Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A indicação terapêutica de primeira escolha para a paciente descrita é
o tamoxifeno.
o propranolol.
a levotiroxina.
o ácido iopanóico.
a amoxicilina com clavulonato.
Um paciente de 61 anos de idade, tabagista desde os 15 anos de idade, há quatro meses tem tosse produtiva e dispnéia aos médios esforços. Relata quadro semelhante no ano passado, no outono e inverno. No exame, apresentou PA de 110 mmHg × 70 mmHg, FC de 82 bpm, FR de 24 rpm. Bom estado geral, eupnéico, acianótico, com roncos e sibilos difusos bilateralmente. Ritmo cardíaco regular, 2T, bulhas normofonéticas, sem sopros e extremidades sem edema.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A espirometria é o padrão ouro para o diagnóstico e estadiamento do quadro clínico em questão.
Considerando as doenças febris, julgue os itens a seguir.
A febre tifoide é um quadro septicêmico. Para o diagnóstico microbiológico, é recomendado coprocultura na primeira e na segunda semanas de doença, quando ela possui maior sensibilidade, e hemoculturas na terceira semana de doença, quando possui maiores índices de positividade.
Texto para os itens de 51 a 66.
Constam, da prescrição de um paciente de 47 anos de idade, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e angina estável, os seguintes medicamentos: metformina 1.000 mg/dia, rosiglitazona 4 mg/dia, hidroclorotiazida 12,5 mg/dia, enalapril 40 mg/dia, ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, dinitrato de isossorbida 80 mg/dia e atenolol 25 mg/dia.
Em relação aos medicamentos citados no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A ação antiagregante plaquetária do ácido acetilsalicílico decorre da acetilação irreversível da enzima ciclo-oxigenase das plaquetas e do endotélio vascular.
Uma paciente de 35 anos de idade queixa-se de dor crônica e difusa, que acomete tronco, ambos os membros superiores e o membro inferior direito. Refere que a dor é do tipo pontada, acompanhada de sensações parestésicas, e que se agrava com mudança climática e tensão emocional. Ao exame clínico, apresenta dor à palpação de nove tender points. Essa paciente foi diagnosticada como portadora de fibromialgia e foi prescrito tratamento farmacológico.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A dor apresentada pela paciente pode ser classificada como disseminada.

A respeito dos aspirados celulares, julgue os itens que se seguem.
A principal preocupação quando há penetração de uma artéria calibrosa na punção por agulha fina é a diluição do material pelo sangue periférico, prejudicando a análise uma vez que as complicações clínicas são mínimas.Com relação aos aspectos da fisiologia do exercício ligada ao teste ergométrico (TE), julgue os itens que se seguem.
Tensão intramiocárdica, contratilidade e frequência cardíaca (FC) são importantes fatores que influenciam o consumo de oxigênio pelo miocárdio (MVO2).
Com relação à anestesia no neuroeixo, julgue os próximos itens.
A cifose torácica é um dos determinantes da extensão torácica do nível sensitivo durante a raquianestesia com solução hiperbárica em indivíduo em decúbito dorsal horizontal.
Assinale a opção que não constitui indicação cirúrgica para tratamento da colite ulcerativa.
intratabilidade clínica
presença de displasia ou carcinoma
retardo no crescimento
sangramento colônico maciço
megacólon tóxico
Julgue as situações clínicas apresentadas nos itens subsequentes de acordo com o Programa de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância do Ministério da Saúde do Brasil.
I Uma criança com 4 anos de idade, febre e tosse há 3 dias, frequência respiratória de 50 irm, sem tiragem intercostal, sem estridor ou sibilância não deve ter o diagnóstico de pneumonia.
II Uma criança agudamente doente, que consegue mamar no peito da mãe ou beber líquido em um recipiente, que não está vomitando e não apresenta história de convulsões não apresenta sinais gerais de perigo.
III O diagnóstico mais provável de um pré-escolar com queixa de dor e secreção purulenta visível em orelha esquerda há 5 dias é infecção aguda do ouvido.
IV Considere que uma lactente com 2 anos de idade, procedente da periferia de Brasília, seja apresentada na emergência de um hospital com relatos de estar com febre há 2 dias, vomitar tudo o que ingere e não ingerir líquidos, e que, no exame físico, apresente rigidez de nuca e petéquias distribuídas pelo corpo. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é doença febril.
V O diagnóstico de uma criança com 1 ano de idade, diarreia há 14 dias e sangue nas fezes é desidratação grave.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e III.
II e IV.
IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...