Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A miastenia grave é uma doença causada por bloqueio na transmissão neuromuscular em virtude de mecanismo imunológico. A liberação de acetilcolina na fenda sináptica pelo axônio terminal é normal, mas a membrana muscular pós-sináptica, ou placa motora, responde menos à acetilcolina. Na maioria dos casos, a doença não é hereditária e depende de mecanismo auto-imune, com formação de auto-anticorpos contra os receptores da acetilcolina. Com relação a essa doença, julgue os itens subseqüentes.

Crianças que nascem de mães miastênicas podem ter forma transitória de miastenia neonatal decorrente de anticorpos maternos transferidos por via placentária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um rapaz com 17 anos de idade foi encaminhado para consulta com nefrologista por apresentar pressão arterial (PA) durante uma campanha de prevenção de doença renal de 170 mmHg (sistólica) e de 110 mmHg (diastólica), sendo totalmente assintomático. Ele é um jovem sedentário, afro-descendente, estudante do segundo grau e apresenta antecedentes familiares de hipertensão arterial importantes, sendo a mãe hipertensa crônica, medicada, e uma irmã mais velha também hipertensa. No dia da consulta, sua PA foi de 160 mmHg × 100 mmHg e em seu exame físico não foi constatado sopro abdominal, não existindo outras alterações dignas de nota. Os exames laboratoriais solicitados mostraram concentração de uréia = 40 mg/100 mL, de creatinina = 1,3 mg/dL, depuração de creatinina = 86 mL/min/1,73 m2 e microalbuminúria = 99 mg/24 h (VN: < 30 mg em 24 h). O ECG mostrou leve hipertrofia de VE e o FO foi compatível com retinopatia hipertensiva leve. O paciente foi medicado com a associação de um diurético tiazídico e um bloqueador de enzima de conversão. O nefrologista solicitou uma ultra-sonografia renal com doppler de artérias renais e solicitou retorno com o resultado do exame.

Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.

Na hipertensão arterial, a presença de microalbuminúria tem correlação com os níveis de pressão arterial e com a massa ventricular esquerda e é considerada um marcador de risco cardiovascular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de procedimentos realizados em unidades de tratamento intensivo (UTIs).

Diante de falhas sucessivas nas tentativas de intubação de paciente em insuficiência respiratória aguda que passe a apresentar piora progressiva da saturação de oxigênio, a melhor opção é a traqueostomia de urgência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação do recém-nascido permite definir grupos de risco quanto à morbimortalidade peri e neonatal com vistas à eficácia de ações preventivas e terapêuticas eventualmente cabíveis. Os critérios normalmente utilizados para a classificação do recém-nascido são o peso ao nascer (PN), a idade gestacional (IG), a relação peso/idade gestacional e o estado nutricional. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relativos à classificação do recém-nascido.

Recém-nascido pequeno para a idade gestacional é o que nasce com peso inferior ao percentil 5 para sua idade gestacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leucemias agudas e síndromes mielodisplásicas são doenças clonais hematológicas que se originam de modificações do material genético (mutações) da célula tronco e caracterizam-se pelo acúmulo de células imaturas na medula óssea. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 106 a 110.

Por prevalecerem em pacientes com idade avançada, o principal tratamento das síndromes mielodisplásicas ainda é o suporte hemoterápico adequado.

  • C. Certo
  • E. Errado

As gamopatias monoclonais são doenças clonais hematológicas caracterizadas pela produção anormal de imunoglobulina referida como proteína M. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens que se seguem.

Na amiloidose primária, há produção aumentada e deposição de fragmentos de cadeia leve de imunoglobulina monoclonal em órgãos como o rim e o coração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões 36 e 37

A obesidade primária e o diabetes melito são doenças que vêm apresentando, mundialmente, taxas alarmantes de incidência. Estima-se que aproximadamente 17 milhões de norte-americanos tenham diabetes, 90% deles com diabetes melito tipo 2. Estimase, ainda, que 1/3 dos norte-americanos diabéticos desconheçam sua condição e que, em 2030, a população mundial de diabéticos alcançará cerca de 366 milhões de pacientes.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, assinale a opção que apresenta condição clínica que não é considerada fator de risco para o DM tipo 2.

  • A.

    sedentarismo

  • B.

    hipertensão arterial

  • C.

    ovários policísticos

  • D.

    doença pulmonar obstrutiva crônica

               Um paciente com 60 anos de idade procurou serviço médico hospitalar para avaliação clínica de rotina, o que fazia, pelo menos uma vez ao ano, há 10 anos. Ao ser submetido a anamnese, negou apresentar qualquer sintomatologia ou antecedente de doença. Entretanto, a medida da pressão arterial, obtida decorridos quinze minutos do início da consulta, apresentou níveis de 200 mmHg × 120 mmHg. Nada mais foi encontrado no exame físico do paciente. A revisão do prontuário mostrou que sua medida de pressão sempre se situou nos limites da normalidade.

Diante desse quadro clínico, o médico deve

marcar uma nova consulta, pois um diagnóstico preciso somente poderá ser firmado após nova medida da pressão arterial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.

Com base nas informações do quadro clín

A análise dos exames laboratoriais sugere o diagnóstico laboratorial de infecção do trato urinário baixa — cistite —, embora a confirmação dependa da realização de urocultura (com antibiograma).

  • C. Certo
  • E. Errado

Um casal bastante ansioso levou seu filho de sete anos de idade com orelhas em abdução para consulta médica, referindo que a alteração nas orelhas surgiu já no nascimento, tornando-se pior com o tempo. Com o início das atividades escolares, a criança passou a desenvolver certo trauma psicológico devido às brincadeiras das outras crianças que lhe davam apelidos desagradáveis.

 

Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.

O crescimento da orelha já está completo aos 7 anos de idade, sendo esta a idade ideal para se realizar a operação para correção da orelha em abdução e evitar traumas psicológicos em idade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...