Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da fisiologia e fisiopatologia pulmonar, julgue os itens subsequentes. O melhor indicador na diferenciação entre insuficiência respiratória hipoxêmica e não hipoxêmica é a PO2 alveolar.
No que concerne à neoplasia de bexiga, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que, sempre que utilizadas, as siglas CIS, Re-RTU, BCG e QTN e referem-se, respectivamente, a carcinoma in situ; a segunda ressecção transuretral de bexiga após ressecção inicial, também conhecida como second look; a Bacillus calmette-guerin; e a quimioterapia neo-adjuvante prévia ao tratamento definitivo. Caso apresentem estadiamento clínico T2 a T4 e negativo para doença linfonodal (cN0) ou metástases a distância (cM0), a QTNeo está indicada. Nesse cenário, deve-se, necessariamente, utilizar um esquema combinado e com base em cisplatina, não sendo elegíveis os pacientes com contraindicação ao uso de cisplatina.
No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
O padrão de comportamento do pai com o filho descrito pelo narrador caracteriza um estilo parental autoritário, segundo os modelos parentais descritos por Baumrind (1966), em que está prevista a consolidação de padrões de comportamento filial marcados por insegurança e baixa autoestima.Os distúrbios ginecológicos diferem, significativamente, em crianças e adultos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Entre as causas de vulvovaginites em crianças incluem-se higiene vulvar prec¨¢ria, epit¨¦lio vulvovaginal não estrogenizado, irritantes qu¨ªmicos, eczema coexistente, doença crônica e abuso sexual.
Um indivíduo de vinte e três anos de idade foi encaminhado ao pronto-socorro devido a um quadro de síncope sem pródromos. No momento do atendimento, ele estava assintomático, hemodinamicamente normal e com exame físico sem anormalidades. O eletrocardiograma com calibração convencional do paciente apresentou o resultado mostrado na figura acima.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, uma vez que o paciente apresenta alto risco para o desenvolvimento de arritmias ventriculares fatais, indica-se o implante de cardioversor desfibrilador.Jovem com vinte anos de idade, do sexo masculino, vítima de capotamento ocorrido há cerca de quatro horas, foi socorrido pelo corpo de bombeiros conforme as normas do suporte básico de vida. No momento do acidente, o jovem não usava cinto de segurança e não havia indício de uso de álcool ou drogas. O rapaz ingressou no pronto atendimento com acessos calibrosos nos membros superiores, sob infusão de cristaloides e imobilizado com colar cervical sob prancha rígida. No exame físico, constataram-se escoriações em membros superiores e inferiores, sem sinais evidentes de fraturas, além de lesão cortocontusa na região frontal, com hematoma periorbitário bilateral, sem outras lesões na face. Na avaliação neurológica, o jovem emitia sons incompreensíveis e, em resposta a estímulos dolorosos, abria os olhos e levantava os braços em movimentos descoordenados. O paciente estava com PA = 130 mmHg × 80 mmHg, FC = 98 bpm, FR = 28 irpm, corado, hidratado, sem sinais de hemorragias. O exame ectoscópico do paciente não mostrou qualquer anormalidade no tórax e no abdome.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.
Caso esse paciente apresente hiponatremia, com consequente queda da osmolaridade sérica, associada a hipernatriúria com hiperosmolaridade urinária, além de redução da água corporal total, o diagnóstico provável será de síndrome perdedora de sal, e o tratamento indicado incluirá reposição volêmica guiada por metas e uso de mineralocorticoides como a fludrocortisona.A respeito dos procedimentos cirúrgicos de substituição do esôfago, julgue os itens de 82 a 88. Procedimentos cirúrgicos estão indicados nas estenoses cerradas refratárias à dilatação endoscópica (na fase crônica das esofagites corrosivas).
No que concerne à neoplasia de bexiga, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que, sempre que utilizadas, as siglas CIS, Re-RTU, BCG e QTN e referem-se, respectivamente, a carcinoma in situ; a segunda ressecção transuretral de bexiga após ressecção inicial, também conhecida como second look; a Bacillus calmette-guerin; e a quimioterapia neo-adjuvante prévia ao tratamento definitivo. Entre as indicações de cistectomia radical em casos de neoplasia urotelial de bexiga não músculo-invasora, incluem-se: tumor T1 de alto grau com CIS associado, tumores T1 múltiplos de alto grau ou maiores que 3 cm ou recorrentes, tumores T1 de alto grau com CIS em uretra prostática e tumores com achado de variante micropapilar ou invasão angio-linfática.
No que se refere aos aspectos relacionados às substâncias de abuso e dependência, julgue os itens a seguir. Os receptores canabinoides mais conhecidos são o CB1 (subtipo 1) e CB2 (subtipo 2), sendo o primeiro responsável pela mediação dos efeitos periféricos e o segundo pelos principais efeitos psicoativos dos canabinoides.
A respeito de ginecologia, infertilidade e desenvolvimento sexual, julgue os itens a seguir. Atualmente, casos de pseudo-hermafroditismo masculino são denominados distúrbio do desenvolvimento sexual 46 XY.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...