Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A infecção hospitalar no sítio cirúrgico é uma complicação que causa grande preocupação aos cirurgiões. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Feridas cirúrgicas decorrentes de cirurgia no trato geniturinário em paciente com urocultura positiva caracterizam-se como potencialmente contaminadas.
Um homem com 49 anos de idade apresenta queixa de abalos musculares no membro superior esquerdo há cinco meses. Na primeira consulta com o especialista, demonstrou preocupação em ter herdado a doença de Parkinson de seu pai e informou que esse estresse estava lhe causando dor de cabeça e perda de peso. No exame, foram verificados sinais de liberação piramidal e presença do sinal de Babinski à esquerda. Não havia sinal da roda denteada nem a ocorrência do tremor em repouso.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Caso o paciente inicie corticoterapia e haja melhora, estará confirmada a possibilidade de esclerose múltipla, na forma de balo, na região frontal direita, sendo desnecessários exames de imagem.
Considere que um homem com 45 anos de idade, previamente hipertenso, submetido a cirurgia bariátrica (gastroplastia) há cinco dias, inicie dispnéia súbita, associada a dor torácica e hipotensão arterial (PA: 80 mmHg × 45 mmHg). Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
Caso seja confirmado o diagnóstico de embolia pulmonar pela tomografia de tórax, e diante da persistência da instabilidade hemodinâmica, é indicada a terapia trombolítica, desde que não haja sinais de sangramento ativo atual.
Um homem de 54 anos de idade, branco, tabagista de 60 maços de cigarro por ano, dislipidêmico, com história de precordialgia típica há 40 minutos, em repouso, apresenta, no eletrocardiograma, infradesnivelamento do segmento ST superior a 3 mm, de V1 a V4, e elevação de troponina I e C KMB.
Em relação ao quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
A administração dos inibidores IIb/IIIa só deve ser iniciada durante o cateterismo e deve ser mantida por 24 horas após o início.
Um paciente de 18 anos de idade, procedente da área rural do município de São José de Ribamar, MA, e residente nesse local, queixa-se, em consulta, de febre vespertina de quatro semanas de evolução, acompanhada de perda de peso. Ao exame físico, detecta-se esplenomegalia e fígado palpável dois centímetros abaixo do rebordo costal direito. O hemograma revela pancitopenia moderada, e a velocidade de hemossedimentação encontra-se elevada. O médico que o atende suspeita de leishmaniose visceral, mas precisa confirmar o diagnóstico. Acerca do caso clínico acima e da utilidade e do desempenho de métodos de diagnóstico da leishmaniose, julgue os itens que se seguem.
A reação de formol-gel é específica para o diagnóstico de leishmaniose visceral.
A partir do desenvolvimento e expansão da endoscopia digestiva em meados de 1970, a doença conhecida como esôfago de Barrett, ou simplesmente Barrett, passou a ser mais bem estudada, especialmente na sua relação com o câncer de esôfago. Com relação a essa enfermidade, julgue os itens que se seguem.
O seguimento endoscópico periódico deve ser realizado a cada 1 ou 2 anos em pacientes com epitelização colunar do esôfago, independentemente da presença ou não de metaplasia.
As gastrites vêm sendo alvo de vários tipos de classificação (endoscópica, histopatológica, etiológica) nos últimos anos, sem um consenso acerca da complexidade da patologia. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
A cromoendoscopia com azul de metileno ajuda a revelar áreas de atrofia de mucosa gástrica durante a endoscopia digestiva alta.
Julgue os itens subseqüentes, relacionados a doenças torácicas.
Os abscessos pulmonares resultam freqüentemente de infecções polimicrobianas, incluindo germes anaeróbicos. A clindamicina intravenosa é uma boa opção para o tratamento inicial dessa doença.
Uma paciente com 30 anos de idade, não fumante, portadora de nódulo no lobo inferior de pulmão direito, que foi identificado a partir de rastreamento de infecção por descompensação de diabetes do tipo I, foi encaminhada a cirurgião de tórax para avaliação. A tomografia computadorizada mostrou nódulo com 2,3 cm de diâmetro e bordos bocelados.
Nessa situação clínica,
o PET scan será útil na avaliação da indicação cirúrgica.
As questões de 33 a 38 devem ser espondidas com base no quadro clínico abaixo.
Assinale a opção que indica a melhor descrição para o sopro de Carey-Coombs que foi identificado na paciente do caso clínico em tela.
Sopro protodiastólico de alta freqüência auditiva, mais bemaudível no foco pulmonar, logo após a 2.ª bulha cardíaca.
Sopro holossistólico, de forte intensidade e alta freqüência, mais bem-audível no 3.º e 4.º espaços intercostais, à esquerda do esterno.
Sopro mesossistólico, de forte intensidade e alta freqüência, rude, mais bem-audível no 2.º espaço intercostal direito, irradiado para a base do pescoço.
Sopro mesodiastólico, de baixa intensidade e de baixa freqüência auditiva, mais bem-audível sobre o impulso apical, logo após a 3.ª bulha cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...