Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 26 anos de idade, G0P0, hígida, há 8 meses passou a apresentar irregularidade menstrual de padrão oligomenorreico, que evoluiu, há 4 meses, para amenorreia. Há 2 meses, associaram-se ao quadro insônia, cefaleia e sintomas vasomotores. Ela refere ausência de outros sinais e sintomas. A dosagem de FSH foi de 50 mUi/mL, repetida e confirmada em um intervalo de 10 dias. O $HCG foi negativo.
Com base nessa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Entre as etiologias genéticas, encontram-se a trissomia X, com ou sem mosaicismo, a deficiência da 17 "-hidroxilase, a galactosemia e as anormalidades do receptor de FSH.
Considerando o diabetes melito gestacional (DMG), julgue os itens subsequentes.
As alterações endocrinometabólicas na primeira metade da gestação, são caracterizadas por diminuição da tolerância à glicose e hiperinsulinismo, levando ao estado diabetogênico.
Com relação à síndrome do intestino irritável, à proctalgia fulgax e à síndrome da úlcera retal solitária, julgue os itens a seguir.
A síndrome da úlcera retal solitária não tem necessariamente de ser solitária, nem tem de ser limitada ao reto; de fato pode ser polipoide, em vez de ulcerosa.
Uma paciente de 28 anos de idade procurou atendimento médico devido a dispneia (inicialmente aos grandes e atualmente aos médios esforços) e palpitações taquicárdicas. Seu exame físico mostrou basicamente icuts cordis localizado no 5.º espaço intercostal e na linha hemiclavicular esquerdos, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha em área mitral, onde se ausculta estalido de abertura da mitral e sopro diastólico com reforço pré-sistólico. O eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal com sinais de sobrecarga atrial esquerda. O radiograma de tórax mostrou aumento do átrio esquerdo e linhas B de Kerley nos campos pulmonares. Considerando as informações clínico-laboratoriais apresentadas nesse quadro clínico, julgue os itens de 131 a 136.
Embora o ecodopplercardiograma transtorácico seja útil na confirmação e avaliação da situação clínica em tela, é de recomendação obrigatória a realização de estudo hemodinâmico completo (oximetria, manometria e angiocardiografias) nessa paciente.
As afecções que acometem o pâncreas apresentam características próprias que representam um desafio tanto diagnóstico quanto terapêutico para o médico. Com relação a essas afecções, julgue os itens subsequentes.
O adenocarcinoma ductal é o tipo histopatológico mais comum de neoplasia pancreática maligna.
Um paciente de 22 anos de idade, com passado de tuberculose pulmonar bilateral extensa, procura atendimento médico por dispneia aos médios esforços e cujos exames mostram: FEV1 = 1,3 L. A tomografia computadorizada do tórax mostra grandes bolhas no parênquima pulmonar à direita.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse paciente, há grande possibilidade de haver significativo shunt.
Com relação à semiologia cardiovascular, julgue os itens a seguir.
O desdobramento paradoxal da segunda bulha cardíaca ocorre quando existe um retardo na despolarização do ventrículo direito, fazendo que o componente pulmonar da segunda bulha fique permanentemente atrasado em relação ao componente aórtico, podendo decorrer de bloqueio pelo ramo direito do feixe de His, estenose pulmonar e tetralogia de Fallot, entre outras causas.
O aparecimento de endoleaks é uma das complicações que podem ocorrer após o tratamento endovascular dos aneurismas da aorta abdominal com colocação de stent. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
As artérias lombares, polares renais e artéria mesentérica inferior patente são causas de endoleaks, sendo que a endoleak tipo II é a mais frequente.

entrada de projétil disparado a curta-distância.
entrada de projétil disparado a longa distância.
entrada de projétil semiencamisado.
saída de projétil.
reentrada de projétil.
Julgue os itens a seguir, relativos às infecções osteoarticulares.
Em recém-nascidos, a Neisseeria gonorrheae é o principal agente etiológico das artrites sépticas, além dos bacilos gram-negativos e os Streptococcus do grupo B.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...