Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recém-nascido a termo foi trazido ao IML para necropsia. Constava no ofício de solicitação que os pais da criança alegavam erro e negligência médica, porque os médicos não encaminharam o menino para a UTI neonatal logo após o nascimento. Tratava-se de um hospital particular e a mãe fora internada às pressas. Não houve tempo para preenchimento de fichas ou pagamento de caução exigida, porque a parturiente já estava em período expulsivo. O cadáver estava com pele de aspecto bolhoso, a epiderme começava a se deslocar em certas áreas e, em outras áreas, já havia franco deslocamento epidérmico. Nas cavidades serosas, havia efusões hemorrágicas.
Com relação ao problema exposto acima, julgue os próximos itens.
É correto inferir que, no exame necroscópico no IML, nesse caso, a docimasia de Galeno foi negativa em suas quatro fases.
Um paciente de 40 anos de idade queixa-se de caroço na região submandibular esquerda que vem aumentando de tamanho. Notou o problema há 2 meses. A palpação indica tratar-se de nódulo duro na glândula submandibular esquerda. Não há outras massas palpáveis no pescoço.
Em relação ao quadro clínico acima relatado, julgue os próximos itens.
O curso a seguir, nesse caso, é fazer uma tomografia computadorizada da região. Se não houver evidências de invasão de estruturas vizinhas ao tumor, deve-se apenas observar sua evolução.
Quanto às patologias palpebrais, julgue os itens a seguir.
O xantelasma é uma placa amarelada subcutânea de depósitos de colesterol e lipídeos.
Em consulta no ambulatório de neurologia, uma senhora com 47 anos de idade, do lar, relatou sentir nas mãos dormências e dores que se irradiavam, tendo apontado para o 1.º, 2.º e 3.º quirodáctilos e a face lateral interna do 4.º. Informou, ainda, que os sintomas estavam piorando, principalmente à noite, e que, nas últimas semanas, acordara várias vezes para esfregar as mãos e aliviar os sintomas. A paciente apresentava as seguintes comorbidades: hipertensão arterial, diabetes do tipo II e obesidade. Ao exame físico, foram observados os sinais de Tinel e de Phalen, tendo sido notadas, também, atrofia do músculo abdutor curto do polegar e hipotrofia sutil da região tenar.
De acordo com os sinais e sintomas apresentados nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A lesão apresentada pela paciente decorre de lesão no nervo mediano.
Com relação à síndrome metabólica, julgue os itens que se seguem.
Obesidade abdominal, hipertrigliceridemia, diminuição dos níveis séricos da fração HDL do colesterol, glicemia de jejum superior ou igual a 110 mg/dL e níveis elevados de pressão arterial (pressão sistólica superior ou igual a 130 mmHg ou pressão diastólica superior ou igual a 85 mmHg) são exemplos de componentes da síndrome metabólica.
O desenvolvimento do estado de deficiência de ferro depende do estoque inicial desse elemento no organismo de cada indivíduo e correlaciona-se com o sexo, a idade e a taxa de crescimento corporal. Acerca dessa deficiência, julgue os itens seguintes.
A pica é uma manifestação clínica incomum entre portadores de anemia ferropriva.
Os critérios diagnósticos para vaginose bacteriana incluem
odor característico de peixe após adição de KOH a 10% à secreção vaginal e pH superior a 4,5.
Um paciente de 48 anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de cefaléia, alteração visual, ganho de peso, diminuição da libido e artralgias. A avaliação hormonal demonstrou prolactina = 32 mg/L (VR = 5-25); cortisol = 16,8 mg/dL (VR: 5-18); TSH = 0,1 mUI/mL, T4 livre = 0,6 ng/mL (VR = 0,7-1,8); IGF-1= 1.254 ng/mL (VR = 100 a 258 ng/mL); FSH = 0,3 ng/mL, LH = 0,5 ng/mL e testosterona < 20 pg/mL (VR = 270 a 1.070). A ressonância magnética de sela túrcica demonstrou macroadenoma hipofisário de 37 mm × 21 mm, com invasão supra e parasselar.
Julgue os itens que se seguem, tendo como referência o caso clínico acima.
O uso de análogos da somatostatina deve ser considerado como terapêutica adjuvante ao tratamento cirúrgico.
Um paciente de 20 anos de idade, de cor parda, procedente do DF, onde reside, procurou assistência médica informando que desde os 15 anos de idade surgiram-lhe lesões papulosas acastanhadas nos sulcos nasogenianos, assintomáticas, e que têm aumentado em número e tamanho. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, ele informou doença semelhante em familiares. Ao exame dermatológico, apresentou pápulas de vários tamanhos, cujos diâmetros variavam de 0,1 cm a 0,8 cm, acastanhadas, localizadas nos sulcos nasogenianos, na face.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O carcinoma basocelular é o mais freqüente dos tumores malignos de pele, assim como o mais agressivo ou mais precoce quanto à metástase para outros órgãos.
Julgue os itens seguintes, a respeito do diagnóstico e tratamento do câncer na criança.
No Brasil, os linfomas não-Hodgkin têm maior incidência entre crianças de 3 anos a 8 anos de idade, principalmente do sexo masculino. Em cerca de 70% dos casos, são linfomas não-linfoblásticos, dos quais a maior parte é de células pequenas não-clivadas, que se originam principalmente de células B.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...