conduta, o fisioterapeuta verificou a gasometria arterial do paciente, cujos resultados foram os seguintes: pH de 7,18, PaO2 de 70 mmHg; PaCO2 de 65 mmHg; HCO3 de 25 mEq/L; BE 3; SpO2 de 94%, para uma FiO2 de 50%.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
O referido paciente apresenta quadro de hipoventilação.
Julgue os itens a seguir, a respeito de hipertensão arterial sistêmica (HAS).
A interação medicamentosa entre verapamil e digoxina pode reduzir os níveis séricos do digital e seu efeito terapêutico.
Acerca dos efeitos neuropsiquiátricos dos medicamentos utilizados no tratamento da infecção pelo HIV, julgue os itens que se seguem.
O uso do aciclovir em doses altas pode provocar alucinações, insônia, depressão e agitação.
Com referência aos tumores pulmonares, julgue os itens seguintes.
Tumores carcinoides e de glândulas bronquiais geralmente são referidos como adenoma bronquial porque, na maioria dos casos, não são neoplasias malignas.
Câncer é um conjunto de doenças de herança complexa. Seu correto diagnóstico pode permitir um tratamento mais adequado e auxiliar no estabelecimento do prognóstico. A avaliação morfológica é de grande ajuda, porém reflete apenas uma pequena porção das modificações pelas quais o genoma de uma célula cancerígena passa. Avanços no estabelecimento do papel dos diversos genes e do ambiente na etiologia do câncer devem, em breve, possibilitar uma melhoria no diagnóstico precoce dessa doença.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, relativos à genética do câncer.
A comparação do genoma completo de um tumor com o genoma do indivíduo que o possui obtido de células não tumorais é uma estratégia que está sendo empregada na busca de genes relacionados ao câncer.
Uma senhora com setenta e oito anos de idade chegou ao serviço de urgência hospitalar com história de tontura e instabilidade postural havia um mês. Nos últimos três dias, ela tem apresentado febre intermitente de até 38,1 ºC, mialgia e erupções na pele, sem sintomas respiratórios. A paciente mostra-se um pouco desorientada no tempo e no espaço. Sua pressão arterial, em decúbito, é de 140 mmHg × 80 mmHg e, em ortostatismo, de 110 mmHg × 80 mmHg, sem aumento da frequência cardíaca. Verifica-se presença de ritmo cardíaco irregular e de sopro sistólico aórtico ++/6+. O resultado de exames laboratoriais demonstra leucopenia, com linfocitose relativa e atipia linfocitária.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
À suspeita clínica de endocardite, o agente mais provável seria o Staphylococcus epidermidis.
Em relação a perícia e auditoria médicas, julgue os itens a seguir.
Na hipótese de não contar, a priori, com os elementos indispensáveis, o médico não deve reconhecer a incapacidade do periciado, até posterior conclusão médico-pericial.
Um estudante de dezesseis anos de idade, em consulta no posto de saúde, informou que, há três dias, passou a apresentar febre de até 39 ºC, cefaleia retro-orbitária, astenia e mialgia intensa, que o impediam de realizar suas atividades rotineiras.
Considerando o caso clínico acima, e supondo que esse paciente esteja com dengue, julgue os itens subsecutivos.
O exame sumário de urina (EAS) do paciente em questão deverá apresentar importante proteinúria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...