Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

uma escoriação em placa.
uma ferida contusa.
um hematoma.
uma bossa.
um derrame.
A respeito das afecções congênitas do quadril e do fêmur, julgue os itens de 96 a 101.
A marcha de Trendelenburg faz parte do quadro clínico de pacientes com coxa valga congênita.
Uma paciente com 25 anos de idade estava internada em um hospital especializado para tratamento de lúpus eritematoso sistêmico em atividade e insuficiência renal crônica — estava em tratamento hemodialítico crônico. Foram solicitados exames laboratoriais de sangue para auxiliar na avaliação da situação clínica.
Com relação a essa situação hipotética, para que o laboratório de análises clínicas do nosocômio possa atender à demanda em apreço, é indispensável que a coleta de sangue venoso obedeça a determinadas regras básicas, com vistas a fornecer resultados adequados, e que sejam tomadas precauções para minimizar o risco de infecção hospitalar. Com relação aos procedimentos que devem ser adotados pelo laboratório, julgue os itens que se seguem.
Considerando que a paciente tenha uma fístula arteriovenosa (para realização de hemodiálise), o médico assistente deve recomendar que o flebotomista priorize a punção dessa região pela facilidade de acesso venoso.
Caso clínico para os itens de 92 a 100
Um paciente com 23 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico. Ele foi admitido com escala de coma de Glasgow (ECG) de 12 e pupilas médias, reagentes a estímulo luminoso. Tomografia de crânio sem contraste evidenciou Brain Swelling, sem desvio da linha média ou lesões focais expansivas.
No que se refere ao manejo desse paciente, julgue os itens que se seguem.
Não há necessidade de realização de tomografia computadorizada de crânio, visto que o trauma foi classificado como leve por meio da ECG, assegurando bom prognóstico para o quadro clínico.
Uma paciente de 26 anos de idade, G0P0, hígida, há 8 meses passou a apresentar irregularidade menstrual de padrão oligomenorreico, que evoluiu, há 4 meses, para amenorreia. Há 2 meses, associaram-se ao quadro insônia, cefaleia e sintomas vasomotores. Ela refere ausência de outros sinais e sintomas. A dosagem de FSH foi de 50 mUi/mL, repetida e confirmada em um intervalo de 10 dias. O $HCG foi negativo.
Com base nessa situação clínica, julgue os itens a seguir.
O provável diagnóstico clínico, nessa situação, é de amenorreia hipogonadotrófica por falência ovariana prematura.
Considerando o diabetes melito gestacional (DMG), julgue os itens subsequentes.
A Sociedade Brasileira de Diabetes sugere a glicemia de jejum como o teste de rastreamento para a doença, em face de sua simplicidade, seu baixo custo e sua alta validade.
Com relação à síndrome do intestino irritável, à proctalgia fulgax e à síndrome da úlcera retal solitária, julgue os itens a seguir.
Os critérios de Roma II para o diagnóstico da síndrome do intestino irritável são dor ou desconforto abdominal por pelo menos 12 semanas, não necessariamente consecutivas, nos 12 meses precedentes, que tenha pelo menos duas das três características seguintes: piora com a defecação; e(ou) piora coincidindo com mudança do hábito intestinal, alteração na frequência de evacuações; e(ou) piora associada com a mudança da forma ou aspecto das fezes.
Uma paciente de 28 anos de idade procurou atendimento médico devido a dispneia (inicialmente aos grandes e atualmente aos médios esforços) e palpitações taquicárdicas. Seu exame físico mostrou basicamente icuts cordis localizado no 5.º espaço intercostal e na linha hemiclavicular esquerdos, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha em área mitral, onde se ausculta estalido de abertura da mitral e sopro diastólico com reforço pré-sistólico. O eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal com sinais de sobrecarga atrial esquerda. O radiograma de tórax mostrou aumento do átrio esquerdo e linhas B de Kerley nos campos pulmonares. Considerando as informações clínico-laboratoriais apresentadas nesse quadro clínico, julgue os itens de 131 a 136.
A constatação do estalido de abertura da mitral é indicativo de importante enrijecimento das lascínias dessa valva.
A colelitíase apresenta elevada prevalência na população, e a colecistectomia, por via aberta ou laparoscópica, representa uma das operações do trato digestório mais realizadas em todo o mundo. Acerca dessa condição clínica, considerando seu diagnóstico e tratamento, julgue os itens a seguir.
Um caso de colecistite acalculosa aguda permite conduta mais conservadora quanto à indicação operatória, pois a colecistite alitiásica menos frequentemente evolui para gangrena, empiema ou perfuração.
A respeito das doenças cirúrgicas das pleuras, julgue os itens a seguir.
Nos casos de derrame pleural neoplásico em que não houver re-expansão pulmonar após o esvaziamento do derrame pleural, a realização de derivação pleuro-peritoneal com cateter de Denver é considerada uma boa alternativa para descompressão da caixa torácica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...