Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 61 anos de idade, tabagista e etilista inveterado há vários anos, procurou médico, com queixas de emagrecimento, diarréia e dor abdominal. Relatou ser portador de diabetes controlada com hipoglicemiante oral.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Se o paciente em tela for operado, a hidratação venosa deverá ser feita somente com solução salina.
Paciente de 23 anos de idade, com tumor retroperitoneal e aumento do volume testicular unilateral, deu entrada em um pronto-socorro. A concentração sérica de $ -HCG apresentou-se elevada. A citologia aspirativa do tumor retroperitoneal mostrou predomínio de células grandes e isoladas, de citoplasma com limites imprecisos, núcleos grandes de nucléolos orangiofílicos proeminentes, e permeadas por linfócitos. O fundo, nos esfregaços secos a ar, tinha aspecto tigróide.
Nessa situação hipotética, o diagnóstico mais provável é de
teratoma maduro.
seminoma.
linfoma de Hodgkin.
adenocarcinoma metastático.
Acerca das doenças traqueoesofagianas associadas a ventilação mecânica prolongada e uso de sonda em esôfago, julgue os itens a seguir.
Evita-se a estenose laríngea realizando-se a traqueostomia precocemente.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Grande parte dos cânceres na região da cabeça e pescoço é tratada com radioterapia. Portanto, o cirurgião, como médico do paciente, deve dominar noções de radiobiologia. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O efeito da radioterapia, em 70% dos casos, decorre da ação irradiante sobre o DNA da célula tumoral.
Paciente masculino, sob conduta conservadora após trauma renal fechado, em conseqüência de acidente motociclístico, apresenta hematoma perirrenal e lesão de grau III nos achados tomográficos com contraste venoso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A disponibilidade da tomografia computadorizada contribui para reduzir a conduta conservadora nos traumas renais fechados.
A ação do profissional de saúde depende do material que está sendo usado como veículo de transmissão de infecção, tanto para pacientes como na manipulação de artigos sem os devidos cuidados. Acerca dos métodos de proteção antiinfecciosa, julgue os seguintes itens.
O álcool é um agente antiinfeccioso de amplo uso porque é barato e muito eficaz — inclusive contra esporos — e também por sua alta capacidade de penetração em matéria orgânica.
A tuberculose, no Brasil, é uma doença endêmica e um problema de saúde pública. Na infância, a comprovação etiológica da doença não é obtida na maioria dos casos. A suspeita e muitas vezes o tratamento são estabelecidos a partir da história clínica, da realização do PPD e de informações epidemiológicas. A prevenção se faz a partir da vacinação com o BCG, evitando os casos graves. Acerca dos conhecimentos sobre a tuberculose na infância e à luz das informações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, assinale a opção correta.
A conduta correta para um recém-nascido de mãe com tuberculose pulmonar e em tratamento há 10 dias, logo após o nascimento, é vacinar com o BCG e suspender o aleitamento materno.
As lesões pulmonares são ricas em bacilos e o lavado gástrico tem sensibilidade de 90% para o diagnóstico de tuberculose pulmonar.
Considere que um pré-escolar de 3 anos de idade, vacinado com BCG no primeiro mês de vida, contactante de doente com tuberculose pulmonar, apresentando sintomas respiratórios há duas semanas, realizou uma radiografia do tórax que demonstrou uma condensação em lobo inferior direito. O teste tuberculínico mostrou uma área de induração de 9 mm. Nessa situação, de acordo com o sistema de pontuação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, o diagnóstico de tuberculose pulmonar é possível.
Em todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar, exceto a meningoencefálica, a primeira fase do tratamento dura dois meses e associa as drogas isoniazida, rifampicina e pirazinamida, nas doses de 10 mg/kg, 10 mg/kg e 35 mg/kg, respectivamente.
Com relação aos distúrbios do equilíbrio ácido-básico, julgue os itens a seguir.
Pode-se avaliar com precisão, por meio do cálculo do hiato aniônico (anion gap) urinário, a excreção renal de magnésio tem maior utilidade nas acidoses metabólicas com hiato aniônico sérico aumentado.
Uma paciente primigesta, de 23 anos de idade, com 28 semanas de idade gestacional, deu entrada no pronto-socorro com quadro de sangramento transvaginal abundante, de início súbito, sem queixas álgicas. Relata movimentação fetal presente. O exame clínico mostrou fundo uterino compatível com a idade gestacional, tônus uterino normal, ausência de metrossístoles e batimentos cardio-fetais de 136 bpm.
Tendo como referência esse caso clínico, e considerando as causas de sangramento no terceiro trimestre, assinale a opção correta.
A ultra-sonografia transvaginal, assim como o toque vaginal, estão proscritos nos casos suspeitos de placenta prévia, devido ao risco de exacerbação do sangramento transvaginal.
A indução do trabalho de parto em pacientes multíparas com cesariana anterior cursa com risco aumentado de rutura uterina em relação às primíparas sem cesariana prévia.
A cesariana está indicada de imediato em todos os casos de placenta prévia sangrante, independentemente da idade gestacional do feto e do volume do sangramento, tendo em vista o risco de hipovolemia materna e óbito fetal intra-uterino decorrentes dessa complicação.
O acretismo placentário está com mais freqüência associado aos casos de descolamento prematuro de placenta do que aos casos de placenta prévia.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é apendicite aguda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...