Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A aquisição de conhecimentos sobre hipertensão pulmonar tem crescido substancialmente nos últimos anos, possibilitando avanços no diagnóstico e tratamento dessa condição clínica. Acerca da hipertensão pulmonar, assinale a opção correta.
A maioria dos casos de hipertensão pulmonar primária requer a realização de biópsia pulmonar.
O uso de anticoagulantes deve se restringir aos casos de hipertensão pulmonar tromboembólica crônica.
Cintilografia pulmonar de ventilação/perfusão deve ser realizada nos pacientes portadores de hipertensão pulmonar inexplicada.
Silfenadil é um excelente vasodilatador pulmonar devido a sua atividade como inibidor dos receptores de endotelina.
Um senhor com 60 de idade anos recebeu o diagnóstico de pneumonia comunitária (PAC) após ser atendido no prontosocorro. A equipe de plantão optou por fazer o tratamento em regime de internação hospitalar, baseando-se na Diretriz da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para tratamento de PAC (2004).
Com relação a esse quadro clínico, assinale a opção que, por si só, não corrobora a decisão médica.
freqüência respiratória de 35 incursões respiratórias por minuto
O diagnóstico de tromboembolismo pulmonar em uma situação de probabilidade clínica intermediária requer o uso judicioso de exames complementares na busca da confirmação de sua existência. Acerca desses exames, assinale a opção correta.
Valores normais de D-dímeros pelo método ELISA excluem a possibilidade do referido diagnóstico.
Radiografia de tórax mostrando doença cardiovascular reforça a necessidade da realização de cintilografia pulmonar.
Cintilografia pulmonar indefinida torna pouco provável a comprovação do diagnóstico considerado.
Cintilografia ventilatória deve ser feita sempre que houver defeitos perfusionais.
Doença pulmonar obstrutiva crônica é uma condição clínica que se caracteriza pela obstrução ao fluxo aéreo respiratório persistente e progressiva. Assinale a opção correta relativamente à história clínica ou exame físico associado a essa enfermidade.
A tosse pode ser classificada como crônica e seca.
O grau de dispnéia está diretamente relacionado às alterações dos gases arteriais.
O tempo da inspiração é maior que o da expiração.
Baqueteamento digital indica a necessidade de pesquisar outras condições clínicas.
A IV edição das Diretrizes Brasileiras para o Manejo da Asma (2006) mostra que a determinação da gravidade de asma deve levar em conta parâmetros clínicos e funcionais. No que diz respeito a esse assunto, assinale a opção correta.
Sintomas noturnos não são encontrados na asma intermitente.
Pico de fluxo expiratório abaixo de 60% caracteriza asma persistente moderada.
A limitação de atividades é contínua na asma persistente grave.
Raramente, se observam sintomas na asma persistente leve.
Dispnéia é definida como sensação subjetiva de respiração que causa desconforto. Uma melhor caracterização deste sintoma ajuda o médico a elaborar o diagnóstico. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Platipnéia é um tipo de dispnéia que ocorre em posição supina.
Trepopnéia é geralmente indicativa de doença pulmonar bilateral.
Compressão da traquéia promove dispnéia predominantemente expiratória.
Texto para as questões 54 e 55
Em uma consulta de rotina, uma paciente com 38 anos de idade, assintomática, apresentou, durante o exame cardiovascular, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha cardíaca, desdobramento amplo e variável da segunda bulha cardíaca em foco pulmonar e estalido de abertura seguido de sopro protomesodiastólico (ruflar) e de reforço pré-sistólico em foco mitral.
Considere que, um mês após a primeira consulta, a paciente referida no texto procurou atendimento médico, queixando-se de febre (380 C) e artrite em tornozelos e joelhos (migratória) e que, ao exame cardiovascular da paciente foi agregado um atrito pericárdico. Feito, então, o diagnóstico de febre reumática em atividade, foi prescrita à paciente prednisona 60 mg/dia por 4 semanas, em uso ambulatorial. Cerca de 3 semanas após o início do tratamento com corticóide oral, por não apresentar mais nenhum sintoma, a paciente suspendeu, por conta própria, o uso do corticosteróide. Dois dias após a suspensão do tratamento, ela foi levada ao pronto-socorro, com fraqueza muscular, naúseas e vômitos, cefaléia e confusão mental. O exame clínico nela realizado mostrou importante hipotensão arterial, cianose acral e desidratação. Diante dessa progressão do quadro clínico, é correto afirmar que a paciente apresenta
Texto para as questões 54 e 55
Em uma consulta de rotina, uma paciente com 38 anos de idade, assintomática, apresentou, durante o exame cardiovascular, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha cardíaca, desdobramento amplo e variável da segunda bulha cardíaca em foco pulmonar e estalido de abertura seguido de sopro protomesodiastólico (ruflar) e de reforço pré-sistólico em foco mitral.
Com base na situação clínica descrita no texto, é correto afirmar que a paciente apresenta doença cardíaca valvular do tipo
Com relação aos feocromocitomas, julgue os itens seguintes.
I A maioria dos feocromocitomas decorre de tumores solitários e unilaterais da medula supra-renal.
II A hipertensão arterial nos pacientes com feocromocitomas pode expressar-se de forma paroxística ou persistente.
III A dosagem dos níveis urinários de aldosterona, especialmente durante ou imediatamente após um ataque, detecta a maioria dos feocromocitomas.
IV A remoção laparoscópica do(s) tumor(es) é a opção terapêutica de escolha, sendo necessário suspender toda medicação alfa- e betabloqueadora cerca de 2 a 4 semanas antes do procedimento, para se evitar hipotensão arterial pósoperatória.
A quantidade de itens certos é igual a
O hiperparatireoidismo é um distúrbio das glândulas paratireóides que pode ser classificado como primário, secundário ou terciário. Acerca dessa doença endócrina, assinale a opção correta.
No hiperparatireoidismo primário, a maioria dos pacientes são assintomáticos no início da doença, apresentando apenas hipocalcemia em exames laboratoriais casuais.
A etiologia da grande maioria dos pacientes com hiperparatireoidismo primário é o carcinoma das paratireóides.
O hiperparatireoidismo terciário decorre principalmente de insuficiência renal crônica e caracteriza-se por um aumento das paratireóides.
Os bifosfonatos, como o alendronato, são potentes inibidores da reabsorção óssea, considerados, atualmente, primeira escolha para o tratamento definitivo e de longo prazo dos pacientes com hiperparatireoidismo primário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...