Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, acerca de pré-operatório, manejo cirúrgico e pós-operatório em coloproctologia.
A restrição de fluidos intraoperatórios em operações orificiais com a finalidade de diminuir a incidência da retenção urinária pós-operatória é um mito, sem apoio na literatura médica.
Uma paciente de 28 anos de idade procurou atendimento médico devido a dispneia (inicialmente aos grandes e atualmente aos médios esforços) e palpitações taquicárdicas. Seu exame físico mostrou basicamente icuts cordis localizado no 5.º espaço intercostal e na linha hemiclavicular esquerdos, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha em área mitral, onde se ausculta estalido de abertura da mitral e sopro diastólico com reforço pré-sistólico. O eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal com sinais de sobrecarga atrial esquerda. O radiograma de tórax mostrou aumento do átrio esquerdo e linhas B de Kerley nos campos pulmonares. Considerando as informações clínico-laboratoriais apresentadas nesse quadro clínico, julgue os itens de 131 a 136.
A dispneia progressiva apresentada pela paciente e a constatação das linhas B de Kerley na radiografia de tórax associam-se essencialmente à mesma base fisiopatológica.
Acerca das diversas afecções, benignas e malignas que podem acometer a parede abdominal, julgue os itens a seguir.
A persistência do ducto onfalomesentérico resulta em uma anomalia conhecida como onfalocele, porém, não está relacionada com o divertículo de Meckel.
Um paciente de 22 anos de idade, com passado de tuberculose pulmonar bilateral extensa, procura atendimento médico por dispneia aos médios esforços e cujos exames mostram: FEV1 = 1,3 L. A tomografia computadorizada do tórax mostra grandes bolhas no parênquima pulmonar à direita.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Considere que nesse paciente tenha sido constatada supuração pulmonar crônica. Nessa condição, está indicada a pneumonectomia direita.No que se refere ao infarto do miocárdio com supradesnivelamento do ST (IMC-ST), julgue os itens que se seguem.
Pacientes com IMC-ST que tenham manifestações clínicas e(ou) eletrocardiográficas de comprometimento do ventrículo direito, hipotensão e bradicardia têm significativo benefício com o uso de nitratos por via intravenosa, visando à redução da pré-carga de trabalho do coração.
O aparecimento de endoleaks é uma das complicações que podem ocorrer após o tratamento endovascular dos aneurismas da aorta abdominal com colocação de stent. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
As endoleaks tipo I e IV devem ser tratadas imediatamente.
A respeito das lesões produzidas pela eletricidade ou pela ação térmica, assinale a opção correta.
A lesão produzida pela eletricidade artificial é denominada eletroplessão, com ou sem a morte da vítima.
A queimadura elétrica é produzida pelo efeito ampère.
A lesão produzida pela eletricidade natural com morte da vítima denomina-se fulguração.
A lesão produzida por eletricidade artificial é de bordas definidas e centro amolecido.
A queimadura de terceiro grau é caracterizada pela formação de flictenas.
Julgue os itens a seguir, relativos às infecções osteoarticulares.
A ecografia do quadril tem alta especificidade para identificar a presença de artrite séptica do quadril, sendo pouco dependente da experiência do examinador.
Em saúde pública, as medidas preventivas são classificadas como primárias, secundárias ou terciárias. Com relação a essas medidas, julgue os itens seguintes.
A pesquisa e a detecção de nódulo mamário calcificado, por meio de mamografia digital, realizada em uma paciente com 48 anos de idade, assintomática e com história familiar de câncer de mama, são consideradas medidas de prevenção secundária.
Caso clínico para os itens de 92 a 100
Um paciente com 23 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico. Ele foi admitido com escala de coma de Glasgow (ECG) de 12 e pupilas médias, reagentes a estímulo luminoso. Tomografia de crânio sem contraste evidenciou Brain Swelling, sem desvio da linha média ou lesões focais expansivas.
No que se refere ao manejo desse paciente, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, não há indicação de uso de corticoide para tratamento ou profilaxia de edema cerebral, pois a literatura médica indica que seu uso em pacientes graves é deletério.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...