Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, a respeito do diagnóstico e tratamento do câncer na criança.
Tiflite e apendicite são as complicações cirúrgicas mais comumente observadas em crianças com leucemia e linfoma. Clinicamente, a tiflite se apresenta como uma tríade de febre, neutropenia e dor abdominal. Radiograficamente, há espessamento da parede do ceco ou colo e edema pericecal, podendo haver Pneumatosis intestinalis. Da mesma forma que para a apendicite, o tratamento de escolha da tiflite é cirúrgico.
Recém-nascido a termo foi trazido ao IML para necropsia. Constava no ofício de solicitação que os pais da criança alegavam erro e negligência médica, porque os médicos não encaminharam o menino para a UTI neonatal logo após o nascimento. Tratava-se de um hospital particular e a mãe fora internada às pressas. Não houve tempo para preenchimento de fichas ou pagamento de caução exigida, porque a parturiente já estava em período expulsivo. O cadáver estava com pele de aspecto bolhoso, a epiderme começava a se deslocar em certas áreas e, em outras áreas, já havia franco deslocamento epidérmico. Nas cavidades serosas, havia efusões hemorrágicas.
Com relação ao problema exposto acima, julgue os próximos itens.
Durante a necropsia desse recém-nascido, não é esperado encontrar o tumor do parto ou caput sucdcedaneum, cefaloematoma ou fratura do crânio com infiltração hemorrágica.
Um paciente de 40 anos de idade queixa-se de caroço na região submandibular esquerda que vem aumentando de tamanho. Notou o problema há 2 meses. A palpação indica tratar-se de nódulo duro na glândula submandibular esquerda. Não há outras massas palpáveis no pescoço.
Em relação ao quadro clínico acima relatado, julgue os próximos itens.
O nódulo deve ser diagnosticado e tratado porque há alta probabilidade de malignidade em nódulos da glândula submandibular.
Julgue os itens seguintes, relativos à semiologia do estrabismo e às patologias dos músculos extra-oculares.
O teste de Hirschberg ajuda no diagnóstico entre estrabismo acomodativo e estrabismo nãoacomodativo.
Em consulta no ambulatório de neurologia, uma senhora com 47 anos de idade, do lar, relatou sentir nas mãos dormências e dores que se irradiavam, tendo apontado para o 1.º, 2.º e 3.º quirodáctilos e a face lateral interna do 4.º. Informou, ainda, que os sintomas estavam piorando, principalmente à noite, e que, nas últimas semanas, acordara várias vezes para esfregar as mãos e aliviar os sintomas. A paciente apresentava as seguintes comorbidades: hipertensão arterial, diabetes do tipo II e obesidade. Ao exame físico, foram observados os sinais de Tinel e de Phalen, tendo sido notadas, também, atrofia do músculo abdutor curto do polegar e hipotrofia sutil da região tenar.
De acordo com os sinais e sintomas apresentados nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Os sinais e sintomas apresentados pela paciente são compatíveis com a síndrome do pronador bilateral.
A tireoidite de Hashimoto
é uma doença do tipo auto-imune que geralmente progride para o hipotireoidismo.
Uma adolescente de 14 anos de idade foi ao serviço de saúde, desacompanhada, para atendimento médico, queixando-se que suas mamas são muito grandes e assimétricas, que a menstruação ora vem em grande quantidade, ora apresenta sangramento de pequeno volume e que, às vezes, passa mais de um mês sem menstruar e tem muitas cólicas nesse período. Relatou que a menarca ocorreu aos 13 anos e que ainda não iniciou suas atividades sexuais. Não é tabagista, mas faz uso de bebidas alcoólicas com freqüência. Ao exame clínico, apresentouse em bom estado geral, eupnéica e normotensa. Altura 1,58 cm, peso 48 kg, estadiamento puberal, M4 P4; mamas discretamente assimétricas sem outras alterações.
Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Na adolescência, até três anos após a menarca, os ciclos são anovulatórios e irregulares, portanto o tipo de queixa apresentado pela adolescente não é sintoma de um problema de saúde.
As síndromes mielodisplásicas constituem um grupo heterogêneo de doenças clonais hematológicas caracterizado por proliferação de células mielóides imaturas e falência medular. Com relação a essas doenças, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o esquema de classificação FAB, essas síndromes estão divididas em quatro categorias: anemia refratária; anemia refratária com sideroblastos em anel; anemia refratária com excesso de blastos e anemia refratária com excesso de blastos em transformação.
Considere uma paciente com 36 anos de idade, nuligesta, cujo exame citopatológico revelou pela primeira vez alteração sugestiva de lesão de alto grau em colo uterino. Nesse caso, o procedimento terapêutico correto consiste em
captura híbrida para HPV, para a qual, se positiva, é indicada como melhor conduta a cauterização da lesão pelo fato de a paciente ser nuligesta.
Um paciente foi submetido a cirurgia transesfenoidal e, cerca de 24 horas após o procedimento, apresentou volume urinário de 9 L/dia, sendo tratado com desmopressina (DDAVP). Após cerca de 7 dias de hospitalização, apresentou quadro de astenia, sonolência, náuseas, vômitos e diminuição do nível de consciência. Na avaliação laboratorial, o sódio era 120 mEq/L (VR: 135-145), a osmolalidade plasmática era 273 mOsm/kg (VR:285-295), glicose 80 mg/dL (VR: 70-99).
Julgue os itens subseqüentes com base nesse caso clínico.
A restrição hídrica e o teste da furosemida podem esclarecer o diagnóstico etiológico da hiponatremia apresentada pelo paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...