Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um paciente com 45 anos de idade queixa-se de diarréia líquida associada a febre, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Relatou fraqueza, astenia e redução do volume urinário. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: Hb 7,7 g/dL; Ht 25%; VCM 100 fL, HCM 31,7 PG; plaquetas 42.000/mm3; glicose 81 mg/dL; uréia 219 mg/dL; creatinina 16,3 mg/dL; sódio 139 mEq/L; potássio 7,2 mEq/L, C3 70 mg/dL. Diagnóstico clínico: glomerulonefrite aguda.

Com referência a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.

Nível aumentado de aspartato transaminase é indicativo de que o paciente pode ter uma hepatite viral, responsável pela glomerulonefrite diagnosticada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao quadro clínico de uma paciente de 30 anos de idade, que apresenta nódulo único hipocaptante na tireóide e dosagens hormonais normais, e a aspectos relacionados a esse tema, julgue os seguintes itens.

Por não apresentar invasão capsular nem vascular, histologicamente, o adenoma folicular pode ser diferenciado do carcinoma folicular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às lesões ligamentares do tornozelo, julgue os itens seguintes.

Nas lesões do tipo III dos ligamentos colaterais laterais, o resultado do tratamento cirúrgico é superior ao do tratamento conservador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.

Conceitua-se erro médico como o resultado lesivo incapaz de ser previsto ou evitado, qualquer que seja o agente praticante da ação, dentro das mesmas condições em que tenha sido praticada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem com 49 anos de idade apresenta queixa de abalos musculares no membro superior esquerdo há cinco meses. Na primeira consulta com o especialista, demonstrou preocupação em ter herdado a doença de Parkinson de seu pai e informou que esse estresse estava lhe causando dor de cabeça e perda de peso. No exame, foram verificados sinais de liberação piramidal e presença do sinal de Babinski à esquerda. Não havia sinal da roda denteada nem a ocorrência do tremor em repouso.

Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

Os abalos musculares involuntários podem decorrer de fasciculações no membro superior esquerdo, sendo válido avaliar a coluna torácica para afastar comprometimento radicular nessa topografia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um homem com 45 anos de idade, previamente hipertenso, submetido a cirurgia bariátrica (gastroplastia) há cinco dias, inicie dispnéia súbita, associada a dor torácica e hipotensão arterial (PA: 80 mmHg × 45 mmHg). Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

Caso o diagnóstico do paciente em questão seja de embolia pulmonar e insuficiência renal acentuada, deve-se evitar o uso de heparina de baixo peso molecular, sendo preferível, nesse caso, que a anticoagulação seja realizada com o uso de heparina não-fracionada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de 54 anos de idade, branco, tabagista de 60 maços de cigarro por ano, dislipidêmico, com história de precordialgia típica há 40 minutos, em repouso, apresenta, no eletrocardiograma, infradesnivelamento do segmento ST superior a 3 mm, de V1 a V4, e elevação de troponina I e C KMB.

Em relação ao quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.

O paciente será beneficiado com o início precoce da administração de estatinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um paciente de 33 anos de idade tenha procurado ajuda na clínica de doenças sexualmente transmissíveis por estar apresentando quadro de disúria e secreção uretral de 3 dias de evolução, após ter mantido relações sexuais sem proteção. A respeito dessa situação, julgue a correção da proposta de conduta médica descrita em cada um dos itens a seguir.

O paciente pode ser tratado com uma combinação de ceftriaxona e valaciclovir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os linfomas são as neoplasias gástricas mais freqüentes após os adenocarcinomas. Publicações especializadas mostram que a incidência desses últimos tem reduzido, enquanto a dos linfomas está aumentando. Com relação às neoplasias gástricas, julgue os itens seguintes.

Os cânceres precoces do estômago, independentemente da sua forma de apresentação, localizados na pequena curvatura do corpo e região justa-cárdica, são os que têm maiores riscos de serem ressecados de modo incompleto na endoscopia.

  • C. Certo
  • E. Errado

As gastrites vêm sendo alvo de vários tipos de classificação (endoscópica, histopatológica, etiológica) nos últimos anos, sem um consenso acerca da complexidade da patologia. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A idade menor que 60 anos, o uso concomitante de anticoagulantes e história prévia de úlcera péptica são considerados fatores de risco para gastrite por AINH.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...