Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O traumatismo ocular pode levar a uma grave complicação, que é a perfuração ocular. Acerca dessa complicação, julgue os itens subseqüentes.
Quando há perfuração ocular definida, recomenda-se que seja feita a remoção de coágulos sobre a superfície ocular e a lavagem exaustiva do olho com solução fisiológica, visando reduzir o risco de infecções oculares secundárias.
Um senhor com 60 de idade anos recebeu o diagnóstico de pneumonia comunitária (PAC) após ser atendido no prontosocorro. A equipe de plantão optou por fazer o tratamento em regime de internação hospitalar, baseando-se na Diretriz da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para tratamento de PAC (2004).
Com relação a esse quadro clínico, assinale a opção que, por si só, não corrobora a decisão médica.
idade de 60 anos
freqüência respiratória de 35 incursões respiratórias por minuto
pressão sistólica de 80 mm de Hg
confusão mental
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os exames médico-legais em sexologia forense são realizados com a finalidade de demonstrar a materialidade dos crimes contra a liberdade sexual. Julgue os itens subseqüentes, relacionados à sexologia forense. A pesquisa de espermatozóides para a análise de material ejaculado de homem vasectomizado pode ser negativa, prejudicando a investigação de possível ocorrência de estupro, mas a pesquisa de outros elementos do líquido seminal, como a fosfatase ácida e o PSA, pode mostrar-se positiva, determinando a ocorrência de conjunção carnal, o que pode, nesses casos, materializar um delito, produzindo provas.
O traumatismo ocular pode levar a uma grave complicação, que é a perfuração ocular. Acerca dessa complicação, julgue os itens subseqüentes.
Diminuição da acuidade visual, redução ou ausência do reflexo fotomotor, pupila de formato irregular e diminuição da pressão intra-ocular são sinais sugestivos de perfuração ocular.
O diagnóstico de tromboembolismo pulmonar em uma situação de probabilidade clínica intermediária requer o uso judicioso de exames complementares na busca da confirmação de sua existência. Acerca desses exames, assinale a opção correta.
Valores normais de D-dímeros pelo método ELISA excluem a possibilidade do referido diagnóstico.
Radiografia de tórax mostrando doença cardiovascular reforça a necessidade da realização de cintilografia pulmonar.
Cintilografia pulmonar indefinida torna pouco provável a comprovação do diagnóstico considerado.
Cintilografia ventilatória deve ser feita sempre que houver defeitos perfusionais.
Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
A interleucina 5 (IL-5) liberada por linfócitos Th2 induz a apoptose de eosinófilos.Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os exames médico-periciais da área toxicológica, em caso de suspeita de envenenamento ou uso de substância psicotrópica, têm por finalidade verificar a presença de elementos que possam ser relacionados ao tráfico, à alteração na capacidade pessoal de julgamento ou autodeterminação ou a disfunções orgânicas causadoras de dano ou morte. Julgue os itens subseqüentes, relacionados à toxicologia. Os padrões de qualidade internacionalmente aceitos para fins forenses preconizam que todo exame toxicológico deve ser realizado utilizando-se no mínimo duas técnicas com metodologia de análise diferentes. Por exemplo, para a detecção de cocaína na urina de um periciando, deve-se realizar uma análise por técnica baseada em imunoensaio e outra por cromatografia gasosa associada a espectrometria de massa.
A queixa de olho vermelho é freqüente durante atendimentos de emergência e pode decorrer de causas mais simples ou associar-se a problemas clínicos graves, com riscos de complicações. Com respeito a essa manifestação oftalmológica, julgue os itens a seguir.
Em pacientes com o olho vermelho, visão borrada — que não desaparece com o piscar —, dor ocular intensa, fotofobia e visão com halos coloridos são indícios de alterações oculares de maior gravidade.
Doença pulmonar obstrutiva crônica é uma condição clínica que se caracteriza pela obstrução ao fluxo aéreo respiratório persistente e progressiva. Assinale a opção correta relativamente à história clínica ou exame físico associado a essa enfermidade.
A tosse pode ser classificada como crônica e seca.
O grau de dispnéia está diretamente relacionado às alterações dos gases arteriais.
O tempo da inspiração é maior que o da expiração.
Baqueteamento digital indica a necessidade de pesquisar outras condições clínicas.
Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
A desgranulação de mastócitos somente ocorre quando há a estimulação simultânea de duas ou mais moléculas de IgE.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...