Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, relacionados à possibilidade de risco de transmissão de infecção hospitalar por microrganismos específicos.
Staphylococcus aureus, Streptococcus sp e Cândida sp são microrganismos colonizadores da mucosa cutânea.
A respeito do controle de qualidade interno e externo em serviços de saúde, julgue os itens de 56 a 59.
Com a descentralização da gestão dos serviços de saúde, tornou-se imperativo o estabelecimento de instrumentos gerenciais e técnico-científicos, entre os quais a central de regulação e protocolos, que permitam responder adequadamente às necessidades de saúde da população, gerindo a oferta de serviços e agilizando o acesso da clientela, contribuindo, assim, com a organização do sistema e a implantação efetiva da sua regionalização e hierarquização.
Sabendo que a medicina legal, área bastante abrangente, compreende a relação entre a aplicação dos conhecimentos médicos e as matérias jurídicas, nos seus diversos campos criminal, cível, trabalhista e administrativo , com objetivo de instruir os inquéritos e processos e elucidar questões, julgue os itens a seguir, relativos à medicina legal, à perícia e aos peritos.
Os peritos não oficiais e os assistentes técnicos diferem na sua concepção em relação aos peritos oficiais, visto que os peritos não oficiais (ad hoc), peritos do juízo, só podem atuar na ausência do perito oficial e depois de firmar o compromisso de bem e desempenhar, fielmente, o encargo perante a autoridade solicitante da perícia; e os assistentes técnicos, peritos da parte, só podem atuar após a sua admissão pelo juiz. Já o perito oficial prescinde de firmar o compromisso, que é inerente à sua titulação, e sua atuação precede a do assistente técnico.
Um lactente de oito meses de vida foi levado ao prontosocorro devido a diarreia aquosa frequente há dois dias, acompanhada por vômitos no primeiro dia, irritabilidade, dor abdominal, recusa alimentar e febre baixa. No exame físico, observaram-se: criança irritada, com olhos encovados, boca e língua secas, lágrimas ausentes, sedenta (aceitando avidamente líquidos por via oral); sinal da prega desaparece lentamente (< 2 s), e peso corporal = 9 kg (segundo a mãe, a criança pesava 9,5 kg antes de adoecer.
A respeito desse quadro clínico, julgue os itens em seguida.
Deve-se iniciar a reidratação com soro oral com 50 a 100 mL/kg do peso corporal em volumes fracionados e pequenos intervalos de tempo, em um período de 4 a 6 horas, com acompanhamento contínuo.
Com relação à hipertensão arterial pulmonar secundária (HAPS), julgue os itens subsequentes.
Por meio da dopplerecocardiografia bidimensional, com mapeamento de fluxo em cores, permite-se a verificação da existência e a quantificação da hipertensão pulmonar, bem como a avaliação das repercussões dessa alteração sobre as câmaras cardíacas direitas. Nesse exame, a estimativa do nível da pressão arterial pulmonar (PAP) correlaciona-se intrinsecamente à medida obtida invasivamente por cateterismo cardíaco.
A respeito de aspectos anatomofisiológicos da traqueia e dos brônquios, julgue os itens em seguida.
A correção da fístula traqueoesofágica mediante o fechamento primário da fístula, em paciente que necessite de ventilação mecânica, deve ser realizada o quanto antes, a fim de evitar a deterioração do parênquima pulmonar pela aspiração crônica.
Um homem com 45 anos de idade, solteiro, desempregado, foi levado à emergência de um hospital psiquiátrico por policiais, por ter tentado estrangular uma vizinha. Ele já a vinha acusando de ser um robô e de fazer parte de um esquema montado pelo serviço de inteligência para espioná-lo e propagar que fosse homossexual, por meio de câmeras escondidas em seu quarto. O paciente também ouvia diferentes vozes que o perseguiam várias vezes durante o dia, monitoravam os seus pensamentos e colocavam sonhos eróticos com pessoas do mesmo sexo em sua cabeça. Ele foi expulso da faculdade aos 22 anos, ao final do segundo semestre, sem ter obtido o mínimo rendimento acadêmico, por agredir fisicamente a um colega de classe, acusando-o de propagar, por meio de sinais, que ele seria homossexual. Por igual motivo, foi demitido do único emprego, sete meses apenas após a admissão. Foi hospitalizado quinze vezes, sempre pelos mesmos motivos, mas, após as altas hospitalares, fazia uso irregular e por pouco tempo das drogas antipsicóticas típicas prescritas, apesar de não apresentar efeitos adversos significativos. A última internação ocorreu um ano antes e durou quatro semanas. Durante a entrevista, ele se apresentava bem arrumado, seu discurso era coerente e objetivo e sua afetividade, muito levemente embotada. Na oportunidade, ele considerou absurda a conduta dos policiais de o terem levado a um hospital psiquiátrico.
A respeito desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
O delírio desse paciente é persecutório e sistematizado.
Com relação a distúrbios puberais e vacinação, julgue os itens subsequentes.
Uma menina de três anos de idade, que apresente Tanner M4P1, deve submeter-se a exames tais como LH, FSH, estradiol, testosterona, progesterona e 17-hidroxiprogesterona, além de idade óssea, ultrassom pélvico e ressonância magnética de hipófise, para se diagnosticar a etiologia do quadro clínico.
Julgue os itens que se seguem, relacionados à possibilidade de risco de transmissão de infecção hospitalar por microrganismos específicos.
Procedimentos cirúrgicos constituem fonte de contaminação pelo vírus HCV, se realizados com equipamentos não esterilizados.
A respeito do controle de qualidade interno e externo em serviços de saúde, julgue os itens de 56 a 59.
A não conformidade menor encontrada durante o processo de avaliação consiste na falta de cumprimento de requisitos do sistema da qualidade que o julgamento e(ou) a experiência da equipe de avaliadores indique que provavelmente não implicará em quebra do sistema de qualidade, ou a uma adequação ou não implantação de parte de um requisito da norma de referência, que seja evidenciada pela equipe auditora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...