Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, a respeito do diagnóstico e tratamento do câncer na criança.
Na suspeita de um linfoma não-Hodgkin, deve-se analisar a medula óssea antes de se indicar a biópsia cirúrgica, pois esta pode ser desnecessária.
Recém-nascido a termo foi trazido ao IML para necropsia. Constava no ofício de solicitação que os pais da criança alegavam erro e negligência médica, porque os médicos não encaminharam o menino para a UTI neonatal logo após o nascimento. Tratava-se de um hospital particular e a mãe fora internada às pressas. Não houve tempo para preenchimento de fichas ou pagamento de caução exigida, porque a parturiente já estava em período expulsivo. O cadáver estava com pele de aspecto bolhoso, a epiderme começava a se deslocar em certas áreas e, em outras áreas, já havia franco deslocamento epidérmico. Nas cavidades serosas, havia efusões hemorrágicas.
Com relação ao problema exposto acima, julgue os próximos itens.
As efusões hemorrágicas observadas devem ser conseqüência de possíveis tocotraumatismos ocorridos durante o parto.
Um paciente de 40 anos de idade queixa-se de caroço na região submandibular esquerda que vem aumentando de tamanho. Notou o problema há 2 meses. A palpação indica tratar-se de nódulo duro na glândula submandibular esquerda. Não há outras massas palpáveis no pescoço.
Em relação ao quadro clínico acima relatado, julgue os próximos itens.
A punção por agulha fina é contra-indicada porque pode espalhar tumor no trajeto da agulha.
Quanto às patologias palpebrais, julgue os itens a seguir.
O sarcoma de Kaposi está raramente associado a pacientes com AIDS.
Em consulta no ambulatório de neurologia, uma senhora com 47 anos de idade, do lar, relatou sentir nas mãos dormências e dores que se irradiavam, tendo apontado para o 1.º, 2.º e 3.º quirodáctilos e a face lateral interna do 4.º. Informou, ainda, que os sintomas estavam piorando, principalmente à noite, e que, nas últimas semanas, acordara várias vezes para esfregar as mãos e aliviar os sintomas. A paciente apresentava as seguintes comorbidades: hipertensão arterial, diabetes do tipo II e obesidade. Ao exame físico, foram observados os sinais de Tinel e de Phalen, tendo sido notadas, também, atrofia do músculo abdutor curto do polegar e hipotrofia sutil da região tenar.
De acordo com os sinais e sintomas apresentados nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
98 A síndrome do túnel do carpo é facilmente encontrada em pacientes com artrite reumatóide avançada, artrite gotosa e doença de Paget, podendo ser encontrada também em gestantes, obesos e pacientes com hipotiroidismo descontrolado.
Acerca das doenças genéticas, julgue os itens que se seguem.
Inexiste exame complementar não-invasivo capaz de detectar a síndrome de Down no feto.
O desenvolvimento do estado de deficiência de ferro depende do estoque inicial desse elemento no organismo de cada indivíduo e correlaciona-se com o sexo, a idade e a taxa de crescimento corporal. Acerca dessa deficiência, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico definitivo do estado de deficiência de ferro é estabelecido com base na dosagem sérica de transferrina.
Considere uma paciente com 36 anos de idade, nuligesta, cujo exame citopatológico revelou pela primeira vez alteração sugestiva de lesão de alto grau em colo uterino. Nesse caso, o procedimento terapêutico correto consiste em
controle citológico trimestral, devido a grande chance de regressão da lesão.
Um paciente foi submetido a cirurgia transesfenoidal e, cerca de 24 horas após o procedimento, apresentou volume urinário de 9 L/dia, sendo tratado com desmopressina (DDAVP). Após cerca de 7 dias de hospitalização, apresentou quadro de astenia, sonolência, náuseas, vômitos e diminuição do nível de consciência. Na avaliação laboratorial, o sódio era 120 mEq/L (VR: 135-145), a osmolalidade plasmática era 273 mOsm/kg (VR:285-295), glicose 80 mg/dL (VR: 70-99).
Julgue os itens subseqüentes com base nesse caso clínico.
O diagnóstico mais provável é o de hiperidratação, com solução hipotônica e sobrecarga volêmica durante a internação.
Julgue os itens seguintes, a respeito do diagnóstico e tratamento do câncer na criança.
Os linfomas não-Hodgkin, principalmente os linfomas de Burkitt, são causas comuns de síndrome de lise tumoral (SLT), que pode estar presente antes mesmo do início da quimioterapia. Nos pacientes com SLT, a hiperfosfatemia e a hipocalcemia estão associadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...