Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabendo que a medicina legal, área bastante abrangente, compreende a relação entre a aplicação dos conhecimentos médicos e as matérias jurídicas, nos seus diversos campos criminal, cível, trabalhista e administrativo , com objetivo de instruir os inquéritos e processos e elucidar questões, julgue os itens a seguir, relativos à medicina legal, à perícia e aos peritos.
Nos IMLs brasileiros, exercem-se atividades médicas que se caracterizam, basicamente, como medicina legal criminal.
Há cinco dias, a mãe de uma menina de um ano e cinco meses de idade levou-a ao posto de saúde, informando que a criança estava com coriza, febre (não aferida) e tosse seca, razão por que foi medicada com amoxicilina. A mãe relata que hoje a criança acordou muito cansada, gemente e com febre (para a qual ela ministrou, por conta própria, 10 gotas de dipirona há uma hora). Por tais motivos, a mãe retornou com a criança ao pronto-socorro. No exame físico, a criança apresenta-se gemente, prostrada, com palidez cutaneomucosa acentuada, saturação de oxigênio (O2) = 91% (ar ambiente), frequência respiratória = 60 irpm, temperatura axilar = 37,8 oC, frequência cardíaca = 130 bpm. A ausculta respiratória evidenciava crepitações finas em todo o hemitórax direito, estando o murmúrio vesicular abolido no terço inferior, acompanhado de macicez à percussão, também à direita.
Acerca do quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se subseguem.
A saturação de O2 registrada constitui um dos critérios de internação da criança.
Com relação à hipertensão arterial pulmonar secundária (HAPS), julgue os itens subsequentes.
Em pacientes com diagnóstico de HAPS, o sintoma mais comum é a dispneia paroxística noturna.
A respeito de aspectos anatomofisiológicos da traqueia e dos brônquios, julgue os itens em seguida.
A pressão do balão do tubo orotraqueal deve ser mantida sempre entre 20 mmHg e 30 mmHg para evitar a isquemia da mucosa traqueal e a consequente estenose traqueal associada à intubação traqueal.
Um homem com 45 anos de idade, solteiro, desempregado, foi levado à emergência de um hospital psiquiátrico por policiais, por ter tentado estrangular uma vizinha. Ele já a vinha acusando de ser um robô e de fazer parte de um esquema montado pelo serviço de inteligência para espioná-lo e propagar que fosse homossexual, por meio de câmeras escondidas em seu quarto. O paciente também ouvia diferentes vozes que o perseguiam várias vezes durante o dia, monitoravam os seus pensamentos e colocavam sonhos eróticos com pessoas do mesmo sexo em sua cabeça. Ele foi expulso da faculdade aos 22 anos, ao final do segundo semestre, sem ter obtido o mínimo rendimento acadêmico, por agredir fisicamente a um colega de classe, acusando-o de propagar, por meio de sinais, que ele seria homossexual. Por igual motivo, foi demitido do único emprego, sete meses apenas após a admissão. Foi hospitalizado quinze vezes, sempre pelos mesmos motivos, mas, após as altas hospitalares, fazia uso irregular e por pouco tempo das drogas antipsicóticas típicas prescritas, apesar de não apresentar efeitos adversos significativos. A última internação ocorreu um ano antes e durou quatro semanas. Durante a entrevista, ele se apresentava bem arrumado, seu discurso era coerente e objetivo e sua afetividade, muito levemente embotada. Na oportunidade, ele considerou absurda a conduta dos policiais de o terem levado a um hospital psiquiátrico.
A respeito desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
O prognóstico desse paciente é melhor do que o dos tipos desorganizado e indiferenciado.
Com relação a distúrbios puberais e vacinação, julgue os itens subsequentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Jane tem cinco anos de idade e, há cerca de dois meses, apresentou aumento bilateral das mamas, porém sem sinais flogísticos ou galactorreia. No seu exame físico foram constatadas: glândula mamária que não ultrapassa a aréola e ausência de pelos pubianos.
Nessa situação hipotética, trata-se de um quadro de puberdade precoce que deve ser tratado com análogo do GnRH.
Julgue os itens que se seguem, relacionados à possibilidade de risco de transmissão de infecção hospitalar por microrganismos específicos.
Infecções causadas por micobactérias ocorrem com menor frequência após procedimentos videolaparoscópicos e que envolvam cânulas de aspiração.Acerca de qualidade em serviços de saúde, julgue os itens seguintes.
A qualidade no setor de saúde é entendida como a sistematização de todos os seus processos, em todas as áreas e esferas de gestão, na busca da ética e da técnica. Os elementos-chave da qualidade são: total satisfação do cliente; priorização da qualidade; melhoria contínua; participação e comprometimento de todos; comunicação e capacitação.
Acerca da síndrome da falência múltipla de órgãos e da coagulação intravascular disseminada, julgue os itens a seguir.
A síndrome de disfunção multiorgânica pode originar-se, entre outras possibilidades, de aspiração brônquica e hipotensão arterial prolongada.
Uma mulher de 76 anos de idade apresenta queixas de fraqueza nas pernas e perda da sensibilidade nas extremidades dos membros inferiores há cerca de um ano. Em exame, constatou-se que ela é dislipidêmica em uso de pravastatina 20 mg/dia, hipotireoidea em uso de levotiroxina 75 mcg/dia e hipertensa em uso de enalapril 20 mg/dia. A paciente relatou que não apresenta quadro de diabetes melito nem histórico de doenças infecciosas.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
Nesse quadro clínico, deve-se, primeiramente, realizar dosagens sanguíneas de cálcio iônico, potássio, glicemia e outros, para afastar causas secundárias, e, em seguida, submeter a paciente a eletroneuromiografia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...