Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus de DNA. Há mais de 100 tipos de HPV identificados, sendo que mais de 40 tipos em pele genital e, desses, de 15 a 18 são associados com câncer de colo uterino. A respeito de infecção por HPV, julgue os itens subseqüentes.
A maioria das infecções por HPV apresentará resolução espontânea (HPV clearance) em 2 anos, e, aproximadamente, 80% a 90% dessas infecções não serão mais detectáveis pelos métodos diagnósticos moleculares disponíveis.
Embora o refluxo gastroesofágico seja comum em recém-nascidos de pré-termo e possa ocorrer em recém-nascidos normais, se transforma em doença do refluxo gastroesofágico quando são apresentados sintomas e complicações patológicas. Vários fatores fisiológicos e anatômicos normalmente contribuem para prevenir o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago distal. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
A combinação da motilidade esofágica com a ação da gravidade facilita o esvaziamento de material refluído e, com a ajuda da saliva rica em bicarbonato, protege a mucosa do esôfago.
Recém-nascido a termo foi trazido ao IML para necropsia. Constava no ofício de solicitação que os pais da criança alegavam erro e negligência médica, porque os médicos não encaminharam o menino para a UTI neonatal logo após o nascimento. Tratava-se de um hospital particular e a mãe fora internada às pressas. Não houve tempo para preenchimento de fichas ou pagamento de caução exigida, porque a parturiente já estava em período expulsivo. O cadáver estava com pele de aspecto bolhoso, a epiderme começava a se deslocar em certas áreas e, em outras áreas, já havia franco deslocamento epidérmico. Nas cavidades serosas, havia efusões hemorrágicas.
Com relação ao problema exposto acima, julgue os próximos itens.
Nesse caso, a docimasia gastrointestinal de Breslau e a docimasia otológica de Wreden-Wendt devem ser positivas.
Um paciente de 35 anos de idade queixa-se de dor intensa na região frontal e ao redor do olho direito que começou há 3 dias. Tem tido febre e obstrução nasal além de secreção esbranquiçada e espessa do nariz. Fora da crise, sempre teve alguma dificuldade para respirar do lado direito do nariz. Exame endoscópico nasal mostra desvio de septo comprimindo a cabeça do corneto médio e pus saindo entre essa estrutura e a parede látero-superior do nariz.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A sinusite aguda esfenoidal é um possível diagnóstico.
Julgue os itens seguintes, relativos à semiologia do estrabismo e às patologias dos músculos extra-oculares.
O tratamento do estrabismo acomodativo é realizado com o uso de óculos.
Em consulta no ambulatório de neurologia, uma senhora com 47 anos de idade, do lar, relatou sentir nas mãos dormências e dores que se irradiavam, tendo apontado para o 1.º, 2.º e 3.º quirodáctilos e a face lateral interna do 4.º. Informou, ainda, que os sintomas estavam piorando, principalmente à noite, e que, nas últimas semanas, acordara várias vezes para esfregar as mãos e aliviar os sintomas. A paciente apresentava as seguintes comorbidades: hipertensão arterial, diabetes do tipo II e obesidade. Ao exame físico, foram observados os sinais de Tinel e de Phalen, tendo sido notadas, também, atrofia do músculo abdutor curto do polegar e hipotrofia sutil da região tenar.
De acordo com os sinais e sintomas apresentados nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A paciente em questão não apresenta doença de Charcot-Marie-Tooth, que é um tipo de neuropatia hereditária sensitivo-motora que se caracteriza por amiotrofias distais de evolução lentamente progressiva nos membros. Essas amiotrofias dão aos membros inferiores do paciente o aspecto de pernas de cegonha; outra característica apresentada por esses pacientes são os pés cavos.
Uma adolescente de 14 anos de idade foi ao serviço de saúde, desacompanhada, para atendimento médico, queixando-se que suas mamas são muito grandes e assimétricas, que a menstruação ora vem em grande quantidade, ora apresenta sangramento de pequeno volume e que, às vezes, passa mais de um mês sem menstruar e tem muitas cólicas nesse período. Relatou que a menarca ocorreu aos 13 anos e que ainda não iniciou suas atividades sexuais. Não é tabagista, mas faz uso de bebidas alcoólicas com freqüência. Ao exame clínico, apresentouse em bom estado geral, eupnéica e normotensa. Altura 1,58 cm, peso 48 kg, estadiamento puberal, M4 P4; mamas discretamente assimétricas sem outras alterações.
Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A assimetria nas mamas da paciente em questão é aceitável na adolescência e ocorre em cerca de 30% das adolescentes, entretanto, caso persista na idade adulta, a assimetria deve ser investigada, pois pode indicar a presença de tumores malignos.
As síndromes mielodisplásicas constituem um grupo heterogêneo de doenças clonais hematológicas caracterizado por proliferação de células mielóides imaturas e falência medular. Com relação a essas doenças, julgue os itens que se seguem.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) eliminou o subtipo anemia refratária com excesso de blastos em transformação (RAEB-T), prevista pelo sistema FAB, ao definir a presença de 20% ou mais de mieloblastos na medula óssea como diagnóstico de leucemia mielóide aguda.
Considere uma paciente com 36 anos de idade, nuligesta, cujo exame citopatológico revelou pela primeira vez alteração sugestiva de lesão de alto grau em colo uterino. Nesse caso, o procedimento terapêutico correto consiste em
encaminhar a paciente para colposcopia e biópsia.
Um paciente foi submetido a cirurgia transesfenoidal e, cerca de 24 horas após o procedimento, apresentou volume urinário de 9 L/dia, sendo tratado com desmopressina (DDAVP). Após cerca de 7 dias de hospitalização, apresentou quadro de astenia, sonolência, náuseas, vômitos e diminuição do nível de consciência. Na avaliação laboratorial, o sódio era 120 mEq/L (VR: 135-145), a osmolalidade plasmática era 273 mOsm/kg (VR:285-295), glicose 80 mg/dL (VR: 70-99).
Julgue os itens subseqüentes com base nesse caso clínico.
O uso de inibidores seletivos do receptor V2 pode ser considerado uma perspectiva terapêutica para a condição clínica do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...