Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do quadro clínico acima, julgue os itens subseqüentes.
Em relação à litíase e à hidronefrose, deve-se adotar conduta expectante.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um paciente, com 65 anos de idade, relata dor à deglutição há 3 meses. Ao exame, observa-se nódulo único de 2 cm no maior diâmetro, em região lateral esquerda alta do pescoço, posterior ao músculo esternocleidomastóide. A videolaringoscopia evidenciou lesão ulcerada e infiltrante de aproximadamente 1,5 cm no maior diâmetro em seio piriforme esquerdo, sem outra sintomatologia associada. O paciente é fumante há 40 anos e consome, em média, 60 cigarros por dia.
Acerca do caso acima descrito, julgue os itens subseqüentes.
O próximo passo para a elucidação do caso consiste na biópsia do tumor em seu sítio primário.
Atualmente, as doenças auto-imunes estão incluídas entre as principais causas de problemas de saúde, tanto em países industrializados quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, aproximadamente 10% da população são portadores de alguma doença auto-imune que pode levar à incapacidade física. Em relação às doenças auto-imunes, julgue os seguintes itens.
Auto-antígenos freqüentemente contêm epítopos encontrados em regiões filogeneticamente conservadas de proteínas.
As imagens acima são de um mesmo paciente. Considerando essa imagens e os achados por elas revelados, julgue os itens subseqüentes.
Existe grande dilatação do cólon sigmóide.
Com referência à sarcoidose, julgue os itens que se seguem.
A sarcoidose acomete com maior freqüência pacientes com idade entre 20 e 40 anos de idade.
Uma criança de três anos de idade, procedente do município de Barreiras, interior da Bahia, apresenta febre diária, de grau moderado, há vinte dias, acompanhada de inapetência, perda de peso e palidez cutaneomucosa. As vacinas estão em dia, e a criança não apresenta vômito nem diarréia. Ao exame físico, registra-se esplenomegalia, com o baço palpável a 4 cm da borda costal. A criança mostra-se apática, emagrecida. Na pele, identificam-se petéquias na região do tronco e nos membros inferiores, além de algumas equimoses. Nota-se, ainda, palidez cutaneomucosa acentuada e gânglios aumentados de volume nas cadeias cervicais, axilares e inguinais. A ausculta cardiopulmonar é normal e a freqüência respiratória também é normal. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica e normocítica, com dosagem de hemoglobina de 8 g/dL. A contagem de plaquetas foi de 30.000/mm3 e a de leucócitos, 60.000/mm3. A eletroforese de proteínas plasmáticas foi normal.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O mielograma é o exame mais adequado para definir o diagnóstico. Esse exame, no entanto, só deverá ser realizado após a primeira semana de prova terapêutica para calazar, em virtude do risco de sangramentos decorrentes da plaquetopenia.
A respeito da esclerose múltipla, julgue os itens a seguir.
Pacientes que sofrem de esclerose múltipla podem apresentar sintomas de disfunção da bexiga, sendo a retenção urinária o mais comum.
As alterações hematológicas relacionadas ao trabalho são conhecidas há muito tempo. Acerca dessas patologias, julgue os itens seguintes.
Não há descrição de casos de mieloma múltiplo com origem ocupacional.
Os casos de lesão por esforço repetitivo (LER) e DORT apresentam grande importância para a saúde pública no Brasil, especialmente no que tange a profissionais que utilizam microcomputadores em seu ambiente de trabalho. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A freqüente ocorrência de LER/DORT ratificou o conceito de que o trabalho envolvendo esforço físico é mais desgastante que o trabalho envolvendo esforço mental.
Em relação às anemias hemolíticas congênitas, julgue os itens seguintes.
A complicação ortopédica mais comum na anemia falciforme é a necrose asséptica da cabeça do fêmur, que afeta cerca de 10% dos pacientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...