Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Embora o Código Penal Brasileiro (CPB) utilize o termo lesão corporal, a expressão lesão pessoal é considerada mais apropriada por diversos tratadistas, entre eles Alcântara Machado, autor do anteprojeto do CPB de 1940, porque o dano da lesão pode atingir a psique e o soma. Acerca dos aspectos relacionados às interpretações médico-legais das lesões corporais, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Pedro, 26 anos de idade, foi atingido por projétil de arma de fogo, que penetrou na região subclavicular direita e alojou-se no subcutâneo da região escapular do mesmo lado. A terapêutica incluiu drenagem torácica. Quinze dias após o incidente, Pedro estava recuperado, de volta ao trabalho.
Nessa situação, no laudo de lesões corporais é correto assinalar que Pedro correu perigo de vida.
Com base na situação clínica descrita no texto, é correto afirmar que a paciente apresenta doença cardíaca valvular do tipo
insuficiência mitral.
dupla lesão mitral.
estenose pulmonar.
estenose mitral.
Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
A interleucina 31 (IL-31), expressa por linfócitos Th2, é indutora de prurido na dermatite atópica.Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Embora o Código Penal Brasileiro (CPB) utilize o termo lesão corporal, a expressão lesão pessoal é considerada mais apropriada por diversos tratadistas, entre eles Alcântara Machado, autor do anteprojeto do CPB de 1940, porque o dano da lesão pode atingir a psique e o soma. Acerca dos aspectos relacionados às interpretações médico-legais das lesões corporais, julgue os itens a seguir. Uma lesão que provoca simples incapacidade para as ocupações habituais, dependendo do tempo de duração, pode enquadrar-se tanto como lesão corporal leve quanto grave, conforme incapacite a pessoa por período inferior ou não a 30 dias, a depender de exames complementares.
Com relação aos feocromocitomas, julgue os itens seguintes.
I A maioria dos feocromocitomas decorre de tumores solitários e unilaterais da medula supra-renal.
II A hipertensão arterial nos pacientes com feocromocitomas pode expressar-se de forma paroxística ou persistente.
III A dosagem dos níveis urinários de aldosterona, especialmente durante ou imediatamente após um ataque, detecta a maioria dos feocromocitomas.
IV A remoção laparoscópica do(s) tumor(es) é a opção terapêutica de escolha, sendo necessário suspender toda medicação alfa- e betabloqueadora cerca de 2 a 4 semanas antes do procedimento, para se evitar hipotensão arterial pósoperatória.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
A respeito das reações adversas a alimentos na infância, julgue os itens a seguir.
Cerca de 80% das alergias alimentares (leite, trigo, ovo e soja) surgidas na infância desaparecem até a idade escolar.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Embora o Código Penal Brasileiro (CPB) utilize o termo lesão corporal, a expressão lesão pessoal é considerada mais apropriada por diversos tratadistas, entre eles Alcântara Machado, autor do anteprojeto do CPB de 1940, porque o dano da lesão pode atingir a psique e o soma. Acerca dos aspectos relacionados às interpretações médico-legais das lesões corporais, julgue os itens a seguir. A incapacidade permanente para o trabalho, a enfermidade incurável e a deformidade permanente, como resultado de lesão corporal, caracterizam lesão corporal gravíssima. A debilidade permanente de membro, sentido e função e a aceleração de parto caracterizam lesões corporais de natureza grave. A rubefação e o eritema são considerados lesões corporais de natureza leve.
O hiperparatireoidismo é um distúrbio das glândulas paratireóides que pode ser classificado como primário, secundário ou terciário. Acerca dessa doença endócrina, assinale a opção correta.
No hiperparatireoidismo primário, a maioria dos pacientes são assintomáticos no início da doença, apresentando apenas hipocalcemia em exames laboratoriais casuais.
A etiologia da grande maioria dos pacientes com hiperparatireoidismo primário é o carcinoma das paratireóides.
O hiperparatireoidismo terciário decorre principalmente de insuficiência renal crônica e caracteriza-se por um aumento das paratireóides.
Os bifosfonatos, como o alendronato, são potentes inibidores da reabsorção óssea, considerados, atualmente, primeira escolha para o tratamento definitivo e de longo prazo dos pacientes com hiperparatireoidismo primário.
A respeito das reações adversas a alimentos na infância, julgue os itens a seguir.
Para prevenir o surgimento de doenças alérgicas no lactente, a mãe deve ingerir fórmulas de leite hipoalergênicas, extensamente hidrolisadas.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Embora o Código Penal Brasileiro (CPB) utilize o termo lesão corporal, a expressão lesão pessoal é considerada mais apropriada por diversos tratadistas, entre eles Alcântara Machado, autor do anteprojeto do CPB de 1940, porque o dano da lesão pode atingir a psique e o soma. Acerca dos aspectos relacionados às interpretações médico-legais das lesões corporais, julgue os itens a seguir. A contaminação com uma doença sexualmente transmissível não deve ser objeto de perícia médico-legal porque não existe previsão de crime nesse ato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...