Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 28 anos de idade procurou atendimento médico devido a dispneia (inicialmente aos grandes e atualmente aos médios esforços) e palpitações taquicárdicas. Seu exame físico mostrou basicamente icuts cordis localizado no 5.º espaço intercostal e na linha hemiclavicular esquerdos, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha em área mitral, onde se ausculta estalido de abertura da mitral e sopro diastólico com reforço pré-sistólico. O eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal com sinais de sobrecarga atrial esquerda. O radiograma de tórax mostrou aumento do átrio esquerdo e linhas B de Kerley nos campos pulmonares. Considerando as informações clínico-laboratoriais apresentadas nesse quadro clínico, julgue os itens de 131 a 136.
Dependendo de avaliação laboratorial complementar, podese optar pela comissurotomia mitral cirúrgica ou pela valvotomia mitral percutânea por balão para o tratamento definitivo da doença dessa paciente.
Acerca das diversas afecções, benignas e malignas que podem acometer a parede abdominal, julgue os itens a seguir.
Segundo a classificação de Nyhus para hérnias da região inguinal e virilha, as hérnias inguinais diretas e as hérnias femorais, ambas não recidivadas, correspondem ao tipo III.
Um paciente de 65 anos de idade procurou atendimento médico de emergência com queixa de dispneia, dor torácica do tipo pleurítica e hemoptise. Informou ter diagnóstico de câncer de próstata, realizou cirurgia abdominal há 2 semanas para tratamento e, durante o pós-operatório, apresentou episódio de trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo. O exame clínico mostrou pressão arterial de 130 mmHg × 75 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm, frequência respiratória de 25 irpm. O exame pulmonar mostrou discretos estertores na base do hemitórax direito, ritmo cardíaco regular taquicárdico, com hiperfonese da segunda bulha, membro inferior esquerdo com edema assimétrico, quente e doloroso (em bota de cano longo).
Com base no caso clínico acima, julgue os itens seguintes.
Nessa situação, o risco de embolia pulmonar é alto, conforme avaliado pelo escore de Wells.
Com relação às úlceras de perna e às angiodisplasias, julgue os próximos itens.
A maioria dos pacientes com úlceras venosas têm passado de trombose.
Um indivíduo levou um golpe na cabeça com um bastão roliço e pesado de madeira. Nessa situação, não se deve encontrar
descontinuidade do couro cabeludo com contornos irregulares.
solução de continuidade da calota craniana, simples ou múltipla.
coleção sanguínea sob a galha, passível de ser aspirada com uma seringa.
coleção serosa sob a galha.
orifício redondo regular na calvária.
Julgue os itens a seguir, relativos às infecções osteoarticulares.
Em casos de artrite séptica, na fase aguda, antes da administração endovenosa de antibióticos, a hemocultura é positiva em cerca de 75% dos casos.
Em saúde pública, as medidas preventivas são classificadas como primárias, secundárias ou terciárias. Com relação a essas medidas, julgue os itens seguintes.
O trabalho multiprofissional que busca oferecer suporte físico, mental e social, com objetivo de reintegrar um paciente com sequela de acidente vascular cerebral à família, ao trabalho e à sociedade, é considerado uma medida de prevenção terciária.
Caso clínico para os itens de 92 a 100
Um paciente com 23 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico. Ele foi admitido com escala de coma de Glasgow (ECG) de 12 e pupilas médias, reagentes a estímulo luminoso. Tomografia de crânio sem contraste evidenciou Brain Swelling, sem desvio da linha média ou lesões focais expansivas.
Após 6 horas de evolução, o paciente referido no caso clínico anterior apresentou piora do quadro, com rebaixamento do nível de consciência, atestado pelos seguintes dados: ECG 7, pupilas médias fracamente fotorreagentes, FC 68 bpm, PA 92/50 mmHg, pequeno esforço respiratório com FR 12 ipm e ausculta pulmonar sem ruídos adventícios, abdome com ruídos hidroaéreos diminuídos, porém sem sinais de irritação peritoneal, débito urinário de 20mL/h com urina concentrada, temperatura axilar 38,2 ºC. Apresentava os seguintes resultados de exames: glicemia capilar de 289 mg/dL, Hct 28%, Hb 9,3, leucócitos totais 6.000, plaquetas 250.000, SpO2 de 92%, ph 7,32, pO2 85, pCO2 46, HCO3 26, Na 131, K 4,0, Mg 2,2.
Com base na evolução do quadro, julgue os itens que se seguem.
Há indicação de pronta intubação e instalação da ventilação mecânica, com hiperventilação, com o intuito de promover vasoconstrição cerebral e evitar edema do parênquima cerebral.
Uma paciente de 26 anos de idade, G0P0, hígida, há 8 meses passou a apresentar irregularidade menstrual de padrão oligomenorreico, que evoluiu, há 4 meses, para amenorreia. Há 2 meses, associaram-se ao quadro insônia, cefaleia e sintomas vasomotores. Ela refere ausência de outros sinais e sintomas. A dosagem de FSH foi de 50 mUi/mL, repetida e confirmada em um intervalo de 10 dias. O $HCG foi negativo.
Com base nessa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A pesquisa do cariótipo, nesses casos de falência ovariana prematura, é particularmente indicada nas pacientes com menos de 30 anos de idade ou na presença de história familiar.
Com relação ao tratamento do DM, julgue os itens que se seguem.
As sulfoniluréias ligam-se nos canais de potássio ATP-sensíveis por meio de um receptor específico (subunidade SUR), desencadeando a cascata que levará à liberação da insulina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...