Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das urgências ginecológicas, assinale a opção correta.

  • A.

    As possíveis causas de abdome agudo na mulher incluem a torção e a degeneração miomatosa, cujo tratamento é cirúrgico em ambos os casos e pode ser feito por meio de laparoscopia.

  • B.

    Em casos de suspeita de gestação ectópica rota, na impossibilidade de realização de ecografia, pode-se realizar a punção do fundo-de-saco posterior, que confirma o quadro, caso se constate a presença de sangue não-coagulável.

  • C.

    As coagulopatias respondem por cerca de 80% dos casos de hemorragia uterina disfuncional em pacientes adolescentes.

  • D.

    O tratamento de escolha nos abscessos tubo-ovarianos no menacme é o cirúrgico, por reduzir a possibilidade de comprometimento dos órgãos adjacentes, como o útero e a trompa colateral.

A miastenia grave é uma doença causada por bloqueio na transmissão neuromuscular em virtude de mecanismo imunológico. A liberação de acetilcolina na fenda sináptica pelo axônio terminal é normal, mas a membrana muscular pós-sináptica, ou placa motora, responde menos à acetilcolina. Na maioria dos casos, a doença não é hereditária e depende de mecanismo auto-imune, com formação de auto-anticorpos contra os receptores da acetilcolina. Com relação a essa doença, julgue os itens subseqüentes.

Ptose palpebral e fraqueza da musculatura extraocular são os sinais clínicos mais constantes e precoces da miastenia grave.

  • C. Certo
  • E. Errado

Certas glomerulonefrites, em sua evolução, costumam cursar com consumo de complemento, sendo este dado útil no diagnóstico diferencial e prognóstico da doença. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na nefropatia por IgA, quando a doença torna-se aguda, é comum, além da hematúria e da proteinúria, a redução dos níveis séricos da fração C3 do complemento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de procedimentos realizados em unidades de tratamento intensivo (UTIs).

A punção da veia femoral deve ser feita caudalmente ao ligamento inguinal para diminuir o risco de hematomas retroperitoneais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação do recém-nascido permite definir grupos de risco quanto à morbimortalidade peri e neonatal com vistas à eficácia de ações preventivas e terapêuticas eventualmente cabíveis. Os critérios normalmente utilizados para a classificação do recém-nascido são o peso ao nascer (PN), a idade gestacional (IG), a relação peso/idade gestacional e o estado nutricional. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relativos à classificação do recém-nascido.

Recém-nascido grande para a idade gestacional é o que nasce com estatura superior ao percentil 90 para a sua idade gestacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leucemias agudas e síndromes mielodisplásicas são doenças clonais hematológicas que se originam de modificações do material genético (mutações) da célula tronco e caracterizam-se pelo acúmulo de células imaturas na medula óssea. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 106 a 110.

Para o tratamento de pacientes com leucemia linfóide aguda, o transplante de medula óssea somente deve ser considerado nos casos de recidiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

As gamopatias monoclonais são doenças clonais hematológicas caracterizadas pela produção anormal de imunoglobulina referida como proteína M. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens que se seguem.

Pacientes com mieloma múltiplo e idade superior a 70 anos devem ser tratados preferencialmente com protocolos de quimioterapia oral com melfalano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda considerando o texto apresentado, assinale a opção incorreta relacionada a recomendações da ADA (American Diabetes Association) para prevenção do diabetes melito tipo 2 em indivíduos de alto risco.

  • A.

    A utilização de tratamento farmacológico, como metformina ou acarbose.

  • B.

    Perda de peso e atividade física regular.

  • C.

    Screening (glicemia de jejum e(ou) teste oral de tolerância a glicose) deve ser considerado em indivíduos com idade inferior a 45 anos e que apresentam índice de massa corporal $ 25 kg/m2 e fatores de risco associados.

  • D.

    Rescreening para DM deve ser realizado, a cada 3 anos em indivíduos que apresentem normoglicemia inicial.

               Um paciente com 60 anos de idade procurou serviço médico hospitalar para avaliação clínica de rotina, o que fazia, pelo menos uma vez ao ano, há 10 anos. Ao ser submetido a anamnese, negou apresentar qualquer sintomatologia ou antecedente de doença. Entretanto, a medida da pressão arterial, obtida decorridos quinze minutos do início da consulta, apresentou níveis de 200 mmHg × 120 mmHg. Nada mais foi encontrado no exame físico do paciente. A revisão do prontuário mostrou que sua medida de pressão sempre se situou nos limites da normalidade.

Diante desse quadro clínico, o médico deve

descartar a pesquisa por danos em órgãos-alvo, devido ao fato de o paciente encontrar-se assintomático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.

Com base nas informações do quadro clín

As manifestações clínico-laboratoriais apresentadas permitem o diagnóstico de infarto do miocárdio transmural.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...