Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com 25 anos de idade estava internada em um hospital especializado para tratamento de lúpus eritematoso sistêmico em atividade e insuficiência renal crônica — estava em tratamento hemodialítico crônico. Foram solicitados exames laboratoriais de sangue para auxiliar na avaliação da situação clínica.
Com relação a essa situação hipotética, para que o laboratório de análises clínicas do nosocômio possa atender à demanda em apreço, é indispensável que a coleta de sangue venoso obedeça a determinadas regras básicas, com vistas a fornecer resultados adequados, e que sejam tomadas precauções para minimizar o risco de infecção hospitalar. Com relação aos procedimentos que devem ser adotados pelo laboratório, julgue os itens que se seguem.
A fim de prevenir alterações nos resultados de certos exames, deve-se evitar o procedimento de bater com dois dedos sobre a veia que será puncionada, o que poderia causar hemólise capilar, assim como deve-se evitar que o torniquete seja continuamente apertado por mais de 1 minuto, por causa do risco de hemoconcentração.
Caso clínico para os itens de 92 a 100
Um paciente com 23 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico. Ele foi admitido com escala de coma de Glasgow (ECG) de 12 e pupilas médias, reagentes a estímulo luminoso. Tomografia de crânio sem contraste evidenciou Brain Swelling, sem desvio da linha média ou lesões focais expansivas.
No que se refere ao manejo desse paciente, julgue os itens que se seguem.
O edema cerebral apresentado por esse paciente pode ser classificado como vasogênico ou citotóxico. O edema vasogênico é resultado da quebra da barreira hemotoencefálica e ocorre logo após o trauma. O edema citotóxico decorre do intumescimento celular e é mais tardio; ocorre 1 a 2 semanas após TCE.
Uma paciente de 26 anos de idade, G0P0, hígida, há 8 meses passou a apresentar irregularidade menstrual de padrão oligomenorreico, que evoluiu, há 4 meses, para amenorreia. Há 2 meses, associaram-se ao quadro insônia, cefaleia e sintomas vasomotores. Ela refere ausência de outros sinais e sintomas. A dosagem de FSH foi de 50 mUi/mL, repetida e confirmada em um intervalo de 10 dias. O $HCG foi negativo.
Com base nessa situação clínica, julgue os itens a seguir.
História familiar semelhante de falência ovariana prematura, como na situação em tela, é encontrada em 40% dos casos.
Considerando o diabetes melito gestacional (DMG), julgue os itens subsequentes.
O grupo de estudo em diabetes e gravidez adota o uso das glicemias de jejum e de 2 horas (utilizando o teste de tolerância a glicose com sobrecarga oral de 75 g de glicose anidra) para diagnóstico do DMG.
Com relação à síndrome do intestino irritável, à proctalgia fulgax e à síndrome da úlcera retal solitária, julgue os itens a seguir.
A condição ocorre mais frequentemente em mulheres, tem etiologia desconhecida, sendo em grande parte de origem psicogênica, levando a um espasmo do músculo levantador do ânus.
Uma paciente de 28 anos de idade procurou atendimento médico devido a dispneia (inicialmente aos grandes e atualmente aos médios esforços) e palpitações taquicárdicas. Seu exame físico mostrou basicamente icuts cordis localizado no 5.º espaço intercostal e na linha hemiclavicular esquerdos, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha em área mitral, onde se ausculta estalido de abertura da mitral e sopro diastólico com reforço pré-sistólico. O eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal com sinais de sobrecarga atrial esquerda. O radiograma de tórax mostrou aumento do átrio esquerdo e linhas B de Kerley nos campos pulmonares. Considerando as informações clínico-laboratoriais apresentadas nesse quadro clínico, julgue os itens de 131 a 136.
A presença de reforço pré-sistólico evidencia que há moderado grau de insuficiência mitral funcional.
As afecções que acometem o pâncreas apresentam características próprias que representam um desafio tanto diagnóstico quanto terapêutico para o médico. Com relação a essas afecções, julgue os itens subsequentes.
A maioria dos pseudocistos pancreáticos comunica-se com o sistema ductal pancreático, e esses pacientes, tipicamente, apresentam elevações persistentes das enzimas pancreáticas circulantes.
A respeito das doenças cirúrgicas das pleuras, julgue os itens a seguir.
Em um paciente que tem diagnóstico pela primeira vez de pneumotórax espontâneo primário (com acometimento de menos de 20% do volume pulmonar) com sintomas leves, a conduta terapêutica inicial pode ser conservadora, com observação sob internação hospitalar, controle com radiografia de tórax e alta após estabilidade clínica e radiológica.
Com relação à semiologia cardiovascular, julgue os itens a seguir.
O knock pericárdico é um ruído que se associa à sístole atrial, semelhante à quarta bulha cardíaca. No entanto, é mais precoce e tem frequência sonora mais alta que essa bulha, podendo ser auscultado em pacientes com tamponamento cardíaco.
Julgue os próximos itens em relação aos aneurismas arteriais.
A correção cirúrgica para a maioria dos aneurismas toracoabdominais degenerativos tipo I, II e III da classificação de Crawford e aneurisma torácico descendente isolado deve ser realizada em aneurismas acima de 6 cm.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...