Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das alterações cervicais durante a gravidez e do rastreamento citológico e colposcópico do câncer de colo uterino, julgue os próximos itens.
O aumento da perfusão sanguínea cervical pode tornar as lesões acetobrancas mais proeminentes, após a aplicação do ácido acético.
Com relação à utilização de radioterapia no tratamento de diversos tumores benignos e malignos, julgue os itens a seguir.
A radioterapia de intensidade modulada do feixe (IMRT) no tratamento de tumores da região de cabeça e pescoço reduz a xerostomia devido à restrição de dose nas glândulas parótidas em torno de 26 Gy.
Com base na física das radiações e na radioproteção, julgue os próximos itens.
As alterações na corrente do tubo provocam alterações na quantidade de raios X, mas não alteram seu espectro de energia.
A endoscopia respiratória é recurso de extrema importância para elucidação diagnóstica e tratamento de doenças respiratórias. Acerca das condições para a realização desse exame, julgue os itens seguintes.
É de pouca valia a informação acerca do nível de reatividade tuberculínica das pessoas que trabalham em centros de broncoscopia.
Julgue os itens seguintes, acerca do manejo pré e pós-operatório na criança.
A despeito de alguns bons resultados relatados na década passada, o uso da glutamina na alimentação parenteral de recém-nascidos e lactentes submetidos a operações no trato digestivo é controverso, uma vez que não há comprovação de que melhore a permeabilidade intestinal, o balanço nitrogenado e a evolução nessas crianças.
Um prematuro extremo, de 7 dias de vida, vem evoluindo com sinais de septicemia, apresenta distensão abdominal e resíduo gástrico. O exame físico detectou abdome doloroso à palpação, eritema de parede abdominal periumbilical e plastrão em fossa ilíaca direita. Uma radiografia do abdome mostrou níveis hidroaéreos e pneumatose intestinal. O médico diagnosticou enterocolite necrosante.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Considere que uma radiografia do abdome, realizada posteriormente, tenha demonstrado a presença de ar no sistema porta. Nessa situação, há indicação de laparotomia exploradora, porque o risco de necrose intestinal é elevado.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da abordagem atual para casos de hepatoblastoma, julgue os itens de 70 a 74.
Nos casos de doença irressecável, quimioterapia neoadjuvante e transplante hepático ortotópico são estratégias terapêuticas com taxas de sobrevida livre de doença, em cinco anos, inferiores a 30%.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O enfermeiro que atua na clínica oncológica pediátrica precisa ter o domínio do conteúdo relacionado aos tumores sólidos mais freqüentes na infância. Acerca dos tumores infantis, julgue os itens subsequentes.
Um aspecto significante do tumor de Wilms é a alta incidência de associação com defeitos congênitos, entre os quais os mais frequentes são a anidria e as alterações do sistema gênito-urinário. Com frequência, faz-se o diagnóstico a partir das características clínicas e radiológicas e exames laboratoriais da elevação dos níveis urinários de catecolaminas.
Um paciente de 34 anos de idade, pedreiro autônomo, previamente hígido, deu entrada no pronto-socorro oftalmológico por trauma ocular à esquerda. Enquanto consertava parte do teto de uma construção, um pedaço de madeira caiu sobre seu olho esquerdo. Referia bastante dor local associada a redução importante da acuidade visual. No exame físico, verificou-se que a acuidade visual, no olho esquerdo, era de movimentos de mão e, no olho direito, 20/20. Apresentava edema palpebral com discreta laceração de pele no supercílio esquerdo. No exame biomicroscópico, o olho esquerdo apresentava hiperemia conjuntival intensa, com injeção ciliar e córnea sem lesões epiteliais; via-se um hifema total em câmara anterior, sendo impossível visualizar demais estruturas oculares. O olho direito encontrava-se normal. O resultado da tonometria de aplanação do olho direito foi de 14 mmHg e do olho esquerdo, 45 mmHg. Após esse exame inicial, o paciente foi internado e submetido a tratamento clínico com betabloqueadores e "-agonistas tópicos associados a midriáticos e corticosteroides tópicos, inibidores orais da anidrase carbônica e agentes hiperosmóticos. Ao final do terceiro dia de internação, a tonometria de aplanação do olho esquerdo estava em 38 mmHg, com pouca reabsorção do hifema, sendo possível observar a raiz da íris superior. O paciente relatava importante melhora da dor. Tomografia computadorizada de órbitas e ultrassonografia não revelaram lesões orbitárias nem de segmento posterior. Optou-se, portanto, em manter tratamento clínico e internação. Ao final do sexto dia, o paciente encontrava-se sem dor e com melhora da acuidade visual (20/80). No exame, era possível visualizar hifema discreto em reabsorção, íris em midríase farmacológica e cristalino intacto. A tonometria era de 25 mmHg. O paciente recebeu alta hospitalar com seguimento ambulatorial.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os próximos itens, relativos ao trauma ocular e
Nesse paciente, se houver lesão no seio camerular, provavelmente se tratará de recessão angular.
Uma primigesta de 18 anos de idade, com 29 semanas de idade gestacional, deu entrada na emergência referindo cefaleia e edema generalizado há 2 dias. Ao exame clínico, constata-se edema de membros inferiores +2/+4, pressão arterial de 170 mmHg × 116 mmHg, fundo uterino de 27 cm e frequência cardíaca fetal de 136 bpm, com uma contração a cada 20 minutos com duração de 15 segundos cada. A paciente não realizou pré-natal e desconhece seus níveis pressóricos pré-gravídicos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso a dopplerfluxometria dessa paciente mostre uma relação umbílico-cerebral de 0,79, uma relação sístole diástole em ambas as artérias uterinas, além de incisura protodiastólica bilateral, é correto afirmar que existe sofrimento fetal agudo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...