Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando essas informações e as fotos do tronco de frente e da região lombar do referido paciente mostradas acima, julgue os próximos itens.
As alterações oftalmológicas apresentadas pelo paciente costumam estar associadas a neurinoma do acústico bilateral, sendo, portanto, urgente a avaliação do otorrinolaringologista e a solicitação de audiometria.
Uma adolescente de 14 anos de idade foi ao serviço de saúde, desacompanhada, para atendimento médico, queixando-se que suas mamas são muito grandes e assimétricas, que a menstruação ora vem em grande quantidade, ora apresenta sangramento de pequeno volume e que, às vezes, passa mais de um mês sem menstruar e tem muitas cólicas nesse período. Relatou que a menarca ocorreu aos 13 anos e que ainda não iniciou suas atividades sexuais. Não é tabagista, mas faz uso de bebidas alcoólicas com freqüência. Ao exame clínico, apresentouse em bom estado geral, eupnéica e normotensa. Altura 1,58 cm, peso 48 kg, estadiamento puberal, M4 P4; mamas discretamente assimétricas sem outras alterações.
Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Os casos de adolescentes com menarca ausente aos 16 anos de idade e desenvolvimento puberal normal; ou com menarca ausente aos 14 anos de idade e sem desenvolvimento puberal; ou com menarca ausente até dois anos após a maturação sexual completa da adolescente são classificados com amenorréia primária.
Acerca das leucemias agudas, julgue os itens subseqüentes.
A idade do paciente e as alterações citogenéticas são importantes fatores prognósticos para leucemias mielóides agudas, porém não influenciam a sobrevida na leucemia linfóide aguda.
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus de DNA. Há mais de 100 tipos de HPV identificados, sendo que mais de 40 tipos em pele genital e, desses, de 15 a 18 são associados com câncer de colo uterino. A respeito de infecção por HPV, julgue os itens subseqüentes.
O rastreamento com teste de captura híbrida para HPV é indicado de forma rotineira em todas as pacientes com vida sexual ativa.
Embora o refluxo gastroesofágico seja comum em recém-nascidos de pré-termo e possa ocorrer em recém-nascidos normais, se transforma em doença do refluxo gastroesofágico quando são apresentados sintomas e complicações patológicas. Vários fatores fisiológicos e anatômicos normalmente contribuem para prevenir o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago distal. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O ângulo de His nos recém-nascidos é semelhante ao dos adultos, mas nos primeiros dias de vida, com o aumento do peristaltismo, se torna obtuso, voltando a ser agudo somente após os seis meses de idade.
Uma mulher de 25 anos de idade, grávida, primípara, no sétimo mês de gestação, apresentou níveis elevados da pressão arterial e discreto edema nos membros inferiores. Pela ultrasonografia, verificou-se que o feto era pequeno para a idade gestacional. Ela estava sendo acompanhada pelo obstetra, mas, com 8 meses, o feto nasceu morto. O exame da placenta mostrou relação fetoplacentária 1/8 e um hematoma retroplacentário de 2 cm.
Com base nesse caso clínico e acerca de conhecimentos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.
Os achados da placenta são característicos de insuficiência placentária por doença hipertensiva específica da gestação.
Um cadáver foi levado ao IML para necropsia. Possuía lesão de pele estourada de dentro para fora localizada na nuca. Na ferida, havia lacerações radiadas cujas bordas careciam de escoriações. A parte central da ferida apresentava cor cinza escura e chamuscamento.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso descrito acima.
A cor escura deve-se à impregnação dos resíduos de disparo e grãos de propelente incombustos de arma de fogo.
Um paciente de 35 anos de idade queixa-se de dor intensa na região frontal e ao redor do olho direito que começou há 3 dias. Tem tido febre e obstrução nasal além de secreção esbranquiçada e espessa do nariz. Fora da crise, sempre teve alguma dificuldade para respirar do lado direito do nariz. Exame endoscópico nasal mostra desvio de septo comprimindo a cabeça do corneto médio e pus saindo entre essa estrutura e a parede látero-superior do nariz.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A primeira suspeita diagnóstica nesse caso deve ser de sinusite frontal aguda.
Julgue os itens seguintes, relativos à semiologia do estrabismo e às patologias dos músculos extra-oculares.
O teste de Titmus auxilia na identificação de estrabismo convergente e divergente em crianças.
Considerando essas informações e as fotos do tronco de frente e da região lombar do referido paciente mostradas acima, julgue os próximos itens.
O caso clínico descrito representa uma neuroectodermose, na qual é comum o acometimento ocular pelos nódulos de Lisch, que são hamartomas da íris.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...