Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
Nos casos de mutismo eletivo, e não havendo resposta satisfatória à intervenção psicoterápica, a medicação de escolha é o inibidor seletivo de recaptação de seratonina fluoxetina, cuja ação farmacocinética implica em efeito adicional como desinibidor da liberação de noradrenalina e dopamina através do seu antagonismo dos receptores 5HT2C.Acerca da doença inflamatória pélvica, julgue os itens seguintes. Os critérios de especificidade para o diagnóstico de doença inflamatória pélvica são os seguintes: biópsia endometrial que demonstre endometrite, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética que mostre as tubas uterinas preenchidas por líquido de aspecto espessado ou Doppler que sugira infecção pélvica, bem como anormalidades laparoscópicas consistentes com doença inflamatória pélvica.
Acerca das complicações cardiovasculares decorrentes do uso de cocaína, julgue os itens subsecutivos. O uso de betabloqueador, em casos de infarto agudo do miocárdio decorrente da intoxicação aguda por cocaína, reduz a isquemia miocárdica, a frequência das arritmias ventriculares e a mortalidade hospitalar.
Jovem com vinte anos de idade, do sexo masculino, vítima de capotamento ocorrido há cerca de quatro horas, foi socorrido pelo corpo de bombeiros conforme as normas do suporte básico de vida. No momento do acidente, o jovem não usava cinto de segurança e não havia indício de uso de álcool ou drogas. O rapaz ingressou no pronto atendimento com acessos calibrosos nos membros superiores, sob infusão de cristaloides e imobilizado com colar cervical sob prancha rígida. No exame físico, constataram-se escoriações em membros superiores e inferiores, sem sinais evidentes de fraturas, além de lesão cortocontusa na região frontal, com hematoma periorbitário bilateral, sem outras lesões na face. Na avaliação neurológica, o jovem emitia sons incompreensíveis e, em resposta a estímulos dolorosos, abria os olhos e levantava os braços em movimentos descoordenados. O paciente estava com PA = 130 mmHg × 80 mmHg, FC = 98 bpm, FR = 28 irpm, corado, hidratado, sem sinais de hemorragias. O exame ectoscópico do paciente não mostrou qualquer anormalidade no tórax e no abdome.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.
Trata-se de um caso de politrauma, com traumatismo craniano classificado como moderado.Acerca da fisiologia e fisiopatologia pulmonar, julgue os itens subsequentes. A relação entre a pressão intra-alveolar e o volume pulmonar varia de acordo com a fase do ciclo respiratório (inspiração ou expiração).
No que concerne à neoplasia de bexiga, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que, sempre que utilizadas, as siglas CIS, Re-RTU, BCG e QTN e referem-se, respectivamente, a carcinoma in situ; a segunda ressecção transuretral de bexiga após ressecção inicial, também conhecida como second look; a Bacillus calmette-guerin; e a quimioterapia neo-adjuvante prévia ao tratamento definitivo. A Re-RTU de tumor de bexiga deve ser realizada no intervalo entre a segunda e a sexta semana da primeira RTU e está indicada nas seguintes situações: na ressecção inicial considerada incompleta, em todos os tumores com estadiamento histopatológico T1 e em todos os de alto grau (exceto CIS), e quando não houver camada muscular representada na amostra, independentemente do estadiamento histopatológico.
No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
Considerando que, devido às dificuldades de relacionamento, ao medo e à hostilidade associados à figura paterna, a ausência de linguagem verbal do filho tenha sido total e irrestrita, é correto o diagnóstico de que o filho seja portador de mutismo eletivo.Os distúrbios ginecológicos diferem, significativamente, em crianças e adultos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O tratamento usual para enfermidades provocadas por estreptococos ¦Â-hemol¨ªticos do grupo A ¡ª agentes infecciosos mais comuns nos casos de vulvovaginite infecciosa em mulheres pr¨¦-puberais ¡ª consiste no uso de amoxicilina.
Um indivíduo de vinte e três anos de idade foi encaminhado ao pronto-socorro devido a um quadro de síncope sem pródromos. No momento do atendimento, ele estava assintomático, hemodinamicamente normal e com exame físico sem anormalidades. O eletrocardiograma com calibração convencional do paciente apresentou o resultado mostrado na figura acima.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O exame demonstra a existência de canalopatia da fase 1 do potencial de ação cardíaco. Essa condição decorre da mutação de genes de canais iônicos ou da mutação de genes de proteínas associadas à atividade ou ao transporte iônico.Jovem com vinte anos de idade, do sexo masculino, vítima de capotamento ocorrido há cerca de quatro horas, foi socorrido pelo corpo de bombeiros conforme as normas do suporte básico de vida. No momento do acidente, o jovem não usava cinto de segurança e não havia indício de uso de álcool ou drogas. O rapaz ingressou no pronto atendimento com acessos calibrosos nos membros superiores, sob infusão de cristaloides e imobilizado com colar cervical sob prancha rígida. No exame físico, constataram-se escoriações em membros superiores e inferiores, sem sinais evidentes de fraturas, além de lesão cortocontusa na região frontal, com hematoma periorbitário bilateral, sem outras lesões na face. Na avaliação neurológica, o jovem emitia sons incompreensíveis e, em resposta a estímulos dolorosos, abria os olhos e levantava os braços em movimentos descoordenados. O paciente estava com PA = 130 mmHg × 80 mmHg, FC = 98 bpm, FR = 28 irpm, corado, hidratado, sem sinais de hemorragias. O exame ectoscópico do paciente não mostrou qualquer anormalidade no tórax e no abdome.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.
Após estudo radiológico que garanta integridade da coluna vertebral e descarte da hipótese de fraturas nos membros e na pelve, o sistema de imobilização poderá ser removido com segurança.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...