Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A terapêutica contra o câncer não é simples, e a obtenção da cura envolve procedimentos médicos invasivos, que trazem desconforto e sofrimento para o paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Infusão contínua intravenosa de opioides é o meio mais eficaz para controle no curto prazo da dor oncológica intensa em lactentes.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O enfermeiro que atua na clínica oncológica pediátrica precisa ter o domínio do conteúdo relacionado aos tumores sólidos mais freqüentes na infância. Acerca dos tumores infantis, julgue os itens subsequentes.
Na assistência de enfermagem à criança submetida à craniotomia supratentorial, recomenda-se a posição de Trendelemburg.
Um paciente de 34 anos de idade, pedreiro autônomo, previamente hígido, deu entrada no pronto-socorro oftalmológico por trauma ocular à esquerda. Enquanto consertava parte do teto de uma construção, um pedaço de madeira caiu sobre seu olho esquerdo. Referia bastante dor local associada a redução importante da acuidade visual. No exame físico, verificou-se que a acuidade visual, no olho esquerdo, era de movimentos de mão e, no olho direito, 20/20. Apresentava edema palpebral com discreta laceração de pele no supercílio esquerdo. No exame biomicroscópico, o olho esquerdo apresentava hiperemia conjuntival intensa, com injeção ciliar e córnea sem lesões epiteliais; via-se um hifema total em câmara anterior, sendo impossível visualizar demais estruturas oculares. O olho direito encontrava-se normal. O resultado da tonometria de aplanação do olho direito foi de 14 mmHg e do olho esquerdo, 45 mmHg. Após esse exame inicial, o paciente foi internado e submetido a tratamento clínico com betabloqueadores e "-agonistas tópicos associados a midriáticos e corticosteroides tópicos, inibidores orais da anidrase carbônica e agentes hiperosmóticos. Ao final do terceiro dia de internação, a tonometria de aplanação do olho esquerdo estava em 38 mmHg, com pouca reabsorção do hifema, sendo possível observar a raiz da íris superior. O paciente relatava importante melhora da dor. Tomografia computadorizada de órbitas e ultrassonografia não revelaram lesões orbitárias nem de segmento posterior. Optou-se, portanto, em manter tratamento clínico e internação. Ao final do sexto dia, o paciente encontrava-se sem dor e com melhora da acuidade visual (20/80). No exame, era possível visualizar hifema discreto em reabsorção, íris em midríase farmacológica e cristalino intacto. A tonometria era de 25 mmHg. O paciente recebeu alta hospitalar com seguimento ambulatorial.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os próximos itens, relativos ao trauma ocular e
Nesse paciente, se houver recessão angular, deverão ser prescritos mióticos.
Uma primigesta de 18 anos de idade, com 29 semanas de idade gestacional, deu entrada na emergência referindo cefaleia e edema generalizado há 2 dias. Ao exame clínico, constata-se edema de membros inferiores +2/+4, pressão arterial de 170 mmHg × 116 mmHg, fundo uterino de 27 cm e frequência cardíaca fetal de 136 bpm, com uma contração a cada 20 minutos com duração de 15 segundos cada. A paciente não realizou pré-natal e desconhece seus níveis pressóricos pré-gravídicos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso a paciente acima evolua com normalização dos níveis tensionais após o uso de hipotensores e preservação da vitalidade fetal e subitamente manifeste um quadro de dor abdominal súbita com hipertonia uterina e bradicardia fetal, o diagnóstico mais provável é de descolamento prematuro de placenta.
Com relação à patologia mamária, julgue os próximos itens.
O tumor T2N1 pertence ao estadiamento clínico IIA.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de identificação dos criminosos por meio da observação de membros amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária ou policial. A técnica da tomada das impressões plantares é mais confortável e simples de se realizar em recém-nascidos.
As cardiopatias congênitas são patologias frequentes, mas a sua taxa de detecção pré-natal é baixa. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
No corte de quatro câmaras, observa-se a banda moderadora no ventrículo esquerdo, a qual, entre outras características, o diferencia do ventrículo direito.
Acerca de doenças benignas do trato genital inferior, julgue os próximos itens.
Os cistos teca-luteínicos são os mais comuns dos cistos ovarianos funcionais. Em geral, são unilaterais, volumosos e exigem procedimento cirúrgico.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das doenças do trato gastrointestinal mais prevalentes na população, com impacto relevante na qualidade de vida do indivíduo quando não diagnosticada ou tratada adequadamente. Com relação a essa doença, julgue os próximos itens.
O exame endoscópico não mostra erosões esofágicas na maioria dos pacientes com sintomas típicos de DRGE. São considerados como DRGE não-erosiva.
Quanto a pólipos gástricos e neoplasias gástricas, julgue os itens a seguir.
Os carcinomas gástricos são divididos, segundo a classificação de Nakamura, em carcinoma indiferenciado e carcinoma diferenciado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...