Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Se, na evolução do quadro clínico em apreço, surgir nódulo tireoidiano que apresente crescimento rápido e indolor, apesar da instituição do tratamento adequado, deve-se considerar a possibilidade de
linfoma primário de tireoide.
doença de Addison.
síndrome de Sjögren.
miastenia grave.
carcinoma anaplásico de tireoide.
Um paciente de 61 anos de idade, tabagista desde os 15 anos de idade, há quatro meses tem tosse produtiva e dispnéia aos médios esforços. Relata quadro semelhante no ano passado, no outono e inverno. No exame, apresentou PA de 110 mmHg × 70 mmHg, FC de 82 bpm, FR de 24 rpm. Bom estado geral, eupnéico, acianótico, com roncos e sibilos difusos bilateralmente. Ritmo cardíaco regular, 2T, bulhas normofonéticas, sem sopros e extremidades sem edema.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
O abandono do tabagismo é a intervenção individual mais efetiva e com melhor custo/efetividade para reduzir o risco de desenvolvimento e progressão da doença dos pacientes em situação semelhante à do paciente em apreço.
Considerando as doenças febris, julgue os itens a seguir.
Na difteria, o tratamento fundamental basea-se na eritromicina, que possui uma potência bactericida intensa sobre o Corynebacterium diphteriae. O esquema recomendado é de 40 a 50 mg/([email protected]), em 4 doses, por via oral, durante 14 dias.
Texto para os itens de 51 a 66.
Constam, da prescrição de um paciente de 47 anos de idade, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e angina estável, os seguintes medicamentos: metformina 1.000 mg/dia, rosiglitazona 4 mg/dia, hidroclorotiazida 12,5 mg/dia, enalapril 40 mg/dia, ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, dinitrato de isossorbida 80 mg/dia e atenolol 25 mg/dia.
Em relação aos medicamentos citados no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A metformina possui como uma de suas ações básicas a redução da gliconeogênese hepática.
A respeito de quadros de dor crônica, julgue os seguintes itens.
Sob condições fisiológicas, a transmissão do estímulo nocivo para a medula espinhal é feita fundamentalmente pelas fibras B — não mielinizadas — e C — pouco mielinizadas e de condução rápida.
De acordo com a finalidade do exame citológico, deve-se empregar agente adequado para fixação da amostra. Acerca da possibilidade de utilização de determinado fixador de acordo com a finalidade do exame, julgue os itens subsequentes.
Álcool metílico é utilizado para a rotina diagnóstica em citopatologia ginecológica, quando da não disponibilidade do álcool etílico.
Com relação aos aspectos da fisiologia do exercício ligada ao teste ergométrico (TE), julgue os itens que se seguem.
A redistribuição do fluxo sanguíneo durante o exercício decorre de ajustes que garantem vasodilatação na musculatura ativa. Isso ocorre exclusivamente mediante ativação simpática, por vias colinérgicas, e vasoconstrição compensatória em locais de baixo trabalho muscular.
Com relação à anestesia no neuroeixo, julgue os próximos itens.
Dor lombar, dor radicular, paralisia de nervos cranianos e bradicardia são as reações adversas que podem ocorrer após a administração do tampão sanguíneo peridural para o tratamento da cefaleia pós-raquicentese.
Assinale a opção incorreta com relação à anatomia hepática.
A veia porta fornece 25% da oxigenação do fígado.
O lobo direito possui quatro segmentos.
O lobo caudal é o segmento I.
O segmento IV se subdivide em A e B.
A artéria hepática fornece 25% do fluxo de sangue do fígado.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um paciente de 58 anos de idade, sem quaisquer sintomas, procurou atendimento médico ambulatorial com vistas à realização de checkup. Informou ser tabagista há 25 anos e que sua mãe e seu pai faleceram de ataque cardíaco, ambos aos 75 anos de idade. Relatou também sedentarismo. O exame clínico mostrou: paciente consciente, orientado, eupneico, pressão arterial de 95 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 75 bpm, índice de massa corporal igual a 28 kg/m2. Exame do aparelho respiratório e do abdome sem anormalidades. Extremidades com discretas varizes em membros inferiores. O exame cardiovascular evidenciou precórdio calmo, ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo e na linha hemiclavicular esquerda, com 2,5 cm de extensão, com impulsividade aumentada (cupuliforme), presença de frêmito sistólico +3/+4 em foco aórtico irradiado para fúrcula esternal e ao longo do trajeto das artérias carótidas. Auscultou-se ritmo cardíaco regular em três tempos à custa de quarta bulha, segunda bulha única em foco aórtico (apenas componente P2), presença de clique sistólico sucedido por sopro sistólico ejetivo, grau IV de Levine, mais bem audível em foco aórtico e irradiado para a base do pescoço e para as artérias carótidas, que reduz de intensidade após a realização da manobra de preensão manual (hand grip), pulso carotídeo tem amplitude reduzida e enchimento com duração lentificada, ausência de turgência jugular a 45º. O eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, com frequência ventricular média de 70 spm, eixo do QRS a -35º, sobrecarga atrial esquerda, onda S em V1 com 35 mm de amplitude, infradesnivelamento do segmento ST com onda T negativa (padrão strain) em derivações V5 e V6.
Considerando os dados clínico-laboratoriais apresentados acima, julgue os itens de 11 a 16.
A presença de frêmito sistólico, sopro sistólico ejetivo e as características do pulso carotídeo compõem a chamada tríade clássica de estenose aórtica e associam-se a mau prognóstico.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...